Porto Velho (RO) domingo, 22 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 22/12/10


Primeira Mão - 22/12/10 - Gente de Opinião

TRIO DE NOVAS DEPUTADAS ESTADUAIS

TÊM UM BOM EXEMPLO A SER SEGUIDO

Como agirão as três mulheres que assumem cadeiras na Assembleia Legislativa nesta próxima legislatura? Trabalharão em conjunto para defender causas femininas ou seguirão apenas as orientações dos seus líderes partidários, todos homens? No universo do eleitorado, embora as mulheres já sejam maioria em muitas cidades, elas conseguem pouco espaço na política. Pelo menos foi o que aconteceu até agora. Pode ser que com a ascensão de Dilma Rousseff à Presidência da República, com a participação maior das mulheres no governo e com o caminho da igualdade dos sexos muito mais aberto, a representação feminina nos parlamentos melhore, se amplie e torne a presença delas mais significativa. Não se sabe ainda o que se pode esperar das três novas deputadas estaduais rondonienses. Epifânia Barbosa, do PT, tem um histórico de luta sindical e liderança na área da educação. Ana da Oito é mais ligada à assistência social e à área de saúde. Glaucione Nery chega como uma importante liderança de Cacoal, de onde saiu com votação muito expressiva, vinda de praticamente todos os segmentos da sociedade. Terão elas voz no parlamento? Vão se destacar ou ficar no baixo clero, como o fez a única mulher da atual legislatura, Daniela Amorim?

Talvez seja o caso das três se espelharem no sucesso eleitoral e político de outra mulher rondoniense, a deputada federal Marinha Raupp. Do alto dos seus 100 mil votos, Marinha chega ao seu quinto mandato com votação histórica. Encontrou seu nicho de atuação conseguindo muitas verbas diretamente para os municípios e teve o apoio da maioria dos prefeitos rondonienses. As três novas mulheres que chegam à Assembleia em 2011 terão que procurar também seus caminhos próprios, abrir parcerias, ocupar nichos vazios na política e trabalhar duro. Marinha é um bom exemplo. Se for seguido por nossas novas deputadas, já será meio caminho andado para o sucesso na complexa atividade parlamentar.

 

FALTA VERGONHA

Nada como o tratamento dado a um ser considerado muito acima de todos os outros. No Tocantins, o presidente do Tribunal de Justiça, Willamara Leira e seu vice, Carlos Luiz Souza, foram afastados pela corte do STJ. Junto com outras autoridades do Judiciário daquele estado, são acusados de venda de sentenças. A grande notícia é que todos os afastados continuarão recebendo seus salários integralmente. Uma vergonha.

TEM QUE INVESTIGAR

O novo Código Penal aprovado na Câmara Federal tem algumas pérolas. Uma delas é que transforma o interrogatório do preso não numa forma de conseguir provas contra quem praticou o crime, mas sim como “meio de defesa”. Não é possível uma coisa dessas. Se fosse num país sério, já se começaria a investigar com que intenção uma lei é feita para dar ampla guarida à bandidagem.

INVERSÃO

O Brasil é assim: deputados federais vão ganhar 26 mil reais. Milhares de professores ganham um salário mínimo ou até menos, em algumas regiões. Delegados de polícia, em estados que pagam bem (como Rondônia), ganham na faixa de 7 mil reais. PMs e policiais que vão às ruas enfrentar o crime, ganham entre 1.300 e 1.500 reais. Trágico.

TIRANDO SARRO

Confúcio Moura mostrou seu lado bem humorado, ao ironizar o uso de textos do seu livro, Caleidoscópio, pela oposição, durante a campanha eleitoral. “Achei o máximo. Fiquei sabendo que vendi todos os livros. Eu mesmo só tenho um”, escreveu o governador eleito em seu blog. Tirou sarro das críticas que sofreu por causa dos textos polêmicos.

SEPULTAMENTO

Se for mantida no pleno a liminar do STF que mandou diplomar Natan Donadon como deputado federal, ele assume a vaga e deixa o Padre Tom, do PT, fora da Câmara. Condenado pela Licha da Ficha Limpa, Donadon se mantém no ar através de decisões contraditórias da Justiça. A mesma Justiça que decidiu pela validade da Lei Ficha Limpa já para estas eleições e que, agora, decidiu abrir uma cova para sepultá-la.

GARÇON FIRME

Havia, inicialmente, o cálculo de que, caso os votos de Donadon fossem validados, quem perderia a vaga seria o deputado reeleito Lindomar Garçon. A conta estava errada. Garçon está garantidíssimo. Não corre nenhum risco de perder o mandato. Mas bem que o PMDB tentou tomá-lo, para colocar também o ex-senador e ex-ministro Amir Lando.

COM A BOLA TODA

Valdir Raupp está assumindo o comando nacional do PMDB, o maior partido político do país. É a primeira vez que um político de um estado considerado periférico na política nacional chega a tão importante cargo. Raupp, campeão de votos para a reeleição ao Senado, começa 2011 com a bola toda.

EDUCAÇÃO NA FRENTE

Dentro de 10 dias, Confúcio Moura assume o governo do Estado. Chega com uma equipe nova, com muitos nomes desconhecidos em várias regiões do Estado, mas vem cheio de planos para começar profundas mudanças imediatamente. A primeira delas, ao que se ouve, será na área da educação.

AFAGOS

Aliás, o governador eleito tem mandado recados com afagos aos professores. Num deles, avisa que toda a melhoria no sistema educacional começar pela valorização dos mestres. No Sintero, já há expectativa de festa com a possibilidade de que, de cara, o novo governo anuncie reajuste salarial para a categoria. Esperemos para ver.

 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião
   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Sergio Pires

Médicos pelo Brasil: Relatório de Confúcio Moura causa polêmica  + BR 364 matou um a cada cinco dias + Aplausos a Léo, Mariana, Chrisóstomo e Nazif

Médicos pelo Brasil: Relatório de Confúcio Moura causa polêmica + BR 364 matou um a cada cinco dias + Aplausos a Léo, Mariana, Chrisóstomo e Nazif

MÉDICOS PELO BRASIL: RELATÓRIO DE CONFÚCIO MOURA CAUSA POLÊMICA POR ACEITAR CUBANOS SEM O REVALIDA Há muitas opiniões diferentes, contraditórias, co

Direto ao Ponto com Vinicius Miguel

Direto ao Ponto com Vinicius Miguel

Sábado 12 horas e Domingo 7:30, na Record News. A partir da noite de sábado, no site Gente de Opinião. Direto ao Ponto, com Vinicius Miguel!Veja o víd