Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 29/11/08


Primeira Mão - 29/11/08 - Gente de Opinião 

FAZER BOAS LEIS ATÉ QUE É FÁCIL.
O DIFÍCIL É FISCALIZAR E CUMPRIR

Um projeto polêmico tramita nas comissões internas da Assembléia Legislativa. A idéia é do deputado Alexandre Brito. Se tornado lei, será proibido o fumo em estabelecimentos comerciais, todos os órgãos públicos, ônibus e táxis. Os restaurantes serão obrigados a criar áreas específicas para fumantes. Médico, o parlamentar defende a proibição do fumo em todos os locais possíveis, alegando, por exemplo, que o cigarro é o culpado por pelo menos 50 tipos de doenças.

É um assunto complicado, esse do fumo. De um lado é incontestável o que ele causa de mal não só a quem tem o vício mas também aos que o cercam. De outro, está o direito do fumante em escolher a forma como quer morrer. Mas o fumante passivo também adoece e é por aí que as leis se pegam. O assunto está andando na Assembléia e a tendência é que ele seja aprovado. O problema, como em tudo nesse país, será a fiscalização e a punição a quem não cumprir o que a lei manda. Criar leis boas até que se cria. Fazer cumpri-las, aí já é um outro assunto, mais complicado do que fumar em todos os lugares, inclusive fechados, por exemplo.

 

FORA DA REALIDADE

Segundo o Conselho Nacional de Justiça, apenas 160 pessoas têm seus telefones grampeados em Rondônia devidamente autorizados pelo Judiciário. É mais que óbvio que esse número não retrata nem de perto a realidade.

 

MUITO MAIS

Os grampos não autorizados proliferam e há quem diga que esse número é pelo menos 50 vezes maior. Se alguém falar que pode haver até oito mil telefones sob escuta – a grande maioria ilegal – poderá estar perto da realidade.

 

DUAS VERSÕES

Hoje, qualquer pessoa que use o celular está sempre preocupada. A Justiça diz que há somente seis mil e poucos aparelhos sob escuta autorizada. Mas o Senado diz que esse número pode chegar a mais de 400 mil em todo o País.

 

MP NA JOGADA

O caso da hidrelétrica de Jirau começa a complicar. O Ministério Público vai fundo na questão e não quer permitir que a usina seja construída fora do que foi projetada, a menos que os estudos do novo local – a 12 quilômetros de distância do original – comecem do zero.

 

PURA BOBAGEM

De vez em quando alguém fala ou divulga um absurdo, meia dúzia acredita, a história se multiplica e acaba sendo espalhada como verdade. A bobagem de que o presidente Lula poderia decidir ser candidato a senador por Rondônia é uma dessas coisas que não se entende se onde saiu.

 

MALUQUICE

Como essas históricas atraem conversas – e quem adora boato não perde uma chance de comentar – de vez em quando aparecem alguns crédulos, daqueles que crêem em tudo mesmo, para achar que uma candidatura de Lula por Rondônia não seria uma coisa maluca. Mas, é claro que é absurdo total.

 

BOATARIA

Quando se anunciou, essa semana, a apreensão de mais de 300 quilos de maconha trazidos de avião e apreendida no aeroclube de Porto Velho, a boataria novamente correu solta. Telefonemas correram de um lado a outro, informando que autoridades estariam envolvidas no crime. Tudo papo furado, de gente que não tem o que fazer.

 

FALTOU FALAR

O que pouca gente falou – e deveria ter feito – foi sobre o grande trabalho de investigação dos policiais do Denarc. Trabalhando duro durante mais de seis meses, a equipe conseguiu levantar todas as informações da quadrilha que trazia droga por aviões. E prendeu todos os envolvidos.

 

DOIS CAMPEÕES

São paulinos e colorados andam que é só sorrisos. Os torcedores do São Paulo e do Internacional de Porto Alegre estão prestes a se tornar os dois únicos campeões neste final de ano. O São Paulo do Brasileirão e o Inter da Copa Sul Americana.

 

COLORADOS

Liderada pelo advogado Amadeu Machado, a torcida colorada de Porto Velho se prepara para a festa na próxima quarta-feira, quando seu time pode ganhar mais um título inédito, caso vença de novo o Estudiantes da Argentina.

 

É POSITIVO

O IBGE anuncia que a população brasileira vem crescendo hoje muito abaixo do que o previsto no início da década. E que em 2050 teremos 40 milhões de brasileiros a menos do que se poderia esperar se o crescimento continuasse igual ao da década passada. Enfim, uma boa notícia. Teremos menos gente inclusive entre os pobres e miseráveis

Fonte: Sergio Pires/Gentedeopinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Sergio Pires

A guerra que nunca terá fim! + A feira tem muitos políticos e não faltam fofocas + Médica pode ter punição exemplar

A guerra que nunca terá fim! + A feira tem muitos políticos e não faltam fofocas + Médica pode ter punição exemplar

A GUERRA DA UCRÂNIA PODE TERMINAR EM BREVE, MAS A DECRETADA PELOS CRIMINOSOS CONTRA A SOCIEDADE BRASILEIRA, NUNCA TERÁ FIM!A guerra de invasão da Uc

Dória cai fora da sucessão + Republicanos traz Damares+ Porte de armas para vigilantes

Dória cai fora da sucessão + Republicanos traz Damares+ Porte de armas para vigilantes

ELEITO NA ESTEIRA DO SUCESSO DE BOLSONARO, DÓRIA SE TORNOU UMA FIGURA PATÉTICA NA POLÍTICA NACIONAL E CAI FORA DA SUCESSÃO  Houve, claro, alguma su

A grandeza do agronegócio rondoniense + Vaga ao senado + Dez mulheres mortas

A grandeza do agronegócio rondoniense + Vaga ao senado + Dez mulheres mortas

COMEÇA UMA FEIRA GIGANTE QUE RESUME TODA A GRANDEZA DO AGRONEGÓCIO RONDONIENSE Rondônia tem sido, nos últimos anos, uma ilha de prosperidade, com nú

Um assassinato brutal + Governo e o salário de maio + STF usa bom senso + Crimes violentos em Rondônia

Um assassinato brutal + Governo e o salário de maio + STF usa bom senso + Crimes violentos em Rondônia

SERIA UMA LINDA HISTÓRIA DE RECOMEÇO, CASO NÃO HOUVESSE, NO CAMINHO, UM ASSASSINATO BRUTAL           Seria uma história simples, de uma mulher bras