Porto Velho (RO) sábado, 21 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 20/11/08


Primeira Mão - 20/11/08 - Gente de Opinião 

ALGUÉM SE LEMBRA QUEM É ESSE TAL DE FEDERICO FELINI?

Federico Felini morreu exatamente há 15 anos atrás. E daí? Num mundo em que os grandes nomes da cultura são substituídos por sucessos pasteurizados, novelas sem pé nem cabeça, artistas formados a fórceps em “reality shows” e duplas sertanejas cantando as mesmas rimas pobres, uma atrás da outra (mas encantando os ouvidos de milhões), gente como Felini não tem mais espaço ou vez. Nem a Itália e nem o mundo lembram mais de Felini. Ele foi embora e levou consigo o que de melhor o cinema já produziu. Agora, é a era dos desenhos computadorizados e dos atores fabricados em laboratório. Felini caiu fora deste mundo em que a cultura é apenas um meio de produzir riquezas, não importa sua qualidade.

Um dos maiores cineastas de todos os tempos levou consigo uma forma de fazer filmes que encantou gerações. Mas caiu no esquecimento e sumiu do mapa, engolido pelos novos jeitos da arte, de se produzir astros descartáveis, muitos deles figuras quase esqueléticas desfilando em tapetes vermelhos entre uma dose e outra de cocaína ou de uísque. O tempo avança mas, infelizmente, a cultura retrocede. Felini, Charles Chaplin e Alfred Hitchcock: quem são esses sujeitos?

QUESTÃO FECHADA
O TRE “fechou questão” em relação ao governador Ivo Cassol. Os membros do tribunal eleitoral já decidiram que todas as provas a favor do chefe do governo rondoniense não valem. Todas contra valem.

ERRO MANTIDO
É por isso que depois da decisão de determinar uma nova eleição no Estado em prazo exageradamente curto, o TRE não aceitou os embargos de Cassol e manteve sua decisão anterior. Se não a mantivesse, teria que reconhecer que errou. Ou seja, não vai reconhecer nunca!

LONGO TRÂMITE
O caso ainda seguirá um longo trâmite em instâncias superiores, apesar de comentários, notícias, ilações e alguma maldade dos inimigos de Cassol. O assunto é apaixonante e cada um o trata da forma que atenda seus interesses. O TSE ainda não se pronunciou.

CUTUCANDO
Há quem esteja lançando candidaturas para 14 de dezembro. Claro que isso não passa de uma vontade pessoal, até porque todos sabem que uma eleição em pouco mais de 20 dias é impossível. Mas, para cutucar o adversário, vale tudo. E é isso que está sendo feito pelos inimigos do Governador.

SÓ COISA RUIM
Estamos sendo invadidos pela tragédia, pelo crime, pela adversidade, pelo horror, pelo pânico. Os noticiários das grandes redes de TVs e os chamados programas populares – que não verdade são pura baixaria – estão nos mostrando todos os dias que só vivemos de más notícias e coisas ruins.

MUNDO CÃO
São crimes hediondos, são horrores sem fim, é o mundo cão entrando todos os dias na nossa casa. Parece que não acontece nada de positivo, não temos mais heróis, temos que ser massacrados pelos ouvidos e pelos olhos com o que de pior a raça humana tem. E, pior de tudo, essas porcarias têm grande audiência.

OPÇÃO CERTA
Os milionários da Mega Sena se escondem, vivem com medo, se assustam e acabam não curtindo a fortuna. Dois deles já foram assassinados. Por isso, bem fez o rondoniense Roberto Kuppé, que não escondeu sua riqueza, tornou-se uma pessoa pública e, de certa forma, está mais protegido. Foi uma opção até agora correta do rico rondoniense.

FALTA MUITO
Na Assembléia Legislativa, o tempo corre e o relatório do orçamento do Estado para 2009 ainda está longe de terminar. Muitos deputados ainda nem sequer encaminharam suas emendas. Falta uma semana para novembro terminar e os deputados têm agora que correr atrás para não chegarem ao final do ano ainda trabalhando.

COISA SUSPEITA
O Senado afirmou que havia mais de 400 mil telefones grampeados no país. A Justiça diz que são menos de doze mil. De qualquer forma, o Brasil vive um período perigoso, onde os direitos individuais correm risco. Essa história tem que ser muito bem contada e informada ao país, sob pena de muitos dos grampos ficarem sob suspeita.

BRIGA DE BELEZA
Outra coisa que preocupa é a briga de beleza entre policiais federais, Abin, políticos, Ministério da Justiça e até o Supremo. O que anda acontecendo, desde o episódio do delegado Protógenes Queiroz, é de envergonhar a todos. Não dá para se calar.

Fonte: Sergio Pires/Gentedeopinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Sergio Pires

Um assassinato brutal + Governo e o salário de maio + STF usa bom senso + Crimes violentos em Rondônia

Um assassinato brutal + Governo e o salário de maio + STF usa bom senso + Crimes violentos em Rondônia

SERIA UMA LINDA HISTÓRIA DE RECOMEÇO, CASO NÃO HOUVESSE, NO CAMINHO, UM ASSASSINATO BRUTAL           Seria uma história simples, de uma mulher bras

Campanha Denorex + Dívidas da Santo Antônio Energia + Raniery Coelho reeleito

Campanha Denorex + Dívidas da Santo Antônio Energia + Raniery Coelho reeleito

UMA CAMPANHA DENOREX: SÓ PARECE, MAS NÃO É! ELEIÇÃO EM RONDÔNIA TERÁ AINDA GRANDES SURPRESASOs que não são mais tão jovens, não esquecem do comercia

PL tem dois candidatos ao senado + O PAC não morreu + Atestados médicos falsos

PL tem dois candidatos ao senado + O PAC não morreu + Atestados médicos falsos

PSB CONFIRMA VINICIUS MIGUEL COMO SEU NOME PARA SER A TERCEIRA VIA NA DISPUTA AO GOVERNOPrimeiro, no Instagram do próprio candidato. Depois, na pro

Vulnerabilidade das urnas eletrônicas + Dragagem no Madeira + Salvação da pecuária

Vulnerabilidade das urnas eletrônicas + Dragagem no Madeira + Salvação da pecuária

URNAS ELETRÔNICAS: HÁ TRÊS ANOS E MEIO, PERITOS DA PF APONTAVAM VÁRIAS FORMAS DE INVADIR O SISTEMA E PEDIAM O VOTO IMPRESSO          Na verdade, o