Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

SERÁ DADA UMA RESPOSTA À ALTURA PARA OS CRIMINOSOS?


SERÁ DADA UMA RESPOSTA À ALTURA PARA OS CRIMINOSOS?

O atentado contra a juíza Keila Almeida e seu marido,  André Almeida, de Pimenta Bueno, mobilizou a Justiça, o Ministério Público e a OAB. Todas as instituições se uniram para combater a criminalidade e dar uma resposta às altura para os envolvidos na explosão de uma bomba, em frente à residência do casal. O Judiciário se uniu em protesto ao atentado e solidariedade ao casal. O caso repercutiu emSERÁ DADA UMA RESPOSTA À ALTURA PARA OS CRIMINOSOS? - Gente de Opinião todo o país, destacando o destemor dos bandidos em agirem até contra magistrados e promotores, sabendo da impunidade. O promotor Hérverton Aguiar, chefe do MP no Estado, concedeu entrevistas indignado. Hérverton disse que a ação dos criminosos não vai intimidar o MP, muito pelo contrário. Pela OAB, o presidente Andrey Cavalcanti, junto com seus diretores, emitiu dura nota sobre o assunto, exigindo segurança também para toda a população. A Assembleia também aprovou Moção de Repúdio ao atentado, proposta pelo deputado Léo Moraes. Os envolvidos no crime ainda não foram identificados. 

Mais esse evento de violência e desrespeito, demonstra a audácia dos bandidos e tem uma raiz  óbvia: a legislação brasileira, que parece ter sido criada por ingênuos que acreditam em Papai Noel. E que protege muito mais quem comete crimes do que quem é vítima. Quando o problema chega à ameaça de atingir pessoalmente membros do Judiciário, fica mais  claro que os autores destes crimes sabem muito bem interpretar as leis benéficas a eles e contra o cidadão comum. Se presos, dizem que a culpa é de algum menor. Se condenados, ficam algum tempo na cadeia, fazendo novo curso de bandidagem e vão para as ruas, saindo pela porta da frente e voltando a cometer os mais bárbaros crimes. Pode ser que, quando o crime bate às portas daJustiça, seja feita alguma coisa para mudar esse quadro tenebroso.  

 

RICA HISTÓRIA

A homenagem aos 150 anos do Marechal Rondon, promovida pelo Governo do Estado, em parceria com Correios e Exército, merece registro especial, pela qualidade do trabalho e pela presença de muita gente no evento, realizado ao final da tarde desta terça. Rondon é uma figura do mundo, que leva até hoje o nome da nossa terra a qualquer país em que se busque um exemplo de humanidade, respeito e integração dos indígenas. Sua rica história está em fotos, painéis e textos no Porto Velho Shopping.

DESTAQUES

Nos eventos que marcaram a festa em homenagem a Rondon, houve vários destaques. Dois merecem citação. O primeiro, um caderno especial publicado no quase centenário Jornal Alto Madeira, contando a trajetória do Marechal e apresentado fotos inéditas. Outro foi o professor e historiador Aleks Palitot, que fez um excelente trabalho de pesquisa e organizou quase todos os principais eventos relacionadas com a data. Ele é, inclusive, o curador da exposição sobre o nosso grande herói que está acontecendo no Shopping.

 

JANTAR NO TRE

O Tribunal Regional Eleitoral julga hoje mais um processo contra o governador Confúcio Moura. A ação, proposta pelo Ministério Público Eleitoral, acusa membros do primeiro escalão de terem forçado servidores comissionados a comprarem ingressos para um jantar de apoio, na campanha, por mil reais. A defesa de Confúcio, é claro, nega qualquer ato ilícito no jantar, que reuniu não só servidores, mas também representantes de partidos aliados e amigos. O assunto entrou na pauta de debates do pleno na manhã desta quinta.

 

OLHOS EM 2016

Com a saída do páreo do professor e pastor Aluizio Vidal, o número de pré candidatos à Prefeitura, ao invés de diminuir, está aumentando. A cada dia surgem novos políticos e empresários, citados como prováveis nomes que entrariam na corrida pela cadeira hoje ocupada por Mauro Nazif. Um dos novos que surgiu em algumas conversas é o do presidente do PSDC regional, Edgar Tonial, o Edgar do Boi. Outros personagens, que têm tido pouco contato com o mundo político e com a administração pública, também andam pensando no caso. Um deles é daqueles peso pesados do mundo empresarial. Por enquanto, quer sigilo sobre o assunto, mas daqui a pouco vai se apresentar...

 

BATENDO PANELAS

O panelaço registrado em pelo menos 22 Estados (Rondônia não participou, na quase totalidade de suas cidades), demonstrou mais uma vez a desilusão de grande parte dos brasileiros com o Partido dos Trabalhadores. Sem a presença da presidente Dilma, que caiu fora do programa e com o ex presidente Lula como grande atração, os petistas fizeram um programa de 10 minutos no horário eleitoral gratuito sem grandes novidades. Enquanto as panelas batiam, país afora, na TV apareceria o Lula de sempre: o Brasil só passou a existir depois que o PT e ele próprio assumiram o poder. Dessa vez parece que a conversa não deu certo.

 

PERGUNTINHA

Quando o governo federal vai agir realmente em nossas fronteiras, para acabar com o tráfico de drogas e armas que entram facilmente em Rondônia e outros estados da região?

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nos mutirões da SESAU, um só hospital fez mais de mil cirurgias ortopédicas em cerca de um mês

Nos mutirões da SESAU, um só hospital fez mais de mil cirurgias ortopédicas em cerca de um mês

Há mutirões e mutirões. Há os que podem causar riscos, como os previstos de cirurgias oftalmológicas, feitas por equipes que vêm de fora e que even

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Do extremo sul do Estado surge um personagem na política estadual que está dando o que falar. O Delegado Flori, ainda jovem, mas já experiente, é o

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

          Estamos caminhando para nos tornarmos uma Nação onde não há mais parâmetros sobre o que é moral e o que não é. Sobre o que é legal e o que

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

          Não é só o irmão do presidente Lula, Frei Chico, blindado pelo grupo governista, que é maioria na CPMI da Roubalheira do INSS. Agora, Fábi

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)