Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

RECORD NEWS COM TRANSMISSÃO ESPECIAL DA EXPOVEL


 

RECORD NEWS COM TRANSMISSÃO ESPECIAL DA EXPOVEL  - Gente de Opinião

HÁ SIM LUGARES ONDE A ESSÊNCIA DA

DEMOCRACIA É LEVADA MUITO A SÉRIO

Um garoto planejou, friamente, a morte da mãe do melhor amigo. Foi um crime hediondo. A família da vítima, depois do julgamento, chorava ainda pela perda, mas se dizia aliviada porque o bandido, de 16 anos, foi condenado à prisão perpétua, mais oito anos. Em outro caso, um assaltante drogado atirou, sem ter havido qualquer reação da vítima, no rosto de um jovem, matando-o na hora. No julgamento, foi condenado à prisão perpétua e mais cinco anos, porque, no tribunal, ironizou a família da vítima. Nos dois casos, sem direito a redução da pena. Os familiares dos mortos sabem muito bem que nunca mais as terão. Mas saíram dos tribunais com a certeza da Justiça feita e que, pelo duro exemplo da lei, outros crimes seriam evitados. Aliviados. É ficção? Não é. Os dois casos fazem parte de milhares de condenações de criminosos violentos nos Estados Unidos, alguns deles ainda esperando no corredor da morte pela câmera de gás, nos estados onde ainda há a pena de morte. Vingança? Nada disso. No país mais democrático do mundo, o direito vale para todos e a lei é pesada para criminosos. E protege as vítimas e suas famílias.

No Brasil, um surto de idiotice, de incompetência e – quem sabe! – de conivência, faz com que autoridades discursem em defesa dos direitos dos bandidos; que penas para crimes brutais sejam transformadas em arremedo de Justiça; que violência bárbara demore uma década para receber ridículas punições; que haja muito mais preocupação com cadeias superlotadas do que com milhares e milhares de famílias que choram seus mortos. Essa é uma diferença fundamental de uma sociedade progressista e justa de outra, como a nossa, vivendo do discurso vazio e da demagogia. O Brasil ainda vai penar muito e pagar muito caro por tratar seus criminosos como gente boa. Nos Estados Unidos, eles são tratados como merecem.

 

NÓ GÓRDIO

A Caerd não tem estrutura para investir em praticamente nada e mantém a muito custo o pouco que conseguiu fazer no Estado. As Prefeituras, que estão no geral, morrendo a míngua e rezando por recursos estaduais e federais, querem municipalizar os serviço de abastecimento. Tomando o que a Caerd já fez na marra. É daqueles nós que ninguém consegue desatar.

PARAÍSO DO EMPREGUISMO

Desde que foi criada, a Caerd conseguiu fazer muito pouco. Na maioria do tempo, foi apenas uma máquina de dinheiro para seus próprios e um paraíso do empreguismo. Na última década, começou a melhorar, mas nunca conseguiu se recuperar do rombo do passado. Se não receber uma grande injeção de grana e se não for administrada por longos anos com seriedade, não é mesmo viável.

 

EQUAÇÃO COMPLEXA

As Prefeituras querem administrar o serviço de implantação do sistema de água. Para que? Não têm condições financeiras de manter seus serviços essenciais, como educação, saúde e vicinais, de onde tirarão recursos para investir? E ainda sabendo que só terão algum retorno depois de longos anos? É a típica equação que não se compreende. Mas, como é o Brasil, tudo pode acontecer.

LADO A

Interessante a forma parcial como algumas informações são dadas, inclusive pela imprensa nacional. Morto a tiros nesta semana, o líder camponês Adelino Ramos, o Dinho, quase foi santificado pela mídia, como defensor do meio ambiente e parceiro do Ibama na denúncia contra roubo de madeireiro.

LADO B

Ninguém se deu ao trabalho de procurar pela ficha criminal de Dinho. Ele e seu grupo estãoem vários órgãos policiais. Suspeito de assassinato, invasões armadas em propriedades, derrubadas ilegais, incêndios de propriedades estão registradas. Mas, esse lado da história não interessa para quem quer contar apenas uma versão da história.

CHACOTA

O caso da transposição, que parece brincadeira, teve mais um capítulo esta semana. A presidente Dilma Rousseff teria garantido ao senador Acir Gurgacaz que “dará agilidade” ao processo. Não seria mais fácil ela dizer: “vou assinar dia ...tal”? Não é possível que se aceite como normal o que estão fazendo com os rondonienses. Pode virar chacota.

IMPERDÍVEL

Começa hoje mais uma edição da Expovel, o maior evento do agronegócio em Rondônia. É uma feira que merece ser prestigiada por sua grandeza, suas atrações e por tudo o que sintetiza da nossa produção. E ainda tem sorteio de camionetas e motos. E ainda tem o rodeio internacional, um espetáculo. Imperdível de hoje até o outro domingo.

PELA TV

Quem não puder, por qualquer motivo, ir pessoalmente à Expovel, pode acompanhar tudo com uma grande cobertura especial que a Record News Rondônia, (Canal 58 na TV aberta e Canal 17 na TV a Cabo) realizará ao vivo, todas as noites e até o encerramento da festa. Everton Leoni, Léo Ladeia, Luana Najara e uma grande equipe participam da cobertura especial.

PERGUNTINHA

A namoro firme entre o governador Confúcio Moura e a maioria dos prefeitos do Estado é só romance de verão ou vai durar quatro anos?

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mais uma ameaça dos pequenos produtores? Governo vai gastar 600 milhões para fiscalizar 31 mil propriedades

Mais uma ameaça dos pequenos produtores? Governo vai gastar 600 milhões para fiscalizar 31 mil propriedades

          Regularização fundiária? Não é prioridade. O que importa é criar um programa que vai gastar 600 milhões de reais para fiscalizar áreas de p

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

          Você acha que zumbis são apenas ficção? Se estiver em algumas áreas da gigantesca Los Angeles, nos Estados Unidos, sua descrença vai por ág

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

           Ah, as nuvens da política! Elas se mexem com impressionante velocidade, trocando o que há poucas horas era certo por tudo diferente do qu

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha. Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha. Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

          Os números da pesquisa para o Governo, mostrados pelo instituto Real Time Big Data, no final de semana, mostraram praticamente um empate e

Gente de Opinião Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)