Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 30/04/09


Primeira Mão - 30/04/09 - Gente de Opinião 
COMISSIONADOS COMEÇAM A
TRABALHAR EM DOIS TURNOS

Uma decisão anunciada pelo governador Ivo Cassol, esta semana, pegou no contrapé todos os ocupantes de cargos em comissão, os famosos CDS do Estado. Pelo decreto publicado, todos os que têm funções de confiança passam, a partir da próxima segunda-feira, a cumprir dois turnos de trabalho. Os servidores estatutários, regidos por regime diferenciado, permanecerão com turno único de seis horas. Os comissionados, comandados pela CLT, vão trabalhar oito horas. A medida pegou a todos de surpresa. Cassol decidiu pela mudança porque, segundo informações do Departamento de Comunicação, o horário único para todos estava trazendo prejuízos ao Estado. Não só pelo aumento do trabalho, em função do crescimento e das necessidades da administração como também porque, ao funcionar apenas pela manhã, os órgãos estaduais estavam prejudicando centenas de pessoas que vêm do interior à procura dos serviços públicos. A pessoa que chegasse na Capital na primeira hora da tarde, teria que esperar até o dia seguinte para ser atendida. Muitos comissionados que trabalhavam só um turno até agora já tinham outros “bicos” na parte da tarde. Terão que deixá-los, até porque o governador determinou que uma comissão de fiscalização atue em todas as secretarias, para checar se todos estão cumprindo direitinho os dois turnos. A nova medida começa a valer hoje mas, como é feriado, inicia na prática já na segunda-feira.

 

NOVELÃO

Prossegue a interminável novela do PSDB de Rondônia, tão longa quanto aquela que os mais velhos não esquecem: “O Direito de nascer”, da velha e extinta TV Tupi. Nessa semana deveria sair o veredito do diretório nacional, dando a presidência a João Cahulla e já o indicando como pré-candidato ao Governo em 2010.

 

MAIS CAPÍTULOS

Está tudo acertado. Não se sabe o que pode ter ocorrido de novo, depois da decisão tomada, para que o comando nacional tucano não anunciasse oficialmente o que já foi definido a portas fechadas. Ou seja, mais alguns capítulos do “novelão” estão por vir.

 

PARCÃO

A Prefeitura da Capital anuncia para esta sexta, a partir das 18 horas, a inauguração do Parque Municipal, localizada na área nos fundos do Porto Velho Shopping. É a maior obra da compensação do empreendimento em favor da comunidade. Tudo está pronto para a grande festa de inauguração.

 

DIVIDIDO

Alguns meses antes da decisão final, o Partido dos Trabalhadores está dividido sobre quem escolherá para disputar o Governo em 2010. Até há poucas semanas ninguém duvidava que o nome mais cotado era o de Fátima Cleide. Mas o deputado Eduardo Valverde ocupou espaços importantes e já divide a preferência dos petistas. Até o final do ano a disputa interna vai ser dura.

 

ESTÁ FORA

Por enquanto, o prefeito Roberto Sobrinho faz ouvidos de mercador aos seus eleitores, correligionários e amigos que queriam que ele entrasse na briga pelo Governo, no ano que vem. Sobrinho diz que nesse momento só pensa em tocar seu segundo mandato com o maior sucesso possível.

 

MUDOU

A solenidade de entrega de novos 14 ônibus para o transporte coletivo da Capital, marcada para esta manhã, foi transferida. Alguns detalhes nos novos coletivos ainda precisam ser resolvidos. Os ônibus começam a circular provavelmente a partir da próxima semana.

 

MAIONESE

Teórico e cheio de projetos, alguns parecendo muito fora da realidade, o ministro Mangabeira Unger aportou em Rondônia para lançar o programa de produção de dendê. Esse, aliás, é um dos projetos viáveis. No geral, contudo, Mangabeira continua viajando na maionese, imaginando soluções para o país que não se entende como possíveis.

 

RESPOSTA

Na edição desta sexta-feira, a coluna publica, na íntegra, longa explicação do Ministério Público do Trabalho acerca de um acordo com a Caerd, que envolve troca de pesada multa à empresa por camionetes zero. O caso foi duramente criticado pelo deputado Miguel Sena, do PV e o MTB está respondendo à altura.

 

NUVENS NEGRAS

Até ontem à tarde, nenhum caso de gripe suína havia sido registrado no Brasil. Haviam algumas suspeitas mas nada de oficial. Alguns veículos da  imprensa brasileira, felizmente poucos, parecem estar na torcida, exagerando no noticiário. Um órgão nacional chegou a noticiar que já haveriam 20 casos comprovados no Brasil. Parece que a torcida é pela catástrofe.

 

POSITIVO

No geral, contudo, o assunto vem sendo tratado pelo governo e órgãos de comunicação com seriedade e responsabilidade. A gripe suína é perigosa mas só mortal quando não detectada a tempo. Pânico e informações desencontradas não ajudam em nada, nesse momento em que o mundo se assusta com o risco de pandemia.

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rocha prepara a sucessão comandando o PSD, que com ele se tornou um grande partido em Rondônia

Rocha prepara a sucessão comandando o PSD, que com ele se tornou um grande partido em Rondônia

            O PSD não está pra brincadeira! Quer o Governo, com Adailton Fúria e quer pelo menos uma das duas vagas do Senado, senão as duas. E mais

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

          Baseado em que princípio legal o governo Lula e seus aliados declararam guerra aos produtores rurais de Rondônia, como aliás o estão fazen

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

           No mercado, hoje, deixam de entrar na economia de Rondônia, equivalentes a 100 quilos de ouro que não é retirado. Isso  representa 740 mil

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

          Não terminou. Pelo contrário. Está pior em alguns bairros da cidade. Por isso, horas depois de um pronunciamento duro e contundente, feito

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)