Porto Velho (RO) domingo, 22 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

CNN Brasil tira Monalisa Perrone das madrugadas da TV Globo + Escola Diplomatas realiza 1ª Seresta no Mocambo


CNN Brasil tira Monalisa Perrone  das madrugadas da TV Globo + Escola Diplomatas realiza  1ª Seresta no Mocambo - Gente de Opinião

Vem aí o lançamento do documentário “Caçambada Cutuba” uma produção do amigo jornalista Zola Xavier.

**********

O Filme retrata a história que Rondônia não registrou na sua essência. O fato que aconteceu no último dia da campanha para Deputado Federal pelo Território Federal de Rondônia na eleição de 1962.

**********

Zola Xavier filho do grande Dionísio Xavier jornalista e politico consideradíssimo em Rondônia, foi fundo nas pesquisas sobre o episódio que culminou na tragédia, que ficou conhecida como “Caçambada Cutuba”.

**********

Era o dia 26 de setembro do ano de 1962, naquela noite aconteceram os comícios dos candidatos Ênio Pinheiro (Cutuba) e Renato Medeiros (Pele Curta).

**********

O do Cutuba Ênio dos Santos Pinheiro foi no bairro Areal e o do Pele Curta Renato Medeiros no bairro Pedrinhas. Quando o comício do Ênio terminou o motorista de uma Caçamba, contatado para transportar os correligionários de Ênio que moravam pro lado do bairro Pedrinhas, ao chegar à rua Lauro Sodré deparou-se com a passeata dos correligionários de Renato e achou de meter a Caçamba no meio da turba Pele Curta causando a tragédia.

************

Segundo apurou o jornalista Zola Xavier da Silveira, produtor do documentário “A Caçambada Cutuba”, cerca de 5 mil pessoas participavam do comício renatista na noite da tragédia. Naquele ano, não se sabe bem por que, Aluízio se declarou afastado da política rondoniense, depois de ter vencido três eleições para a Câmara Federal.

***********

Todavia, como bom cacique que era, não se inscreveu na corrida eleitoral, mas mandou representante: o também coronel Ênio dos Santos Pinheiro, que já houvera sido governador do Território Federal de Rondônia, em 1953, por indicação do mesmo padrinho que o apoiava em 1962.

************

No confronto entre esses dois candidatos, aconteceu a Caçambada. Pesquisadores denunciam que o inquérito instaurado para apurar o caso foi empurrado com a barriga e concluído a meia-sola. A edição do jornal Alto Madeira da época, existente no acervo da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, sugere que, em relação ao caso, havia censura à imprensa por parte do governo aluizista de plantão.

***********

O certo é que até hoje algumas perguntas não querem calar: a Caçambada terá sido o maior atentado político da história de Rondônia? Quantas pessoas morreram, afinal? Foi Aluízio Ferreira que mandou jogar a caçamba contra o povo? Ele queria matar Renato Medeiros? Ou ele queria apenas intimidar seus adversários? Foi o baixo-clero do aluizismo quem mandou atacar os peles-curtas com uma caçamba? A vitória de Renato significaria o fim do aluizismo?

***********

Tudo isso está no Documentário que será exibido no próximo dia 13 no Teatro Guaporé. Vale a pena conferir essa parte da história de Rondônia que até hoje ninguém sabe da verdade verdadeira. Não sei se o Zola vai conseguir provar com o Documentário quem realmente foi o responsável pela ordem dada ou não, ao motoristas da Caçamba que entrou no meio da passeata do Renato naquele 26 de setembro de 1962.

**********

Sobre esse episódio, há alguns anos entrevistei o comerciante Milton Rego e ele fala sobre o episódio, pois tinha um comercio pertinho do local onde aconteceu aquele comício do Renato.

**********

Milton também, apesar de dizer que acompanhou tudo, não confirma se realmente houve morte. “Dizem que houve” comenta na entrevista. Não sei se o Zola o ouviu.

**********

Outras pessoas que viveram naquela época, dizem que se não fosse o motorista dos Cutubas ter invadido a passeata do Renato, o Coronel Ênio Pinheiro seria o vencedor da eleição.

*********

Dia 13 no Teatro Guaporé “Caçambada Cutuba”, vai lá com ferir a história!

CNN Brasil tira Monalisa Perrone  das madrugadas da TV Globo + Escola Diplomatas realiza  1ª Seresta no Mocambo - Gente de Opinião

Escola Diplomatas realiza 1ª Seresta no Mocambo  

Considerado o Berço da Boemia de Porto Velho, o bairro do Mocambo abriga nesta sexta feira dia 6, a 1ª Seresta promovida pela escola de samba Os Diplomatas.

A grande atração da noite será o não menos famoso grupo Anjos da Madrugada considerado o melhor da Amazônia no estilo. A festa contará com o pré-show do Grupo Camisa Vermelha e Branca formado por ritmistas e músicos da escola de samba mais antiga da Região Amazônica.

Os Anjos da Madrugada tem seu repertório recheado de canções consideradas seresteiras e tem no cantor Waldemar Nazareno sua maior atração em se falando de interprete de sucessos considerado como música de seresta e na cantora Priscila a grande interprete de sucessos da MPB com especialidade no repertório da cantora Alcione.

