Porto Velho (RO) sábado, 28 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 27/11/08


Primeira Mão - 27/11/08 - Gente de Opinião 
CUIDADO JIRAU, SE NÃO TEU NOME
PODE PASSAR A SER BELO MONTE! 

Há mais de uma década, tenta-se construir a hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará. Nos últimos anos, uma sucessão de medidas judiciais simplesmente pararam a obra. Uma hora é irregularidade nos estudos ambientais, outra hora é porque os índios não foram ouvidos à exaustão, outra é que ONGs e organismos internacionais ganharam liminares dizendo que a obra é inviável e que destruirá o meio ambiente. Até houve cogitação de denunciar o governo brasileiro a organismos internacionais por pretensa “guerra de extinção contra os indígenas”. Alguém já viu esse filme? Claro, ele começa a passar agora, repetindo Belo Monte (a foto é de como a usina seria, se construída), em relação à hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira. Por qualquer questão a Justiça manda parar a obra, como se a construção de uma hidrelétrica gigante tivesse que ficar à mercê de jogadas legais e ainda mais depois de ser iniciada. Jirau pode ir para o mesmo caminho para se tornar outra nova Belo Monte. Nunca devemos nos esquecer quem manda de verdade nessa região, onde há áreas em que a língua portuguesa é praticada por minorias e os interesses nacionais ficam em segundo ou terceiro planos. Portanto, Jirau, cuidado para não ter trocado seu nome para Belo Monte! 

 

FANTASMA

O Dnit anuncia oficialmente que em dois anos será construída a ponte internacional ligando Brasil e Bolívia, a partir de Guajará Mirim. Esperamos, todos, que a tal ponte não seja igual a projetada sobre o rio Madeira, no bairro da Balsa, em Porto Velho. Essa já entrou para o folclore, como a ponte-fantasma.

 

MAIS AÇÃO

Está na hora das dezenas de obras gigantescas já anunciadas para Rondônia começarem a sair dos discursos. Há anos se espera alguma coisa que realmente transforme pelo menos a capital. A única obra até agora, concreta e realizada, foi a duplicação da BR 364 entre Candeias e a Unir.

 

PARA QUE SERVE?

Claro que não se pode esquecer o elefante branco que é a penitenciária federal de segurança máxima. Essa sim, a máxima em desperdício de dinheiro público, já que foi concluída, inaugurada e...jamais abrigou um só preso federal. 

 

BELEZA INUSITADA

Neste final de semana, Rondônia participa de uma disputa nacional inusitada. A jovem Jú Kananda representa Porto Velho e o Estado na finalíssima do projeto “Beleza na Favela”, promovido pela TV Record nacional. Todas as capitais do país terão representantes de belas jovens vindas da periferia.

 

FECHANDO

Os comerciantes do centro da cidade querem competir à altura, nessa época do ano, com o Porto Velho Shopping, a grande novidade deste Natal. Nesta semana, reunião da CDL propôs até o fechamento da avenida Sete de Setembro para o tráfego, para facilitar o acesso dos compradores. Será que esse negócio não se tornaria um gol contra?

 

RISCO

O problema que ao fechar a principal avenida da Capital para o trânsito, ao invés de ajudar a proposta poderia atrapalhar ainda mais o já caótico tráfego de veículos na área central. Mas o assunto continua sendo debatido e há muitas vozes que apóiam a idéia.

 

DEU NO IBOPE

As maravilhas de Rondônia encantam o Brasil. E fizeram o maior sucesso na Rede Record, domingo passado. O Programa Domingo Espetacular estava com média de 13 pontos no Ibope. Quando entrou a reportagem do Vale do Guaporé, o percentual subiu para 18 pontos. Mais ou menos 1,5 milhão de espectadores só na Grande São Paulo.

 

CATARINAS

Muitos catarinenses que vieram para o Estado acompanham angustiados a maior tragédia que sua terra Natal já viveu, com as enchentes deste ano. Quase uma centena de mortos e milhares de desabrigados deixam os rondonienses por adoção e “catarinas” de nascimento em estado de tristeza e pânico.

 

SOLIDARIEDADE

A hora é de solidariedade para com os que estão passando pelo terrível flagelo. Rondônia dos brasileiros de todos os quadrantes também precisa se mobilizar para ajudar, com o que for possível, a população catarinense que está vivendo um verdadeiro caos.

 

SANGUE

A Fundação Hemeron está convocando doadores e não doadores para mais uma campanha de arrecadação de sangue. O final de ano está chegando e há necessidade de haver um grande estoque disponível. O Hemeron fica ao lado do Hospital de Base. Vamos lá, doadores!

Fonte: Sergio Pieres/Gentedeopinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Sergio Pires

O Planalto apoia Mariana Carvalho para o Senado? + Marcos Rocha otimista com a reeleição + Prédios tremem em Porto Velho

O Planalto apoia Mariana Carvalho para o Senado? + Marcos Rocha otimista com a reeleição + Prédios tremem em Porto Velho

BASTIDORES AVISAM: OS BOLSONARO APOIAM MARIANA CARVALHO PARA O SENADO Quem será o nome que o presidente Jair Bolsonaro vai escolher para concorrer

A guerra que nunca terá fim! + A feira tem muitos políticos e não faltam fofocas + Médica pode ter punição exemplar

A guerra que nunca terá fim! + A feira tem muitos políticos e não faltam fofocas + Médica pode ter punição exemplar

A GUERRA DA UCRÂNIA PODE TERMINAR EM BREVE, MAS A DECRETADA PELOS CRIMINOSOS CONTRA A SOCIEDADE BRASILEIRA, NUNCA TERÁ FIM!A guerra de invasão da Uc

Dória cai fora da sucessão + Republicanos traz Damares+ Porte de armas para vigilantes

Dória cai fora da sucessão + Republicanos traz Damares+ Porte de armas para vigilantes

ELEITO NA ESTEIRA DO SUCESSO DE BOLSONARO, DÓRIA SE TORNOU UMA FIGURA PATÉTICA NA POLÍTICA NACIONAL E CAI FORA DA SUCESSÃO  Houve, claro, alguma su

A grandeza do agronegócio rondoniense + Vaga ao senado + Dez mulheres mortas

A grandeza do agronegócio rondoniense + Vaga ao senado + Dez mulheres mortas

COMEÇA UMA FEIRA GIGANTE QUE RESUME TODA A GRANDEZA DO AGRONEGÓCIO RONDONIENSE Rondônia tem sido, nos últimos anos, uma ilha de prosperidade, com nú