Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 30/01/09


  
Primeira Mão - 30/01/09 - Gente de OpiniãoEXIGÊNCIA ESDRÚXULA: HORAS
EXTRAS PARA QUEM NÃO AS FEZ

Tem certas coisas que a gente não consegue compreender, não importa os raciocínios e as elocubrações mentais que se faça. Um deles está acontecendo agora, em Porto Velho, quando o sindicato dos trabalhadores municipais está exigindo que o município pague horas extras para todos os garis. É óbvio que o trabalho dos garis é vital para a cidade e eles merecem aplausos e respeito. Mas como pagar horas extras a quem não as fez? Onde nós estamos? O dinheiro do contribuinte tem que ser respeitado. Quem trabalha nos finais de semana e à noite têm direito sim. E pelas informações oficiais, todos esses recebem os valores justos, legais. Na capital rondoniense se paga o maior salário de garis do País – segundo a Prefeitura – e por isso não se entende que o sindicato deles faça reuniões para propor uma greve sem têm salários justos e em dia.

Mas e os que não fazem horas extras? Baseada em que lei, em que decisão, em que aparato com um pingo de legalidade o município vai pagar? Nos serviços terceirizados é outra coisa. Cada um tem o direito de exigir o que achar correto na empresa em que trabalha. Mas os servidores municipais, sejam quais forem, não têm direito de receber pelo que não fizeram. Aí já é demais!

 

NO PODER

Os acreanos querem tomar conta das obras das hidrelétricas do Madeira? Pelo menos é o que se está ouvindo, com o poder de decisão cada vez mais concentrado nas mãos do suplente de senador Siba Machado. E de sua eterna parceira, Marina Silva.

 

OUTRO LADO

Tem gente que fala demais e dá bom dia a cavalo. Não se pode concordar com os que têm criticado – quando não inventam – sobre questões das obras das hidrelétricas do rio Madeira. E é incompreensível que alguns temas importantes que vão mudar a vida da cidade e do Estado estejam sendo esquecidas.

 

RECORDE

Uma delas: o programa Acreditar, da Odebrecht, tem 26 mil inscritos para preparação de mão de obra especializada. Se não é o maior deve ser um dos maiores programas do país em formação de trabalhadores. E todo essa multidão é de gente só de Rondônia.

 

EM JOGO

Só a obra da usina de Santo Antonio já dá emprego, hoje, a mais de 1.800 pessoas. Outras 800 serão contratadas nos próximos meses. No auge da obra, entre 2010 e 2011, serão pelo menos oito mil trabalhadores. Porque esse tipo de informação não é festejada? Há, é claro! É porque há outros grandes interesses em jogo.

 

INVENÇÃO

Por exemplo, ataques vindos de ONGs, aquelas mesmas que recebem polpudas verbas públicas e na grande maioria dos casos não prestam contas. Além de representar interesses que nada tem a ver com o Brasil. É a mesma gente que “criou” uma tribo indígena que não existe para anunciar que ela seria dizimada pelas obras das hidrelétricas.

 

SERELEPE

Mariana Carvalho, a jovem vereadora em primeiro mandato, não pára. Mesmo antes de começar as atividades na Câmara de Porto Velho, ela anda serelepe em todos os cantos da cidade, fazendo reuniões, apresentando propostas, discutindo assuntos da cidade com o prefeito interino Emerson Castro. Está dizendo a que veio, a Mariana!

 

SÓ PENSANDO

Outro que recém chegou à Câmara e já estaria de olho na Assembléia Legislativa é Marcelo dos Reis. O jornalista e homem de televisão tem ouvido, aqui e ali, incentivo para disputar uma cadeira em 2010. Não diz nada, por enquanto.

 

AINDA FALTA

Dos aliados mais importantes do prefeito Roberto Sobrinho, em seu primeiro mandato, só falta “acomodar” ainda o agora ex-vereador Alan Queiróz. Embora tenha feito uma votação muito boa, ele ficou fora da Câmara por causa da legenda. A qualquer momento Alan pode ser aproveitado na administração petista.

 

NOVO CHEFE

A Fiero trocou de comando ontem à noite, em solenidade das mais concorridas. Saiu Euzébio Guareschi, empresário da construção civil e entrou Denis Baú, que é do mesmo setor. Guareschi é de Ji-Paraná e Denis de Porto Velho.

 

REDONDO

O General Manelão queixou-se anos a fio da falta de apoio e patrocinador de peso para sua Banda do Vai quem Quer, gigantesca e que continua crescendo. Nesse ano, contudo, desceu redondo o patrocínio que chegou para o bloco do Manelão. 

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Do extremo sul do Estado surge um personagem na política estadual que está dando o que falar. O Delegado Flori, ainda jovem, mas já experiente, é o

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

          Estamos caminhando para nos tornarmos uma Nação onde não há mais parâmetros sobre o que é moral e o que não é. Sobre o que é legal e o que

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

          Não é só o irmão do presidente Lula, Frei Chico, blindado pelo grupo governista, que é maioria na CPMI da Roubalheira do INSS. Agora, Fábi

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

           Não foi de um dia para o outro. O domínio do STF sobre o país começou, na verdade, num ato isolado do então ministro Ricardo Lewandowski,

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)