Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 21/09/11


 Primeira Mão - 21/09/11 - Gente de Opinião

A FIERO, CENTRAL DE BOAS NOTÍCIAS,
PRECISA SER VALORIZADA POR TODOS
 
Às vezes, na correria da vida e até porque se valoriza geralmente mais as coisas negativas do que as positivas, a gente esquece de destacar o que está acontecendo de bom na nossa terra. Cercados por problemas, pressionados na luta pela sobrevivência, acabamos não enfatizando, com o devido valor, conquistas, avanços, realizações importantes. É o caso, por exemplo, do que vem sendo realizado pela Federação das Indústrias de Rondônia. A entidade, que recém completou apenas 25 anos, já avançou muito. O sucesso da quinta edição da Feiron, com mais que o dobro de participantes do ano anterior e voltada para o mercado internacional, foi mais uma prova do quanto ela tem ajudado o Estado a avançar. Obras como as gigantescas hidrelétricas do rio Madeira nasceram lá dentro, embora pouca gente saiba disso. Há pelo menos 25 mil jovens e adultos sendo preparados em serviços especializados por ano, dentro do sistema Sesi/Senai. E quem sabe tudo desse trabalho gigantesco que a entidade presta a Rondônia, preparando-a para enfrentar o futuro?
 
Busca de novos mercados; luta para enfrentar a mais pesada carga de impostos do mundo, paga pelos empresários brasileiros – e rondonienses, é claro! -; incessante esforço pela competitividade; cursos especializados, palestras, grandes feiras de negócios: tudo isso é criado dentro da Fiero. Mas como ela no geral é um centro de boas notícias – e a gente tende a valorizar as más novas – seus grandes feitos acabam sendo relegados a um segundo plano. Não deveria. Temos que aprender a valorizar as coisas boas, as conquistas, os avanços, os resultados obtidos por grupos que vivem e pensam coisas melhores para nossa terra. A Fiero de Dênis Baú e de Gilberto Baptista – e que amanhã estará em outras mãos, seguindo o mesmo caminho – precisa ser mais conhecida pelos rondonienses. Ela sim, está ajudando a tornar a vida de todos nós um pouco melhor.
 
 
 
PORTAS FECHADAS
 
Continua a crise na Unir. E não vai terminar tão cedo. Professores e alunos não aguentam mais a forma como a principal universidade de Rondônia é relegada ao esquecimento e ao abandono. Está na hora de toda a sociedade se mobilizar, ao lado dos universitários, para exigir que a Unir tenha, de uma vez por toda, o tratamento que merece. Do jeito que está, é melhor fechar as portas.
 
 
 
ELOCUBRAÇÃO
 
Uma elocubração política andou sendo aventada, dia desses, em relação à próxima eleição em Porto Velho. Nada sem sentido, mas apenas um balão de ensaio, ouvido de um bem informado eleitor. Ele disse que, se continuar sendo parceiro da Capital em seu governo, Confúcio Moura poderá ter grande influência na disputa de 2012. E indicaria, se quisesse, um nome novo, pouco conhecido do eleitorado porto-velhense mas, por outro lado, sem rejeição. Teria alguma chance de dar certo?
 
 
 
TROCA DE PRÉDIO
 
Tem coisas que são absurdas, mas que na terra da impunidade geral não deveria surpreender. Homens públicos, denunciados ou até flagrados em sacanagens com nosso dinheiro, reis da mutretagem, quando perdem seus cargos no governo só trocam de prédio. Voltam para o Congresso. Como se nenhuma irregularidade tivessem cometido. Limpa-se o lixo do governo e apenas ele é transferido para a Câmara ou para o Senado. Não é a mais pura verdade?
 
 
 
LENTIDÃO
 
Empresários que precisam da agilidade das comunicações para fechar negócios andam indignados com o sistema falho de telefonia celular em Rondônia e com a lentidão da internet. Nos próximos dias, o assunto será tema de encontro com autoridades para que a situação seja resolvida. Nos dois quesitos, Rondônia está longe dos principais centros do país
 
 
 
PARCERIA
 
Nos próximos dias, um grande negócio pode ser anunciado. Grupo rondoniense, responsável por vários empreendimentos, está prestes a firmar parceria com um poderoso conglomerado nacional. Tudo está sendo feito no mais absoluto sigilo. Mas a novidade, se concretizada, deverá ser anunciada em um ou dois meses, se tanto.
 
 
 
E AS VÍTIMAS?
 
Há uma grande preocupação, de parte das autoridades do Judiciário, um esforço até, para que a bela jovem Suzane Von Richtoffen ganhe o direito à progressão de pena. Condenada a 38 anos de prisão por matar os próprios pais, por dinheiro e apenas por dinheiro, ela só não ganhou as ruas porque psicólogos têm convencido os juízes de que a moça,se sair, pode cometer crimes novamente.
 
 
 
CADEIA NELES!
 
É uma vergonha a que os brasileiros de bem são submetidos. Uma assassina fria, que matou os próprios pais, com crueldade e ainda foi chorar no velório, só não deixou a cadeia ainda porque há quem diga que ela é perigosa. Se passasse nos testes psicológicos, estaria livre ligeirinho. Quem fez esse tipo de lei é que deveria estar cumprindo pena.
 
 
 
ILUSÃO
 
Pesquisas estão pululando por todos os lados, tanto em Porto Velho quanto no interior. Algumas até que apresentam algum contexto de realidade, mas outras não servem para nada. A não enganar alguns pré candidatos que não têm chance alguma, mas que acabam gastando uma grana preta para aparecer na tal pesquisa. Ilusão pura e gastança desnecessária...
 
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Do extremo sul do Estado surge um personagem na política estadual que está dando o que falar. O Delegado Flori, ainda jovem, mas já experiente, é o

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

          Estamos caminhando para nos tornarmos uma Nação onde não há mais parâmetros sobre o que é moral e o que não é. Sobre o que é legal e o que

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

          Não é só o irmão do presidente Lula, Frei Chico, blindado pelo grupo governista, que é maioria na CPMI da Roubalheira do INSS. Agora, Fábi

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

           Não foi de um dia para o outro. O domínio do STF sobre o país começou, na verdade, num ato isolado do então ministro Ricardo Lewandowski,

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)