Porto Velho (RO) sexta-feira, 13 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Balé da Funcultural + Clássicos da literatura ganham versões em quadrinhos + Lenha na Fogueira


Balé da Funcultural + Clássicos da literatura ganham  versões em quadrinhos + Lenha na Fogueira - Gente de Opinião

Terça feira dia 12, em duas votações, foi aprovado o Projeto de Lei que torna a Banda do Vai Quem Quer como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Rondônia.

**********

Alguns meses atrás, foi pro plenário e lá, um deputado pediu vistas!  Mas ontem aprovou.

**********

A Banda que já era Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Porto Velho, agora passa a ser Patrimônio do Estado de Rondônia. Obrigado deputados em especial, ao Deputado Eyder Brasil.

*********

Aquela reunião, entre a prefeitura/Funcultural de Porto Velho e governo estadual/Sejucel e carnavalescos das escolas de samba, marcada para acontecer na manhã de ontem 13, em virtude de compromisso de última hora, do superintendente Jobson Bandeira foi transferida para hoje 14, às 8 horas.

***********

Como também está agendada 10 horas de hoje, reunião entre carnavalescos, Funcultural e o presidente da ALE deputado Laerte Gomes, os representantes das escolas de samba com certeza, vão madrugar na porta do CPA.

**********

Quem anda meio afastado das reuniões que dizem respeito aos desfiles das escolas de samba no carnaval de 2020, é o presidente da Acadêmicos da São João Batista Alberto Rodrigues o Pai Beto.

*********

Talvez, seja porque ele anda muito atarefado com os preparativos do aniversário do empresário DEEP no qual a São João Batista fará apresentação especial. A festa do distribuidor dos produtos Aurora vai acontecer justamente no dia do jogo da final da Libertadores da América entre Flamengo X River Plate.

*********

Segundo Pai Beto a apresentação da escola no Aniversário, só acontecerá após o término do jogo. A festa vai acontecer na sede do Clube Ypiranga na Estrada da Penal.

*********

Aliás, o ensaio geral da escola de samba São João Batista para a festa do DEEP, vai acontecer amanhã sexta feira 15, as 20 horas, no Parque dos Tanques.

*********

Só depois do aniversário do DEEP é que a direção da azul e branco vai divulgar o Tema Enredo da escola para o carnaval de 2020. Será que o Claudio Rocca vai desfilar cantando o refrão: “Se você fosse sincera, ô ô AURORA”.

********

Por falar nisso, o presidente da Federação das Escolas de Samba – Fesec Reginaldo Cardoso – Makumbinha, informou que depois que a Império do Samba com o aval do carnavalesco João Big e do Presidente Mirim fechou com o compositor Silvio Santos só está faltando a São João Batista divulgar o seu tema, para a Federação providenciar a divulgação do cronograma de lançamento das obras.

*********

Por falar em Samba, após a coluna de ontem, meu amigo Altair dos Santos Lopes o Tatá o homem que cuida dos desfiles das escolas de samba na Funcultural, informou que o Presidente Antônio Ocampo convocou reunião, para tratar da Comemoração do Dia Nacional do Samba.

*********

Como o dia 2 de dezembro, cairá numa segunda feira, provavelmente, a Funcultural vai fechar parceria com a coordenação do Projeto Samba Autoral para juntos, promoverem a festa pelo Dia Nacional do Samba no dia 7 de dezembro.

********

Pelas conversas de bastidores, acho que a parceria será firmada e assim, o Dia do Samba não passará em branco este ano em Porto Velho.

*********

Sugiro que a Funcultural aproveite a festa do Samba para homenagear o sambista Antônio Chagas Campo – Cabeleira com a Comenda “Tributo ao Menestrel”.

 

**********

Cabeira completou 80 anos de idade, no dia 10 de setembro e além de ter sido o primeiro Mestre Sala de uma escola de samba em Porto Velho, é um dos fundadores da escola de Samba Os Diplomatas que no dia 4 de novembro passado, completou 61 anos.

*********

Cabeleira é o criador da Federação das Escolas de Samba – Fesec e é o atual presidente da escola de samba Acadêmicos do Armário Grande. O município e a cidade de Porto Velho devem essa homenagem ao Magnífico Mestre Sala Cabeleira.

*********

Ontem o CPA foi tomada por mais de 100 jovens estudantes, que vieram conhecer Porto Velho por terem participado do Concurso de Redação promovido pelo governo estadual via Setur “Redação Turismo”.

*********

Com os alunos, vieram mais de 50 professores de diversas escolas públicas do estado de Rondônia. Os jovens estudantes apesar da viagem cansativa, ficaram felizes com o tour turístico pelo Centro Histórico de Porto Velho, Memorial Rondon e outros atrativos que a cidade de Porto Velho oferece. Parabéns a equipe da Setur comandada pelo superintendente Gilvan Pereira.

*********

Agora vamos participar da reunião com o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia – ALE deputado Laerte Gomes. Salve literalmente os Desfiles das nossas escolas de samba!


Balé da Funcultural + Clássicos da literatura ganham  versões em quadrinhos + Lenha na Fogueira - Gente de Opinião

Balé da Funcultural realizará apresentação no próximo dia 24 

A Prefeitura de Porto Velho, através do Balé da Fundação Cultural (Funcultural), realizará no dia 24 de novembro a apresentação do espetáculo Floresta Amazônica, que acontecerá no Teatro Guaporé, com entrada franca.

