Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 25/09/10


 Primeira Mão - 25/09/10 - Gente de Opinião

POR ESSA NINGUÉM ESPERAVA: STF
LAVOU AS MÃOS NO CASO FICHA LIMPA

Se os ministros da mais alta corte do país não decidem, como ficará então o povão, o eleitor, o brasileiro comum? Perdido como cachorro que caiu da mudança, o eleitor não sabe exatamente se alguns dos nomes que escolheu para votar podem ser eleitos. E se eleitos, tomarão posse. E se outros eleitos nas coligações, chegarão algum dia ao poder. E se chegarem, quanto tempo ficarão, até que mude tudo de novo. Mais do que qualquer coisa, a decisão do STF em empurrar com a barriga a decisão sobre a Lei Ficha Limpa deixa o país aturdido, a poucos dias do pleito. Todos os candidatos que tiveram suas candidaturas impugnadas podem disputar, mas ninguém sabe se eles terão futuro, se eleitos. Lamentavelmente, pareceu ao país que as reuniões de quarta e quinta, no Supremo, foram encenações, porque ficou pelo menos na cabeça de quem acompanhou toda a votação de que, bem antes do resultado de empate em cinco a cinco nos votos dos ministros, a cena final já estava preparada há dias.

Dois outros aspectos importantes devem ser destacados. Um deles, que a Lei Ficha Limpa vai mesmo representar uma revolução muito positiva na política brasileira. A outra, é que até agora cinco ministros do Supremo, guardião da Constituição, decidiram abrir uma brecha na nossa Carta Magna, aceitando que nela fosse inserida uma lei totalmente fora do que ela prega. A Ficha Limpa é vital para a política brasileira, mas tem que ser implantada sem violar a Constituição. Senão, é tentar fechar o buraco por onde jorra a água, na barragem, com uma banana de dinamite. Depois que arrombou, não tem mais volta.  E cinco guardiões da nossa maior lei não se preocuparam com isso.

 

POUCOS DIAS

 

É o último sábado antes de 3 de outubro. Como o STF não decidiu nada, nem contra nem a favor, todos os cinco candidatos estarão aptos a participar do pleito na corrida pelo governo. Inclusive Expedito Júnior, cujos seguidores estavam preocupados. Ficaram pelo menos mais aliviados. A partir de agora, a campanha entra na reta final e a decisão fica com o eleitor.

 

CAHULLA NO VIA SAT

 

Neste sábado, a partir das 9h30 da manhã, o governador e candidato à reeleição João Cahulla é o entrevistado do programa VIA SAT, da TV Candelária, em rede estadual, via satélite e com transmissão em HD (ineditismo da Candelária), para toda a Rondônia. Cahulla vai falar dos seus planos e projetos para os jornalistas Léo Ladeia e Sérgio Pires.

 

UMA HORA E MEIA

 

Todos os demais postulantes ao governo do Estado já foram entrevistados no programa, que tem se tornado uma atração especial na programação estadual das TVs, nos finais de semana. Cada um dos concorrentes teve uma hora e meia para falar com o eleitor, mostrar propostas e pedir votos. Hoje será a vez de Cahulla.

 OLHA O MIGUEL!

 

O deputado estadual Miguel Sena anda percorrendo várias regiões do Estado e se anima com o que tem visto e ouvido. Sua candidatura só cresce e seus simpatizantes estão muito otimistas com relação à reeleição dele. Miguel foi um dos parlamentares mais atuantes da atual legislatura.

 

BUUUUUUUUUM

 

Voltando a falar em dinamite, a coisa começou a esquentar pelos lados do presídio federal, onde Porto Velho recebe alguns convidados  que implantaram o terror em seus estados. Preparando certamente uma fuga de alguns dos maiores bandidos do país, que estão no Presídio Federal que deveria ser de segurança máxima, seus asseclas esconderam os explosivos. Felizmente alguém descobriu.

 

INCOMPETÊNCIA

 

O que não se entende é como, numa prisão de segurança máxima, alguém pode se aproximar do local e esconder explosivos a menos de 50 metros dos muros. Dá prá explicar uma coisa dessas? A vigilância não tem que ser interna e externa e num amplo perímetro? Ou seja, mais uma vez estamos prestes a ficar nas mãos de criminosos por causa da incompetência generalizada.

 

TRE SE DESMENTE

 

Lamentável! O site do Tribunal Regional Eleitoral, não se sabe em que fontes colheu a informação, anunciou essa semana a prisão do candidato a deputado Gebrin Santos, de Ji-Paraná. Relatou inclusive uma ação da Polícia Federal. No outro dia, o mesmo site do mesmo TR E teve que desmentir a informação falsa que divulgara. Num site oficial de um órgão com o TR E esse tipo de absurdo não pode acontecer.

 

NOVOS LEGISLADORES

 

Com a incompetência e inação dos congressistas e parlamentares, cada vez mais é o Ministério Público e o Judiciário que estão legislando. E tem muita gente dentro desses dois poderes que estão gostando muito das novas funções. Podem legislar a vontade sem precisar de nem um só voto dos eleitores. Moleza.

 

NÃO TEM FIM

 

Até ontem, nada menos do que 113 assassinatos já haviam sido registrados na delegacia especializada de Porto Velho. Quase 12 mortes violentas por mês, mais de uma a cada três dias. Nesse ritmo, a capital rondoniense está correndo célere para ser uma das cidades com maior número de homicídios no país. E mata-se por qualquer bobagem.
 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Sergio Pires  - [email protected]
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube / Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Claro que houve tentativa de obstrução e outras medidas, para que o requerimento não fosse aprovado, de parte de deputados dos partidos de esquerda.

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Ter o poder, numa democracia, não é apenas ter voto. Saber dialogar, apontar caminhos, superar as dificuldades enormes pela frente e unir forças, sã

Exagero ou realidade? Deputado diz no Parlamento Europeu que o Brasil está se transformando em ditadura!

Exagero ou realidade? Deputado diz no Parlamento Europeu que o Brasil está se transformando em ditadura!

Foi um depoimento eivado de emoção e de opiniões duras contra o que está acontecendo no Brasil, nos dias de hoje. Um dos mais radicais opositores ao

Sucessão em Porto Velho: Confúcio pode buscar união de partidos da base de Lula em torno do MDB

Sucessão em Porto Velho: Confúcio pode buscar união de partidos da base de Lula em torno do MDB

E agora, José? A grande maioria do eleitorado porto-velhense, essencialmente conservadora, já tem pelo menos três nomes fortes para escolher, na ele

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)