Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Persivo

“CEM ANOS DO ALTO MADEIRA” SERÁ LANÇADO NO PRÓXIMO SÁBADO A PRESENÇA DE ALMINO AFFONSO


“CEM ANOS DO ALTO MADEIRA” SERÁ LANÇADO NO PRÓXIMO SÁBADO A PRESENÇA DE ALMINO AFFONSO  - Gente de Opinião

O livro "Cem Anos do Alto Madeira (Paixão 100 Limites)", de Euro Tourinho e Silvio Persivo, aborda a história centenária do jornal mais antigo de Rondônia e seu legado como testemunha da história. 

O livro "Cem Anos do Alto Madeira (Paixão 100 Limites)", de Euro Tourinho e Silvio Persivo, editado pela Gráfica Imediata, apresenta uma visão da história do jornal e uma discussão sobre o futuro dos jornais juntamente com uma reconstituição da trajetória do Alto Madeira nos seus cem anos de funcionamento. Somente 29 jornais conseguiram completar cem anos de circulação no Brasil, daí, a busca de relembrar uma parte dos momentos mais marcantes de sua história, sem perder de vista os fatos nacionais, bem como mostrar como o jornal fez parte da vida cotidiana da cidade de Porto Velho. Há também uma retrospectiva dos grandes nomes que participaram da vida do jornal que, como acentuou Euro “Deixou de pertencer à família Tourinho para ser um patrimônio de Rondônia”. Um capítulo especial ressalta, por exemplo, o jornalista Ciro Pinheiro que, durante mais de quatro décadas, se destacou como colunista social e foi, sem dúvida, um dos primeiros a exercer profissionalmente a função de cerimonialista no estado. As fotos são do acervo do Alto Madeira e as duas, da capa e da contracapa, do conceituado fotografo Rosinaldo Machado.

Para prestigiar o lançamento do livro "Cem Anos do Alto Madeira (Paixão 100 Limites)", de Euro Tourinho e Silvio Persivo”, no próximo sábado (16), em Porto Velho, às 19:30h, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, veio visitar Porto Velho o grande intelectual brasileiro, orador dos mais brilhantes e respeitado político, Almino Monteiro Álvares Affonso, que, além de ter sido ministro do Trabalho de João Goulart, foi também vice-governador de São Paulo. Almino Affonso, também é reconhecido como escritor tendo o seu livro “1964 na Visão do Ministro do Trabalho de João Goulart”, onde reconstitui os principais eventos do período da ditadura militar no Brasil entre 1964 e 1985, indicado para o Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria "Reportagem e documentário. Almino Affonso é filho de Humaitá e do ex-prefeito de Porto Velho, entre 1938 e 1943, Bohemundo Álvares Affonso.

Euro Tourinho, que foi seu colega de escola, é o responsável por sua vinda, disse se sentir muito honrado por seu amigo ter se deslocado especialmente para o lançamento de seu livro.


Informações do lançamento:
"Cem Anos do Alto Madeira (Paixão 100 Limites)"
Autores: Euro Tourinho e Silvio Persivo
Data: 16/06/2018, às 19h30
Local: Casa da Cultura Ivan Marrocos- Av. Rogério Weber,2454-Centro-Porto Velho


Convite para o lançamento, sábado (16) do livro "Cem Anos do Alto Madeira-(Paixão 100 Limites), na Casa de Cultura Ivan Marrocos.

Publicado por Buraco Do Candiru em Quinta-feira, 14 de junho de 2018

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Um livro demasiado humano

Um livro demasiado humano

Recebi, por intermédio do influenciador cultural Vasco Câmara, o livro de João Luís Gonçalves “Cidadãos com Deficiência-Visão Histórica”, da Edições

A difícil e necessária convivência com o celular

A difícil e necessária convivência com o celular

Efetivamente, apesar da minha idade, sou um fã de novidades e de tecnologia. Regularmente escrevo sobre economia criativa e sobre Inteligência Artif

Os Orixás em cordel de Bule-Bule

Os Orixás em cordel de Bule-Bule

Quando conheci Antônio Ribeiro da Conceição, o grande mestre baiano Bule-Bule, ainda estávamos no século passado e ele fazia dupla com um outro nome

A inadiável necessidade de incentivar a indústria naval e a Marinha Mercante

A inadiável necessidade de incentivar a indústria naval e a Marinha Mercante

O Brasil é um país muito rico e, mais que rico, generoso, muito generoso com os outros países. Não falo apenas pelos investimentos do BNDES na Venez

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)