Porto Velho (RO) segunda-feira, 8 de março de 2021
×
Gente de Opinião

Silvio Persivo

Lenha na Fogueira com o debate e com as Placas indicativas de pontos turísticos


Lenha na Fogueira com o debate e com as Placas indicativas de pontos turísticos - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

A pesquisa Ibope divulgada pela Rede Amazônica na noite de ontem 27, foi como se diz no jogo de xadrez, o CHEQUE MATE de Hildon Chaves na Cristiane Lopes.

**********

A equipe da Rede Amazônica deu ênfase ao quesito votos válidos para o segundo turno das Eleições 2020 para a prefeitura de Porto Velho, assim sendo Hildon Chaves pontuou 60% e Cristiane Lopes apenas 40%.

************

A diferença é muito grande (20%), não quero dizer que Hildon Chaves já pode festejar sua reeleição, uma vez não sabemos o que pode acontecer quando as urnas forem abertas na noite deste domingo.

***********

É difícil, mas, não é impossível, Cristiane virar o jogo, apesar de muitos considerarem essa possibilidade, como verdadeiro milagre, até porque, analisando a pesquisa do Ibope no Item Votos totais o placar aponta: 51% pro Hildon Chaves contra apenas 34% pro Cristiane Lopes, uma diferença de 17 pontos percentuais.

**********

A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 602 eleitores entre os dias 25 e 27 de novembro.

**********

A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica. Número de identificação na Justiça Eleitoral: RO-09943/2020.

**********

E o DEBATE da Rede Amazônica como foi?

**********

Foi mais frio que temperatura na Antártica. Em nenhum minuto os candidatos conseguiram do empolgar quem os estava assistindo ou ouvido através da TV Rondônia ou ouvindo pela Rádio CBN Porto beradeira da Amazônia: Ô DEBATIZINHO CHOCHO!

**********

Ao contrário do debate da SIC TV, no de ontem, o candidato Hildon Chaves estava muito mais à vontade.

Quer saber de uma coisa, o deputado Léo Morares se meteu na maior ‘roubado’, a pesquisa do Ibope mostrou que sua adesão à campanha da Cristiane Lopes não somou nada, do mesmo jeito que o apoio do Vinicius Miguel ao candidato Hildon Chaves.

**********

Independentemente do resultado das urnas, quem vai sair bem na foto, sem sombra de dúvida, é a política Cristiane Lopes pois, sairá da eleição com mais de 50 Mil votos, o que vai credencia-la para em 2022, escolher a CADEIRA que vai disputar, se na Câmara Federal ou na Assembleia Legislativa de Rondônia.

**********

Os dois políticos, Vinicius Miguel e Léo Moraes a pasto no Pantanal.

***********

Bom! Voltando ao normal, hoje é dia de samba no Mercado Cultural. A partir das 11 horas Beto Cezar e grupo participa da Feijoada com Samba que é servida no Mercado Cultural.

**********

A noite a pedida é a programação relativa ao Programa Sexta Musica do Sesc, que vai contar com os shows dos cantores e cantoras.

***********

Thiago Maziero – Sentinelas, o grito não é só pela beira - Kali Machado, Gabriê, Hercílio Santana – Na viola “Desraizar”.

*************

Para solicitar ingresso, entra nas redes sociais o Sesc/Ro.

***********

Lembrando que a Covid 19 ainda não passou, por isso devemos sempre LAVARA AS MÃOS COM ÁGUA E SABÃO; USAR MÁSCARA E ALCOOL A 70%. Não frequente as chamadas CORONA FEST. 


SINALIZAÇÃO

Placas indicativas de pontos turísticos serão implantadas em Rondônia

Lenha na Fogueira com o debate e com as Placas indicativas de pontos turísticos - Gente de Opinião

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), com recursos do Fundo de Investimento e Desenvolvimento Industrial do Estado (Fider) e parceria com Departamento de Estradas de Rodagens e Transportes (DER), implementará na capital e municípios placas de atrativos turísticos que indicam aos usuários da via os locais que podem dispor de pontos existentes, orientando sobre sua direção ou identificando os locais de interesse para visitação.

O investimento da contratação das placas turísticas é de R$ 655.650 mil. Com recurso do Fider, o projeto passou por aprovação pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional (Conder), além da aprovação e confecção das peças através do DER.

“Todo mundo foi aprender, ver normas, guia, como foi feito em outros estados, porque nunca foi feito um projeto de sinalização turística, já foi feito projeto de sinalização viária, normalmente, isso aí ok, todo mundo conhece, mas agora de sinalização turística, não. Eu creio que a população vai se impressionar, vai ver que o turismo está se movimentando, e que as coisas estão acontecendo”, disse o assessor na coordenação de projetos, José de Anchieta.

Serão distribuídas entre Capital e mais 21 municípios do Estado o total de 484 placas, em três modelos diferentes (quadrada, retangular e tóten), que foram extraídas do Manual do Guia Brasileiro de Sinalização Turistica, do Ministério do Turismo.

“O guia é uma referência para todos os estados brasileiros, e serve para padronizar e nortear quem quer fazer este tipo de projeto, então utilizamos esse guia para que a gente não caia no erro de fazer algo fora do padrão, até porque precisamos de padronização, porque essa é a primeira vez que o Estado faz um projeto de sinalização turística, então escolhemos fazer dentro dos moldes do que a gente quer”, explicou Anchieta.

Segundo o superintendente da Setur, Gilvan José Pereira, as placas vão contribuir para o turista a conhecer as belezas de Rondônia, além de ser uma maneira de cooperar para o desenvolvimento do turismo no Estado.

“As placas refletem o interesse do governador, coronel Marcos Rocha, em querer desenvolver turisticamente o Estado. O próximo passo depois disso, é trabalhar no plano de sinalização turística, isso tudo é uma inovação pro Estado de Rondônia, pois não é comum encontrarmos placas de turismo nas BRs, nos municípios, e isso é o princípio, é o início de um grande trabalho que vai gerar frutos e também estruturação para as empresas que trabalham no setor, gerando emprego, renda e consolidação no turismo do Estado”, enfatizou o superintendente.

A ordem de serviço para a empresa já foi dada, que deve começar a executar na semana que vem para a entrega no tempo hábil, com previsão de até dezembro as placas já estejam devidamente instaladas.

“A expectativa para esse momento é muito grande, porque estamos com esse projeto desde o ano passado, vimos ele nascer sabemos que o Estado não tem placa de sinalização turística e precisa, sabemos que muitos visitantes que vêm de foram ficam às vezes desnorteados no sentido de não ter uma direção, não ter uma informação clara que ajude eles a se posicionarem geograficamente, isso será um marco histórico”, completou José de Anchieta. (Fonte – SECOM – Governo de Rondônia).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Persivo

A busca de novos caminhos para o jornalismo

A busca de novos caminhos para o jornalismo

Apesar de considerar o jornalismo um meio imprescindível para a sociedade, nos últimos tempos, devo dizer que a imprensa tem sido lastimável. Em esp

Um campeonato irregular

Um campeonato irregular

Acabou o campeonato brasileiro com o Flamengo, na última rodada, se sagrando campeão. Mereceu o título? Há os que vão dizer que não, porém, a verdad

A notícia com mais Opinião faz 16 anos

A notícia com mais Opinião faz 16 anos

Certamente no Brasil, e na Amazônia, uma empresa sobreviver, ultrapassar os cinco anos, é uma raridade.

As lições de um mestre

As lições de um mestre

O ex-técnico do Santos, Jesualdo Ferreira, sem dúvida um grande técnico, um ser humano educado e competente, em entrevista ao Globo Esporte, demonst