Porto Velho (RO) quinta-feira, 16 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

CARNAVAL DE RUA DE PORTO VELHO 2007


O carnaval de rua de Porto Velho já está com a programação praticamente fechada, segundo o presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Júlio Yriarte, O vice-presidente da entidade Altair Santos, o Tatá é o responsável pela coordenação da programação, já que foi nomeado presidente da Comissão de Carnaval, essa comissão conta também com a participação do encarregado do Departamento de Grandes Eventos, Ataíde Santos, além da Almira Santos (financeiro) e da técnica Regina que atua como secretária da comissão e de praticamente todos os funcionários da Fundação, e representantes de algumas secretarias como, Semusp; Semsau; Sema; Semtran; Endur e outras.

Uma das atividades da Comissão de Carnaval é a elaboração do Mapa com a ordem, horário e percursos das agremiações carnavalescas. "Todas as agremiações carnavalescas que desejam desfilar pelas ruas de Porto Velho, devem nos procurar para providenciar a inscrição e conseguir a liberação do local por onde pretende se apresentar", declara Tatá. Esse procedimento é uma exigência da Lei 190 (Grandes Eventos). "A entidade que estiver devidamente inscrita e com sua documentação em dia, tem a garantia de contar em seu desfile com o apoio dos órgãos de segurança".

É a Coordenação de Carnaval quem cuida da estrutura, segurança e ornamentação da avenida onde as escolas de samba desfilam. "Este ano será na avenida Costa e Silva no trecho entre a Jorge Teixeira e Rio Madeira".

A programação em relação ao desfile dos blocos chamados "Blocos de Trio Elétrico", salvo alguma alteração de última hora é a seguinte:

Dia – 10 de fevereiro, sábado – Bloco "Até que o dia amanheça"

Dia – 15 de fevereiro, quinta-feira - Galo da Meia-Noite

Dia – 16 de fevereiro, sexta-feira – Blocos: Do Alho; Canto da Coruja, Bloco dos Migrantes e Arerê & Cia.

Dia – 17 de fevereiro, sábado – Banda do Vai Quem Quer

Dia – 18 de fevereiro, domingo – Bloco Rio Kaiary; To Nem Aí; Sintero e Arerê & Cia

Dia – 20 de fevereiro, terça-feira – Bloco Pirarucu do Madeira

Observação – Esse blocos desfilam pelas ruas do centro de Porto Velho no chamado circuito "Caiari", que é formado pelas vias: Rui Barbosa, Farquar, Joaquim Nabuco, Pinheiro Machado, Duque de Caxias, Carlos Gomes, Sete de Setembro, Rogério Weber, Alexandre Guimarães e Almirante Barroso.

Melhores informações na Fundação Iaripuna que fica a rua Tabajara entre a Farquar e a Rui Barbosa no bairro Novo Estado.

CARNAVAL DE RUA DE PORTO VELHO 2007 - Gente de Opinião
Os blocos que desfilam na passarela do samba

Alguns blocos dão preferência em desfilar na chamada passarela do samba, que este ano será montada na avenida Costa e Silva no trecho entre a Jorge Teixeira e a Rio Madeira, precisamente entre as ruas Antônio Lacerda (início dos desfiles) e Miguel Chaquiam (dispersão).

De acordo com a Comissão de Carnaval presidida pelo vice-presidente da Iaripuna, Altair Santos, o Tatá, os blocos que solicitaram autorização para desfilar na passarela do samba Edson Fróes foram:

Bloco Jamaica que se apresenta domingo (18) e terça-feira. (20)

Bloco Accuneraa que se apresenta no Domingo (18)

Bloco "Impossíveis" que se apresenta domingo (18)

O início da apresentação desses blocos está marcado para as 19h, com a apresentação do bloco "Accuneraa" seguida do Bloco Jamaica e Bloco dos "Impossíveis".

Observação: – A Comissão de Carnaval e a Fesec comunicam que das 17h às 19h a passarela estará aberta para os chamados BLOCOS DO SUJO que queiram se apresentar, sem que para isso precisem fazer inscrição.

