Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Abertas inscrições para 5º Festival Sesi Música


Abertas inscrições para 5º Festival Sesi Música - Gente de Opinião

O Serviço Social da Indústria (Sesi-RO) está com inscrições abertas até o dia 09 de dezembro para a 5ª Edição do Festival Sesi Música. O Sesi Música promove a cultura entre os trabalhadores da indústria e seus dependentes. Nesta edição, serão duas categorias: músicas inéditas e interpretação. Os três primeiros colocados em cada categoria, receberão medalhas, certificado de participação na etapa estadual do festival e premiação em dinheiro totalizando R$ 9.000,00 (nove mil reais).

As inscrições para o Festival Sesi Música são gratuitas e poderão ser efetuadas nas unidades de Lazer do Sesi de todo o Estado. Nos municípios onde o Sesi-RO não possui unidades de Lazer, os interessados deverão encaminhar sua inscrição pelos Correios para o endereço: Sesi – Casa da Indústria – Rua Rui Barbosa, nº 1112, bairro Arigolândia – Porto Velho/RO – CEP: 76.801.186. A correspondência deve ser endereçada à Coordenação do Festival Sesi de Música. 

As músicas inscritas serão selecionadas por júri composto por músicos/compositores. Serão selecionados 10 finalistas para cada categoria, totalizando 20 classificados. Em Março de 2014 serão conhecidos os vencedores do Festival de Música.

Mais informações podem ser obtidas no regulamento disponível no endereço eletrônico www.ro.sesi.org.br.


Parabéns aos delegados que representaram Rondônia na III Conferencia Nacional de Cultura. Nossa turma conseguiu emplacar três propostas das 20 colocadas para apreciação.

*********

As propostas de Rondônia foram discutidas e aprovadas por todos os delegados dos municípios de Rondônia que participaram da III Conferencia Estadual de Cultura que aconteceu no mês de setembro em Cacoal.

********

Na plenária nacional Rondônia se destacou apesar de ser a menor delegação entre todos os estados brasileiros que se fizeram representar, mas, como diz o ditado, quantidade não quer dizer qualidade. Nossa meia dúzia de Delegados soube se impor e assim, aprovar algumas propostas das discutidas em Cacoal.

*********

Tem uma coisa que não está cheirando muito bem, ou então não está bem explicado. É quanto o valor que vai fomentar o Fundo Estadual de Desenvolvimento da Cultura - FEDEC

*********

“As dotações consignadas na Lei Orçamentária Anual (LOA) do Poder Executivo do Estado de Rondônia, assegurando o percentual de até 0,5 (CINCO DÉCIMOS POR CENTO) da receita tributária líquida".

********

No texto original não constava a palavra ATÉ. Com a anexação do ATÉ o governo através da sua secretaria de fazenda pode destinar inclusive 0,1 (UM DÉCIMO POR CENTO), entendem nossa preocupação com a mudança.

*********

Essa eu recomendo: No próximo sábado dia 07 as 21h30m (Brasília) a TV Senado estréia o documentário O Homem que Viu Zé Limeira, uma produção sobre a vida e a obra do poeta paraibano Orlando Tejo, autor do livro Zé Limeira, o poeta do absurdo, considerado um ícone da cultura popular nordestina.  No livro, ele descreve seus encontros com o biografado, relembra as pelejas dele com outros cantadores e transcreve os versos esdrúxulos e absurdos atribuídos à Limeira. 

********

Com depoimento do escritor Ariano Suassuna e a participação de cantadores e músicos, entre eles, Geraldo Amâncio, Ivanildo Vila Nova, Moacir Laurentino, Oliveiras de Panelas, Chico Cesar, Siba e Lirinha, O homem que viu Zé Limeira apresenta ao público quem é o escritor Orlando Tejo e o seu legado para a cantoria e a literatura brasileiras.

********

Por falar em absurdo a viúva do Vitor Ugo Auxiliadora Lobato Ugo, ficou indignada com o presidente da ALE e esteve em nossa redação solicitando a publicação da Nota que segue:

**********

Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia “Nega parceria ao projeto 10 anos sem Vitor Ugo”.

********

A professora Auxiliadora Lobato Ugo, viúva do historiador Vitor Ugo, professor universitário, advogado, vem a público informar a população de Porto Velho o descaso e o não reconhecimento da “Personalidade Vitor Ugo” e não professor de história como está escrito no texto dos autos do Indeferimento despachado pelos técnicos da Assembléia Legislativa de Rondônia diz o texto “... e por não demonstrar relevância de interesse público apo evento.”.

**********

Quero dizer ao Presidente da Assembléia Legislativa que diante de tamanha falta de conhecimento e consideração ao venerável historiador que aqui viveu 55 anos de sua existência doando o melhor de sua vida, é lamentável para uma instituição como a Assembléia Legislativa de Rondônia que nos corredores se diz demagogicamente “Assembléia do Povo” se pronuncie dessa maneira, INDEFERINDO tão irrisória, ajuda financeira.

********

Agradeço, mas dispenso a Seção Solene, que por ventura essa Casa tenha agendado para o dia 10 de dezembro em curso. Escreveu Auxiliadora Lobato Ugo.



 

O apocalipse segundo Paulo Pedreiro

Abertas inscrições para 5º Festival Sesi Música - Gente de OpiniãoMisto de artista plástico, visionário e pastor, Paulo Pedreiro que também é conhecido na periferia de Porto Velho como Profeta, está com a exposição “Apocalipse”, na Casa da Cultura Ivan Marrocos. São dez trabalhos em óleo sobre tela mais três esculturas em madeira reciclada, que estão no hall de entrada da Ivan Marrocos.

Com o seu inseparável exemplar da Bíblica Sagrada Paulo Pedreiro vai explicando aos visitantes o significado de cada pintura. “Tudo se baseia no “prumo” pelo qual todos nós devemos manter nossas vidas”. Paulo diz que nasceu com o Salmo 18: "Fui tomado pela mão, porque o Senhor se indignou, ele entregou a herança nas mãos deles e se indignou com o que eles fizeram com sua herança. Então o Senhor me tomou daquele lugar e me trouxe para um lugar espaçoso e aí nasceu o Paulo Pedreiro”. 

Em uma das telas ele demora mais que nas demais e explica: “Deus mostrou pra mim a justiça pelo prumo. A justiça pelo prumo é a parte que toca a salvação dos gentios, fazendo essa justiça, Deus fez a justiça pela graça e não pela lei. Eu não tenho obra, essa é a obra da graça. Eu sou salvo pela obra, sem arrependimento, isto é, pelo trono da graça”. 

A exposição do Profeta fica na Casa da Cultura Ivan Marrocos até o próximo dia 10 terça feira.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando