Porto Velho (RO) sexta-feira, 13 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

BatucAndrade destaque no recital da Escola Jorge Andrade + Projeto Conheça Porto Velho e Redação Turismo


BatucAndrade destaque no recital da Escola Jorge Andrade + Projeto Conheça Porto Velho e Redação Turismo - Gente de Opinião

Euro Tourinho o decano do jornalismo brasileiro, proporcionou na manhã de ontem 12, na sede do jornal Alto Madeira, uma aula de história a equipe de alunos do 4º, 5º e 6º período de jornalismo da Uniron.

***********

Os jovens futuros jornalistas, estão escrevendo o E-Book com a história do seu Euro e conseguiram a tão sonhada entrevista com o símbolo do jornalismo da Região Norte o querido Euro Tourinho, que do alto de seus 97 anos, está com a memória aguçada. Euro lembrou detalhes de fatos que aconteceram a dezenas de anos.

**********

Como demos nossa contribuição à obra, que está sendo desenvolvida pelos acadêmicos de jornalismo Tamara Lima, Carlos Sabino, Manoel Victor Maciel, Nelson Maciel, Giuliana Miranda e Camile Buzzi

 

**********

Fomos convidados a participar da entrevista, também participaram da aula do melhor professor de jornalismo de Rondônia, o escritor Silvio Percivo, Fotografa Rosinaldo Machado e o irmão de Euro Manoel Tourinho.

**********

Foi uma verdadeira viagem no tempo. Obrigado jovens acadêmicos da Uniron e muito obrigado ao seu Euro Tourinho pela aula!

***********

Por falar em alegria, hoje acontece aquela reunião, entre a Funcultural e Sejucel cuja pauta, é a parceria do governo do estado na montagem da estrutura de arquibancadas, camarotes, iluminação e sonorização e banheiros químicos para a montagem da passarela do samba, para os desfiles das escolas no carnaval de 2020.

*********

A reunião será na sede da Sejucel no CPA, às 9 horas da manhã desta quarta feira 13, dia do clássico Vasco X Flamengo. Já pensou se o Vasco vence do Flamengo, vai ser um Deus nos acuda com a urubuzada chorando.

**********

Deixando as picuinhas futebolística de lado. A pergunta que não quer calar é:

**********

Quem será responsável pela festa em comemoração ao Dia Nacional do Samba 2 de dezembro?

*********

Nos dois últimos anos, a prefeitura através da Funcultural realizou grande festa em frente ao Mercado Cultural, promovendo o encontro de sambista Cariocas que vieram do Rio de Janeiro com os sambistas de Porto Velho.

*********

Nos dois anos, os convidados cariocas foram compositores que fazem parte do “Quintal do Pagodinho” e a praça em frente ao Mercado Cultural nos dois anos, recebeu grande público.

*********

Agora, já estamos quase na metade do mês de novembro e nem a Funcultural e nem a Fesec divulgou alguma coisa, sobre a programação para o Dia do Samba.

*********

Ta certo que este ano o Dia do Samba cai numa segunda feira porém, essas entidades que tem a ver, bem poderiam já ter divulgado alguma coisa.

*********

Na realidade, a Funcultural precisa ser provocada por alguém ou alguma entidade, com vontade de festejar a data. Assim aconteceu nos dois últimos anos, quando Ocampo e Cia foi provocado pelo Beto Cezar que fez os contatos com os compositores do Rio de Janeiro e a coisa saiu redondinha.

*********

Este ano nem o Beto Cezar pelo menos até ontem, havia comentado se vai tomar a frente ou não das comemorações relativas ao Dia do Samba em Porto Velho.

**********

A turma do Samba Autoral também ainda não se manifestou sobre a data, até porque, o Samba Autoral de Dezembro, vai acontecer no dia 7, justamente véspera do meu aniversário.

**********

Sinceramente, acho que quem deveria tomar a frente da programação em comemoração ao Dia do Samba, era a Federação das Escolas de Samba de Porto Velho – FESEC.


BatucAndrade destaque no recital da Escola Jorge Andrade + Projeto Conheça Porto Velho e Redação Turismo - Gente de Opinião

BatucAndrade destaque no recital de final de ano da Escola Jorge Andrade 

O Teatro Banzeiros foi o palco do Recital de Final de ano da Escola de música Jorge Andrade na noite de terça feira 12. O teatro literalmente estava lotado de pais e publico de modo geral, que foram aplaudir filhos, sobrinhos e agregados na apresentação que reuniu alunos de todas as categorias musicais.

Surpreendendo os presentes, a direção da Escola de Música começou a programação com a apresentação de alunos do professor de teoria musical Álvaro Ramalho que vem desenvolvendo um estilo de musicalização, que ele batizou de “BatucAndrade” que consiste na maneira de tocar instrumentos considerados alternativos como baldes, garras pet, som corporal e som de boca. “Desenvolvi esse estilo, ao tomar conhecimento da existência de uma galera que lá fora, faz uso de tudo quanto gera som. Por outro lado, conheci os músicos do Grupo Raízes Caboclas do Amazonas e fiz oficina com o Eriberto Barroncas com o qual, vi como é muito legal para trabalhar a percepção e a coordenação motora dos alunos além de despertar a criatividade” disse Álvaro.