Os desfiles das escolas de samba do Grupo de Acesso estão marcados para iniciar às 21h de domingo.

CARNAVAL DE RUA DE PORTO VELHO 2007 - Gente de Opinião

A Fesec e os desfiles das escolas de samba

A Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia – Fesec é a responsável pela organização dos desfiles das escolas de samba de Porto Velho.

A entidade, desde o carnaval passado, tem procurado fazer o melhor, tanto em organização como na apresentação visual de suas afiliadas, para tanto, conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secel e da prefeitura municipal através da Fundação Iaripuna. "Queremos deixar bem claro que as parcerias firmadas com o governo estadual e com a prefeitura de Porto Velho, são fundamentais para o sucesso das apresentações das nossas escolas de samba", declara o presidente da Federação.

A Federação vem reunindo ordinariamente os dirigentes das escolas de samba sempre as quintas-feiras, no auditório da Biblioteca Francisco Meirelles, gentilmente cedido por sua direção, "a quem agradecemos". Através dessas reuniões ficou decido que os desfiles das escolas de samba em 2007, acontecerão em três dias. Domingo, segunda e terça-feira de carnaval. "Estamos voltando ao estilo dos anos noventa".

Sete escolas de samba estarão se apresentando na passarela do samba "Edson Fróes", dividas em dois grupos.

Grupo de Acesso: Asfaltão, Gaviões do Guaporé e Império do Samba.

Grupo Especial: Unidos da Rádio Farol, Diplomatas do Samba; Armário Grande e São João Batista.

De acordo com sorteio realizado na reunião da Fesec, a ordem de apresentação das escolas de samba nos dois dias é a seguinte:

Domingo dia 18 de fevereiro - com início às 21h

Escola de Samba Asfaltão (entre 21h e 22h)
Escola de Samba Gaviões do Guaporé (entre 22h15 e 23h15)
Escola de samba Império do Samba (entre 23h30 e 00h30)

Segunda-feira dia 19 de fevereiro – com início às 20h

Escola de Samba Unidos da Rádio Farol (entre 20h e 21h)
Escola de Samba Os Diplomatas do Samba (entre 21h15 e 22h15)
Escola de Samba Acadêmicos do Armário Grande (entre 22h30 e 23h30)
Escola de Samba Acadêmicos do São João Batista (entre 23h45 e 00h45)

Terça-feira dia 20 de fevereiro

A terça-feira de carnaval é reservada para a premiação das escolas de samba e desfile das campeãs, no caso, a campeã do Grupo de Acesso e a Campeã do Grupo Especial.

De acordo com a programação elaborada pela Fesec e a Comissão de Carnaval, a solenidade de entrega da premiação começa às 20h, seguida do desfiles das campeãs.

Cada escolas de samba campeã terá 40 minutos para se apresentar na passarela do samba, após receber o troféu.

A pretensão da Coordenação é encerrar as atividades na passarela do samba, até a meia-noite de terça-feira.

CARNAVAL DE RUA DE PORTO VELHO 2007 - Gente de Opinião

Estrutura a ser montada na passarela do samba

O prefeito Roberto Sobrinho autorizou o presidente da Iaripuna, Júlio Yriarte a proporcionar ao público que vai apreciar os desfiles das escolas de samba e blocos, na passarela do samba "Edson Fróes", domingo, segunda e terça-feira de carnaval, a contratar o que existe de melhor em Porto Velho em termos de arquibancadas, camarotes, sonorização e iluminação.

Encarregada de providenciar a determinação do prefeito, a equipe da Coordenação do Carnaval de Porto Velho providenciou a locação de 300 metros lineares com cinco degraus, de arquibancadas tubulares e camarote com 50 metros, também tubulares, que serão montadas na avenida Costa e Silva entre as ruas Antônio Lacerda e Miguel Chaquiam. "Lembramos que a concentração e a ordem de entrada das escolas e blocos é pela avenida Rio Madeira com o desfile na pista esquerda, no sentido da Jorge Teixeira".

Um sistema de segurança integrado pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Semusp, Semtran e outras entidades estará atuando nos três dias de desfile.