Como forma de propagar a arte da dança no município, o grupo de Balé da Funcultural, realizará a apresentação a partir das 18h, onde várias crianças poderão apresentar os seus talentos.

A equipe da Funcultural também está encarregada da coordenação da Cantata de Natal. Os técnicos da entidade estão convocando os dirigentes de Coral para comunicarem à coordenação o desejo de participar das apresentações que este ano vão acontecer na Passarela do Espaço Alternativo.


Balé da Funcultural + Clássicos da literatura ganham  versões em quadrinhos + Lenha na Fogueira - Gente de Opinião

Clássicos da literatura ganham

versões em quadrinhos

 

Francisco Vilachã lança, pela Editora do Brasil, Civilização e outros contos de Eça de Queiroz com adaptação em quadrinhos. Além do formato em HQ, o livro também traz breves trechos de grandes obras do autor lusitano, recolhidos de outros livros e escritos, em gêneros literários diversos.

“Civilização” conta a história de Jacinto, um homem novo e culto que possui milhares de livros em sua biblioteca pessoal, além de sofisticados aparelhos inventados pela modernidade. Apesar disso, a vida de Jacinto era tediosa e infeliz, um exemplo dos problemas trazidos pela evolução das civilizações: menos problemas para ter comida e moradia e mais problemas relacionados à saúde mental. 

Jacinto quer recuperar seu ânimo e abandonar a civilização, deixando para trás o tédio que o consome. Ele separa os utensílios que considera indispensáveis e se isola, acostumando-se aos poucos a um estilo de vida campestre. A transformação do protagonista acontece quando ele tem contato com a beleza e simplicidade do campo e retoma sua alegria de viver.

A história clássica, publicada pela primeira vez em 1892 é revisitada e acompanhada das artes de Francisco Vilachã, que preenche as páginas em tons de cinza e toques de cores sóbrias. 

Além de “Civilização”, o livro traz ainda as adaptações dos contos “O tesouro” e “No moinho”. Um convite ao jovem leitor para conhecer mais sobre as obras de Eça de Queiroz, considerado um dos maiores romancistas de toda a literatura portuguesa. O primeiro e principal escritor realista lusitano, que além de escritor e ensaísta, trabalhou como jornalista e chegou a ocupar cargos políticos.

O lançamento também traz trechos do romance A Cidade e as Serras, uma crônica de 1888, um poema, uma correspondência fictícia e um trecho de um dos últimos livros de Eça de Queiroz, A Correspondência de Fradique Mendes.

Civilização e outros contos de Eça de Queiroz faz parte da coleção HQ Brasil, criada para aproximar os leitores de dois universos aparentemente distintos: o da literatura clássica e o das histórias em quadrinhos. Com uma linguagem gráfica moderna e ágil, os livros que compõem esse selo apresentam textos consagrados, autores cultuados e histórias muito conhecidas em um formato altamente contemporâneo e dinâmico. Um convite irrecusável para conhecer um pouco da obra de grandes artistas.


Sobre Francisco Vilachã

Francisco Vilachã nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 1953 e publicou sua primeira HQ na revista O Bicho e passou a colaborar com publicações de suspense e terror na revista Spektro e com as séries fantásticas da editora Grafipar. Mudou-se para São Paulo para trabalhar como ilustrador em meados dos anos 1980 e com o roteirista Ronaldo Antonelli editou a histórica InterQuadrinhos, revista exclusivamente feita por artistas nacionais.

 Ficha Técnica

Civilização e outros contos de Eça de Queiroz

Adaptação: Francisco Vilachã

Número de Páginas: 80

Preço: R$47,90 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

O Movimento de Homero Santos + Estão abertas as inscrições para a ArtRio 2020 + Lenha na Fogueira

O Movimento de Homero Santos + Estão abertas as inscrições para a ArtRio 2020 + Lenha na Fogueira

Lenha na Fogueira Depois de alguns meses de expectativa, os mais de 52 mil servidores do estado de Rondônia, conhecerão na manhã desta sexta feira 13,

Empreendedorismo de Turismo Receptivo + Cantata de Natal no Museu da Memória Rondoniense + Lenha na Fogueira

Empreendedorismo de Turismo Receptivo + Cantata de Natal no Museu da Memória Rondoniense + Lenha na Fogueira

Lenha na Fogueira Pois é, ele pode até não ter sido considerado bom prefeito de Porto Velho, porém, como deputado federal, descarregou no pessoal da A

Edgley Acústico e as homenagens da ACRM + Parque Circuito recebe programação gratuita de Natal

Edgley Acústico e as homenagens da ACRM + Parque Circuito recebe programação gratuita de Natal

 A Superintendência Estadual de Turismo – SETUR em parceria com o SEBRAE realiza, na tarde desta quarta feira 11, a partir das 14 horas, no Salão Nobr

Romance mostra as consequências de uma desilusão amorosa + Novas Vagas para a escola de música Som na Leste

Romance mostra as consequências de uma desilusão amorosa + Novas Vagas para a escola de música Som na Leste

Lenha na Fogueira A Prefeitura de Porto Velho através da Funcultural, vai homenagear o carnavalesco Antônio Chagas Campo – O Magnífico Mestre Sala Cab