Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

2014 precisa ser bem melhor culturalmente falando!



Que 2014 seja bem melhor que 2013. Não que o ano que está terminando tenha sido ruim, muito pelo contrário, foi um dos melhores culturalmente falando.

*********

Na iniciativa particular, contamos mais uma vez com o Amazônia Encena na Rua, Palco Giratório, Festival de Música do Sesi, Mostra de Música do Sesc, Jornada Literária do Sesc, Festival Curta Amazônia coordenado pelo Levy e pela Golda.

********

A Simone Norberto e sua turma não deixou a peteca cair quando o assunto foi cinema documentário apoiada pelo Sesc, o Festcineamazônia mais uma vez foi sucesso. O Marcelo Felicce montou e mostrou o espetáculo “O Topo do Mundo”.

********

Ernesto Melo conseguiu passar mais um ano apresentando toda sexta feira, sua “A Fina Flor do Samba”, assim como o Heitor Almeida produziu a “Seresta Cultural” e o Sandro Bacelar com a Gioconda a “Segunda Cultural”, enquanto o Flamarion aos trancos e barrancos produziu a “Jam Bera” e o Beto Cezar manteve sua “Roda de Samba” todos os sábados no Mercado Cultural.

********

Essa turma toda tem que agradecer ao Alberto de Castro Alves, que coloca sua estrutura de sonorização por uma “Merreca”, para que os eventos aconteçam.

*********

Outra entidade que fez muito pela cultura durante todo o ano de 2013 foi o Grêmio Recreativo Escola de Samba Asfaltão. Os caras não se prenderam apenas em promover Roda de Samba no Bar do Calixto e no Bar do Antônio Chulé, foram além, enveredaram pela literatura e homenagearam Clarice Lispector e mais uma vez firmaram parceria com o Festcineamazônia e exibiram o filme sobre a vida de Noel Rosa na Taba do Cacique.

********

Tivemos ainda O Parque da Música e o Ferrovia Festival promovido pelo Denis Carvalho. Muitos shows promovidos pelo Maria Fumaça e outras empresas.

*******

Os blocos de Trio Elétrico como Banda do Vai Quem Quer, Galo da Meia Noite, Us Dy Phora. Jatuarana Sul, Até que a Noite Vire Dia e Bloco Canto da Coruja, Banda dos Imigrantes, Urubuzada e outros salvaram o carnaval de rua de Porto Velho.

 ********

Por tudo isso, culturalmente falando o ano de 2013 foi muito bom. Mostrou que praticamente as entidades que trabalham com arte e cultura não dependem do governo para realizar seus eventos.

*********

Aliás, os eventos oficiais, estes sim não aconteceram por falta de responsabilidade cultural do atual governo.

********

O Arraial Flor do Maracujá foi um verdadeiro fracasso, não pode ser chamado nem de arraial e nem de Festival. Arraial por falta de público e Festival porque não aconteceu disputa entre os grupos o que transformou as apresentações sem brilho nenhum.

*******

O famoso Duelo na Fronteira que envolve os Bois Malhadinho e Flor do Campo de Guajará Mirim não aconteceu por falta de total apoio do governo.

********

Porém o governo estadual merece destaque pela obra do Teatro Estadual que está prestes a ser entregue a população, depois de passar mais de quinze anos sem solução. Isso quer dizer que nem tudo está perdido.

********

O Ano de 2013 não foi ruim, mas, 2014 precisa ser bem melhor culturalmente falando!

********

O aniversariante do dia é, Caio de Mesquita Monteiro, completando seus 4 aninhos. Os pais, Alex Monteiro e Cirlete Mesquita tão que não se agüentam de alegria. Parabéns!


Mistura Fina mais uma vez nas ruas da cidade

Numa tradição de mais de duas décadas, os foliões do Bloco Mistura Fina, que levam sempre uma mensagem de Paz, se reunirão neste dia 31, para dar adeus ao ano velho e juntar as boas energias e as vibrações positivas, para 2014.

O Bloco Mistura Fina tem a característica dos antigos Blocos de Sujos, onde prevalecem as brincadeiras de pó de arroz ou talco, por isso os participantes entram numa brincadeira que em alguns momentos, lembra os tempos de criança.

2014 precisa ser bem melhor culturalmente falando! - Gente de Opinião

 “... Venha em Paz, esta é a melhor fantasia...”, com o trecho desta Marchinha feita por um grupo de compositores do bairro Santa Barbara, reduto do samba e do Bloco, a comunidade convida os foliões e foliãs, para participarem desta edição de 2013 do Bloco Mistura Fina. A concentração do Bloco é no Bar do Antônia Chulé, localizado a Rua Bolívia com Joaquim Nabuco, bairro Santa Barbara, a partir das 13h00 horas e a saída do bloco será as 17h00.

Venha com a gente. Coloque sua fantasia ou vista-se de branco, mas venha sobre tudo, trazendo Paz!!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)