A sonorização será espalhada por toda a passarela do samba, assim como será colocada iluminação especial no trecho onde as escolas de samba vão desfilar. "Estamos nos preocupando com os mínimos detalhes, para que tanto o público como os integrantes das escolas de samba saiam satisfeitos com a estrutura", disse Tatá.

CARNAVAL DE RUA DE PORTO VELHO 2007 - Gente de Opinião
Prefeito resgata Baile Municipal

O prefeito Roberto Sobrinho autorizou a Fundação Iaripuna a realização do Baile Municipal de Porto Velho. Esse baile há mais de 20 anos não é realizado em nosso município. Diante da solicitação do prefeito, Júlio Yriarte providenciou através da Comissão de Carnaval a contratação das atrações que estarão se apresentando no dia 9 de fevereiro, no Baile Municipal. Assim sendo, o empresário Murilo Collares está trazendo para Porto Velho o puxador de samba-enredo, Rogerinho da Mangueira; duas mulatas e um casal de mestre-sala e porta-bandeira.

O Baile Municipal deve acontecer no Clube Kabnana's e dele participam apenas convidados do prefeito de Porto Velho, além de representações das entidades carnavalescas. "Assim é a tradição", confessa Júlio.

Durante o Baile, além dos shows com os artista cariocas, acontece a Coroação da Rainha e do Rei Momo do Carnaval 2007 além da apresentação da Corte do Rei Momo 1º e Único que recebe a chave da cidade das mãos do prefeito Roberto Sobrinho.

A Banda contratada para animar os foliões foi a Banda "Carijó", a mesma que vai puxar o Galo da Meia-Noite e a Banda do Vai Quem Quer. O casal de mestre-sala e porta-bandeira estará participando durante todo o dia 7 de fevereiro de uma oficina com os casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Porto Velho. "É a parceria da Iaripuna com a Fesec, dentro do Projeto Inclusão do Samba", declara Yriarte. Enquanto os mestres-salas e porta-bandeiras aprendem com Chiquinho e Maria Helena, as sambistas aprimoram a coreografia com as mulatas.

As oficinas acontecem no barracão da escola de samba Pobres do Caiari. Os participantes devem ser indicados pelas direções das escolas de samba através da Fesec.

Ainda por determinação do prefeito Roberto Sobrinho, a Iaripuna em parceria com a Fesec realiza no dia 10, (em local a ser definido), o encerramento do Inclusão do Samba versão 2007 com a participação dos artistas do Rio de Janeiro e as escolas de samba de Porto Velho.

"Não poderíamos deixar a população sem assistir ao espetáculo que com certeza será proporcionado pelos artistas cariocas e seus alunos de Porto Velho, estou me referindo aos casais de mestres-salas e porta-bandeiras das escolas de samba de Porto Velho", finaliza Tatá.

 Fonte: zekatraca@diariodaamazonia.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Aluízio Batista Guedes - Diamante Negro – A vitória da superação no Flor do Maracujá

Aluízio Batista Guedes - Diamante Negro – A vitória da superação no Flor do Maracujá

O presidente do Boi Bumbá Diamante Negro campeão da XXXVII Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que aconteceu de 27 de julho a 5 de agosto, no Arraial F

Bainha - O Menestrel do samba completa 80 anos com muito vigor - Por Zekatraca

Bainha - O Menestrel do samba completa 80 anos com muito vigor - Por Zekatraca

Era o dia 11 de agosto de 1938, e o soldado Pinheiro foi chamado as pressas à maternidade da unidade militar do Forte Príncipe da Beira pois sua

Está rolando o Arraial “Floresta na Roça' - Por Zekatraca

Está rolando o Arraial “Floresta na Roça' - Por Zekatraca

Desde de ontem, está rolando o Arraial “Floresta na Roça”, que bem poderia ser chamado de Arraial da Juabp. Na realidade, é uma realização da Associaç

A graça do personagem Bicho Folharal no Arraial - Por Zekatraca

A graça do personagem Bicho Folharal no Arraial - Por Zekatraca

De repente, surge aquela figura coberta de folhas, correndo sem parar pela arena do Arraial Flor do Maracujá