Sexta-feira, 19 de dezembro de 2014 - 07h11

O grupo D´Palma faz um resgate das raízes beradeiras neste final de semana com a estréia de “Reconstruindo a Identidade Ribeirinha”, espetáculo de dança contemporânea contemplando com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013. O projeto foi desenvolvido em comemoração ao centenário de Porto Velho e convida os espectadores a uma reflexão sobre a sua identidade cultural.
Em cena dez bailarinos traduzem a vivência e o cotidiano dos ribeirinhos através da dança, com a utilização de trilha sonora de artistas locais que refletem a realidade desse ambiente em meio a natureza. A pesquisa para este trabalho foi feita através de visitas a comunidades e entrevistas com moradores de localidades como Nazaré e São Carlos com o apoio de material bibliográfico. “Queremos mostrar ao público como é bonita a sua história e ajudar nesse resgate. Quando iniciamos a pesquisa foi com o objetivo de comemorar o centenário de Porto Velho, mas veio a cheia do rio Madeira e esse trabalho ganhou um significado novo”, informa Janderson Cabral, coreógrafo e bailarino do espetáculo.
Criado em 2011, o grupo D´Palma é formado por bailarinos convidados e ex-alunos do maitre de ballet Adair de Castro Palma precursor da dança em Rondônia. O objetivo do grupo é manter acesa a essência ensinada pelo artista que fortaleceu e incentivou através da sua dedicação a Escola Municipal de Ballet e a formação de alunos do Ballet Municipal. Edicléia Jucá, ex-aluna diz que esta foi a forma encontrada de homenagear o artista. “Ele lutou muito para fortalecer a dança em Rondônia e nós que convivemos com ele vimos o quanto ele se dedicava. Seu trabalho merece reconhecimento e não pode ser esquecido”, enfatiza a bailarina.

Serviço
Espetáculo "Reconstruindo a Identidade Ribeirinha"
Prêmio Funarte em Dança Klauss Vianna 2013
Data: 20 e 21 de dezembro de 2014
Horário: 20h
Classificação livre
Duração: 60 minutos
Entrada gratuita
Informações: https://www.facebook.com/dpalmadanca
Local: Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia
Lenha na Fogueira
Hoje a festa é no auditório do Mistério Público (MP) e por incrível que possa parecer, não será para anunciar mais uma “Operação” de busca e apreensão, contra corruptos que fazem de tudo para subtrair o erário público através de ações nebulosas.
*********
A reunião de hoje, é para premiar os grupos folclóricos e seus brincantes que foram considerados os melhores em suas apresentações no Arraial Flor do Maracujá 2014.
********
Assim, a partir das 19h30, a Rádio Farol adulta e mirim, e o bumbá Diamante Negro estarão recebendo os troféus de campeão da nossa maior festa folclórica.
*********
Durante a cerimônia, os brincantes que se destacaram em seus itens, também receberão suas medalhas. No naipe quadrilha quem leva a comenda são os personagens, Noiva e Noivo, Marcador, Guarda, Lampião e Maria Bonita, Casal de Velha e Velho, Padre e Sacristão, Juiz e Escrivão entre outros.
********
Dos Bois Bumbás quem vai ganhar troféu é: Amo, Miolo ou Tripa, Levantador de Toadas, Melhor Toada, Rainha da Batucada ou Marujada, ‘° Vaqueiro e ‘° Rapaz, Diretor de Barreira de Índio, Rainha do Folclore, Cunhã Poranga, Sinhazinha da Fazenda, Pajé, Apresentador, entre outros.
*********
O destaque da solenidade vai para a homenagem que a Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon irá prestar ao Procurador de Justiça do Estado de Rondônia Dr. Heverton Aguiar.
********.jpg)
Graças à intervenção do Dr. Heverton o Flor dó Maracujá pode acontecer e alcançar o sucesso que alcançou neste anos de 2014.
********
Por falar nisso, ontem pela manhã o governador Confúcio Moura anunciou em coletiva a imprensa os nomes dos secretários que comporão o novo governo.
********
Ainda não disse quem vai assumir a superintendência de Esporte, Cultura e Lazer, mas respondeu a esse colunista que em janeiro “Quem sabe já com a Secel voltando a atuar como secretaria, vamos anunciar o nome da pessoa que vai comandar a Cultura”.
********
O governador inclusive solicitou (e todo mundo que estava participando da coletiva ouviu), que espera que os segmentos culturais (todos), o auxilie na escolha da pessoa para assumir a Secel. “Espero que os integrantes dos movimentos culturais me ajudem a escolher o nome para Secel enviando sugestões. Quero a cultura e o esporte sendo administrada por quem entende do assunto”, disse o governador.
********
Isso quer dizer que a tal LISTA TRÍPLICE que disseram que foi protocolada na chefia de gabinete do governador, não chegou a suas mãos.
********
A lista com os nomes da Eluane, do Jovino e do Jefferson foi pro brejo, ou será que não foi levada em conta porque dela consta o nome da Eluane? (ô Língua...).
********
Na realidade, achei que a escolha realizada pelos membros do Conselho de Cultura não foi democrática de jeito nenhum, primeiro porque nem todos os Conselheiros marcaram presença e segundo que o Conselho, parece, mas, não representa realmente a classe artística de um modo geral.
.jpg)
*********
Se o governador quer que o novo dirigente da Secel seja indicado por quem faz cultura, vamos nos mobilizar e eleger um nome a altura, que além de artista seja técnico administrativamente falando.
********
O Departamento de Artes (DArtes) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) promove a exposição Papelando como resultado da oficina de mesmo nome, realizada nos meses de novembro e dezembro de 2014. A exposição é aberta ao público e pode ser conferida no Espaço Visage, localizado na Rua Rui Barbosa, 1697, Panair, em Porto Velho, até o dia 24 de dezembro, das 14h às 18h.
Ana Maria Machado e
Ruth Rocha falam sobre o Natal
O ano está quase acabando e com isso uma das datas mais aguardadas por todos, o Natal, está chegando. Cercada de magia, a ocasião é sinônimo de decorações especiais espalhadas pela cidade, família reunida, presentes, entre tantas outras coisas boas.
O Natal serve também como pano de fundo para diversos livros. Seja para falar sobre a origem da data, o que ela representa ou mesmo sobre situações que só podem ocorrer em dezembro, a celebração marca presença em obras da Editora Salamandra assinadas por autoras para lá de conhecidas do público, como Ana Maria Machado e Ruth Rocha. As indicações contemplam crianças de todas as idades e prometem divertir e emocionar!
Em Um natal que não termina, Ana Maria Machado convida o leitor a uma profunda reflexão ao abordar, por meio de versos, o nascimento de Cristo com o terrível episódio do tirano Heródes. A abordagem desses dois acontecimentos tem por objetivo suscitar no leitor questões relacionadas à injustiça e impunidade.
Já Ruth Rocha traz para debate uma importante questão no livro Alvinho e os presentes de Natal: o consumismo na infância. Alvinho andava com uma mania consumista. Exagerando em seus intermináveis pedidos, o cenário piorou quando chegou a época do Natal, já que sua lista de presentes era interminável. Mas um pesadelo daqueles faz Alvinho mudar de idéia...
A porquinha que mais fez sucesso em 2014, Peppa, também curte o Natal com sua família em Peppa e o desejo de Natal. Os irmãos Peppa e George aguardam ansiosamente a chegada do bom velhinho e, com ele, seus presentes de Natal! Neste ano Peppa faz um pedido um pouco diferente ao Papai Noel. Será que ela será atendida?
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)