As apresentações continuaram, com os alunos mostrando o que aprenderam durante o ano nas aulas ministradas pelos instrutores da EMJA. Um momento de emoção, antecedeu a apresentação da formanda em violão Miriam quando seus pais convidados pela diretora da Escola de Música, subiram ao palco e prestaram testemunho das dificuldades que Miriam teve que superar para “Hoje está se formando em música por essa Escola. Agradecemos em primeiro lugar a Deus e depois, a diretora da Escola que nos incentivou a incentivar nossa filha e hoje orgulhosamente, todos aplaudimos sua formatura”.

Os alunos juvenis encantaram o público, ao interpretar canções natalinas no estilo canto coral e flauta doce.


BatucAndrade destaque no recital da Escola Jorge Andrade + Projeto Conheça Porto Velho e Redação Turismo - Gente de Opinião

Projeto Conheça Porto Velho e Redação Turismo traz alunos de todo o estado a capital 

 

Alunos das escolas públicas do estado de Rondônia que participaram do concurso “Redação Turismo”, realizado pela Superintendência Estadual de Turismo Setur em parceria com a Secretaria de Educação – Seduc, 17ª Brigada de Infantaria de Selva e Assembleia Legislativa - ALE, participam durante o dia de hoje 13, como forma de premiação, pela classificação no “Redação Turismo”, do Projeto “Conheça Porto Velho” que visa  reconquistar o conceito histórico e a memória do patrimônio cultural, juntamente com a valorização turística existente em torno do município de Porto Velho.

A primeira etapa da premiação, aconteceu no dia 19 de outubro, em frente ao Real Forte Príncipe da Beira no município de Costa Marques, naquela oportunidade, a Setur em parceria com a Seduc e a 17ª Brigada, anunciaram as redações classificadas nos seis primeiros lugares e suas respectivas autoras.

1º Lugar - A aluna Letícia de Sá Oliveira, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bartolomeu Lourenço Gusmão, do Município de Vale do Anari, obteve a nota, 9,8.

2º Lugar – Com nota 9,6  Geovana Barros Ferreira da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ulisses Guimarães de Porto Velho.

3º Lugar - A estudante Yasmin Mendes Silva, conseguiu somar 9,5 pontos. Ela é da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Barão de Solimões, de Porto Velho.

4º Lugar - Foi para Latipha Lorayne Estephany Ferreira, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Goretti, do município de Nova União com pontuação de 9,4.

5º Lugar - Com 9,3 pontos, ficou a aluna, Gabrielly Maria de Souza da Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Euclides Barbosa de Vilhena.

6º Lugar - A aluna Jayne Barbosa da Silva, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Darcy da Silveira de Costa Marques foi a sexta colocada com nota 9,2.

 

VISITA A PORTO VELHO

 

A segunda etapa da premiação, de acordo com o Regulamento do Concurso, indica que todos os alunos que classificaram redação no Concurso, ganham como prêmio, uma visita ao Palácio Rio Madeira – CPA sede do governo do estado de Rondônia onde serão recebidos pelo governador Coronel Marcos Rocha além de participarem do tour turístico pelo centro histórico de Porto Velho e Memorial Rondon.

Na manhã desta quarta feira 13, 104 alunos e 52 professores de escolas estaduais, participam da programação que está marcada para iniciar às 8 horas e terminar 18 horas em Porto Velho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

O Movimento de Homero Santos + Estão abertas as inscrições para a ArtRio 2020 + Lenha na Fogueira

O Movimento de Homero Santos + Estão abertas as inscrições para a ArtRio 2020 + Lenha na Fogueira

Lenha na Fogueira Depois de alguns meses de expectativa, os mais de 52 mil servidores do estado de Rondônia, conhecerão na manhã desta sexta feira 13,

Empreendedorismo de Turismo Receptivo + Cantata de Natal no Museu da Memória Rondoniense + Lenha na Fogueira

Empreendedorismo de Turismo Receptivo + Cantata de Natal no Museu da Memória Rondoniense + Lenha na Fogueira

Lenha na Fogueira Pois é, ele pode até não ter sido considerado bom prefeito de Porto Velho, porém, como deputado federal, descarregou no pessoal da A

Edgley Acústico e as homenagens da ACRM + Parque Circuito recebe programação gratuita de Natal

Edgley Acústico e as homenagens da ACRM + Parque Circuito recebe programação gratuita de Natal

 A Superintendência Estadual de Turismo – SETUR em parceria com o SEBRAE realiza, na tarde desta quarta feira 11, a partir das 14 horas, no Salão Nobr

Romance mostra as consequências de uma desilusão amorosa + Novas Vagas para a escola de música Som na Leste

Romance mostra as consequências de uma desilusão amorosa + Novas Vagas para a escola de música Som na Leste

Lenha na Fogueira A Prefeitura de Porto Velho através da Funcultural, vai homenagear o carnavalesco Antônio Chagas Campo – O Magnífico Mestre Sala Cab