O evento conta com a parceria do Bloco Carnavalesco “Até Que a Noite Vire Dia”.

Outro evento que conta com a parceria do bloco do Mocambo vai acontecer no dia 14 no Clube da AEC com a realização do Open Bar que vai aocntar com o show da cantora Maria Souza e Grupo Camisa Vermelha e Branca. O Abadá pode ser reservado na sede do bloco.

A Seresta da escola de samba Os Diplomatas esta marcada para começar as 21 horas desta sexta feira na Praça São José no bairro Mocambo.

SERVIÇO

1ª Seresta do Mocambo

Onde? Tenda do Mocambo - Praça São José.

Pré-Show: Grupo Camisa Vermelha e Branca.

Ingresso - Mesa Valor: R$-80,00.

Informações e vendas:

Garanta sua mesa na Sede do Bloco ou pelos Telefones: 99284-7718; 99300-1846 93427-1766 99236-5852.

CNN Brasil tira Monalisa Perrone  das madrugadas da TV Globo + Escola Diplomatas realiza  1ª Seresta no Mocambo - Gente de Opinião

TROCA TROCA

CNN Brasil tira Monalisa Perrone das madrugadas da TV Globo

A CNN Brasil tem mais um reforço. Nesta terça-feira, 3, a marca internacional de notícias acertou os detalhes finais para a contratação de Monalisa Perrone. Com a definição, ela é mais uma jornalista a trocar a TV Globo pelo novo projeto de comunicação do país.

Na CNN Brasil, Monalisa Perrone entrará para o time de apresentadores. Com isso, terá como colegas profissionais que até pouco tempo atrás também davam expedientes na Globo — sobretudo na redação da emissora em São Paulo. O futuro canal de notícias, que deve entrar no line up das operadoras de TV por assinatura ainda em 2019, já conta com ao menos outro cinco ex-funcionários do Grupo Globo: Evaristo Costa, Luciana Barreto, Mari Palma, Phelipe Siani e William Waack.

Com a mudança de emprego, Monalisa Perrone seguirá na mesma cidade, uma vez que a CNN Brasil tem como sede imponente escritório localizado na Avenida Paulista, Ela, porém, deverá mudar de horário. Desde dezembro de 2014, a jornalista é a titular do ‘Hora Um da Notícia’, que atualmente vai ao ar de segunda a sexta, das 4h às 6h. O telejornal a fez trocar o dia pela madrugada, tendo que iniciar expediente à 1h. Antes, ela atuava como repórter, sendo que era contratada do Grupo Globo desde 1999.

Despedida da TV Globo

Monalisa Perrone definiu sua ida à CNN Brasil após apresentar normalmente a edição desta terça-feira, 2, do ‘Hora Um’. Ao encerrar o telejornal ao lado dos coapresentadores Thiago Oliveira e Jacqueline Brazil, ela não mandou a mensagem de “até amanhã” aos telespectadores — como enfatizou sua colega de noticiário. A apresentadora só ressaltou que o programa começa em plena madrugada, podendo ser sintonizado a partir das 4h.

Trocando a televisão por…

Para a jornalista a ida para a CNN Brasil não deve representar apenas uma troca de emprego entre emissoras de TV. No novo trabalho, ela pode ser convocada a desenvolver produtos exclusivos para as plataformas digitais da marca. Em movimentações anteriores, a direção da nova empresa de mídia tem se colocado como ambiente multimídia, inclusive com materiais pensados estrategicamente para o online, principalmente para os canais nas principais redes sociais.

Procurada, a equipe de comunicação da CNN não confirma oficialmente a contratação da jornalista então contratada pela TV Globo.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira + Palco Giratório apresenta  Se eu fosse Iracema + Edital para artesãos participarem da ExporPorto

Lenha na Fogueira + Palco Giratório apresenta Se eu fosse Iracema + Edital para artesãos participarem da ExporPorto

Lenha na Fogueira Meu amigo Antonio Serpa do Amaral o Basinho postou na sua fan page do face book uma crônica sobre as criticas ao documentário do qua

Musa do festival de Praia  de Costa Marques + Alunos da escola Castelo Branco na Oficina de Teatro

Musa do festival de Praia de Costa Marques + Alunos da escola Castelo Branco na Oficina de Teatro

Lenha na FogueiraO Palco Giratório do Sesc 2019, que está sendo a´presentado em Porto Velho desde o último dia 7 de setembro e vai até o próximo dia 2

Portal Rondônia Tem Tudo  Apresentado ao publico + Em Portugal, atriz de Rondônia  tem papel de destaque em novela

Portal Rondônia Tem Tudo Apresentado ao publico + Em Portugal, atriz de Rondônia tem papel de destaque em novela

Lenha na Fogueira Palco Giratório é sucesso de público em Porto Velho************O Festival Palco Giratório é o maior intercâmbio das artes cênicas do

Palco Giratório apresenta  Teatro dos Imaginários + Aberto o edital  para seleção de bandas que se apresentarão no aniversário de Porto Velho

Palco Giratório apresenta Teatro dos Imaginários + Aberto o edital para seleção de bandas que se apresentarão no aniversário de Porto Velho

Lenha na FogueiraConforme prometido na coluna de ontem, voltamos a nos reportar sobre o documentário “Caçambada Cutuba”, que de início, tinha como obj