Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 20/02/10


 Primeira Mão - 20/02/10 - Gente de Opinião

BOLSA FAMÍLIA, O GRANDE TRUNFO
DO PT PARA A ELEIÇÃO DESTE ANO
 
Há um dando importante, fundamental e que não pode ser esquecido neste ano eleitoral: o governo federal tem cadastrados perto de 13 milhões de lares beneficiados hoje pelo programa Bolsa Família. Há casos em que, em algumas famílias, há mais de um beneficiário e em outros até quatro ou cinco. Segundo estudo divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, a população atendida pelo Programa Bolsa Família é de cerca de 45 milhões de pessoas, quase um quarto da população total do País. Ou 35% do eleitorado registrado para a eleição deste 2010. Ou seja, por pior que seja, por menos conhecido que seja mas, com o aval do Presidente Lula, o grande comandante do Bolsa Família, quem tiver seu apoio sai, ao menos teoricamente e pelos números mostrados, com grande vantagem. Não é exagero supor que o candidato governista usará o Bolsa Família como cavalo de batalha e muito menos de que ele, o nome apoiado por Lula, terá pelo menos grande parte dos votos destes brasileiros mais pobres. Nesta eleição, mais do que as anteriores, os adversários terão que usar este programa social do atual governo em suas campanhas, prometendo no mínimo mantê-lo, para ter alguma chance de competir nesse quesito, altamente decisivo.
Foram investidos quase 12,5 bilhões de reais no “Bolsa” só em 2009. E vem muito mais por aí. Um programa social como esses pode dar a eleição de bandeja para Dilma Roussef. Ou para qualquer outro que Lula ponha embaixo do braço. Não vai ser fácil para a oposição ao PT, a Lula e aos seus programas sociais, levar a eleição de 2010. Dureza é apelido!
 
POR FORA
O que está faltando? A Justiça Eleitoral está enviando comunicados a toda a imprensa; Tvs, jornais, rádios e sites estão divulgando todas as informações possíveis sobre o plebiscito que pretende separar a Ponta do Abunã de Porto Velho; representantes daquela região percorrem os veículos de comunicação e...quase nada. A maioria dos porto-velhenses não sabe que tem eleição no próximo dia 28. 

CINCO A UM
A  uma semana do plebiscito sobre a Ponta do Abunã, a maioria das pessoas em Porto Velho não tem a mínima idéia do que está acontecendo, no que irão votar e que a votação é obrigatória. Uma enquete feita por uma emissora de TV nas ruas, deu  idéia disso: de seis pessoas entrevistadas, cinco não sabiam do plebiscito. 

ABSTENÇÃO
É importante lembrar que todos os eleitores da Capital são convocados e terão que ir votar, sob pena dos faltosos serem considerados não quites com a Justiça Eleitoral. Além disso, é preciso maior mobilização, porque se numa eleição normal já há uma abstenção média de 25%, imagine-se nessa, em que o povão sabe tão pouco. 

MUDANDO DE HUMOR
Ah, o que não faz uma campanha eleitoral! Com seu humor ácido e a cara normalmente fechada, Dilma Roussef caiu no samba e foi dançar com um gari, no carnaval do Rio de Janeiro. Horas antes, José Serra entrou no mar de roupa e tudo, ao lançar um programa para deficientes em São Paulo. Os dois tiveram que deixar o mau humor, que lhes é característico, para se fantasiar de felizes e sorridentes. 

TEM QUE TER PEITO
Filas imensas, péssimo atendimento inclusive a idosos e deficientes, falta de banheiros, total desrespeito ao cliente: é o resumo da ópera quando se trata das agências bancárias. Agora, a Prefeitura diz que vai fechar as agências que não cumprirem as leis municipais. Terá peito? Se o fizer, será a primeira Prefeitura do Brasil que tem coragem de enfrentar os poderosos bancos, que nunca deram bola prá ninguém. 

NEM AS MÁQUINAS...
Tivessem alguma seriedade e respeito  ao público, os bancos não teriam reduzido drasticamente o número de funcionários e colocado equipamentos de qualidade duvidosa para atendimento. Nas grandes agências é raro metade dos caixas eletrônicas funcionar corretamente. O normal é três caixas estragados para um que funcione. 

COLHENDO
O governador Cassol anda percorrendo o Estado de ponta a ponta, de canto a canto, como tem feito há anos. Agora, prestes a deixar o governo para disputar o Senado, Cassol já aparece como pré-candidato. E tem ficado muito satisfeito com o que tem ouvido Rondônia afora. Plantou e está colhendo. 

SÓ PALPITE
A pouco mais de sete meses das eleições de outubro, não há para fazer nenhuma aposta séria, ainda, em relação a quem, entre os pré-candidatos, têm chances maiores ou menores na corrida pelo Governo. É muito cedo, embora algumas pesquisas não oficiais entusiasmem uns mais que outros. Mas a verdadeira corrida começa mesmo depois de maio. Ou em junho, quando as convenções oficializarem as campanhas. Antes disso, só palpite.

HOMEM BOMBA
O ano recém começou e o presidente Lula já arrumou um rolo: vai ao Irã, se encontrar com o doidão Mahmoud Ahmadinejad, aquele que só pensa na bomba atômica. Tomara que o Brasil não saia desgastado do episódio.  

Fonte: Sergio Pires - [email protected]  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/    

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A verdadeira revolução na educação: “precisamos voltar a formar cidadãos livres e não soldados ideológicos”

A verdadeira revolução na educação: “precisamos voltar a formar cidadãos livres e não soldados ideológicos”

          Você não entende como grande parte dos membros do Ministério Público Federal e nos Estados e do Judiciário, praticamente vivem em função d

Duas organizações terroristas serão perseguidas pelos americanos. E nada contra as outras 88 que agem no país?

Duas organizações terroristas serão perseguidas pelos americanos. E nada contra as outras 88 que agem no país?

          Quatro em cada dez brasileiros  entrevistados, dizem conviver com facções criminosas na vizinhança. São cerca de 70 milhões de pessoas ne

Roberto Sobrinho é o autor do texto em que explica como se recuperar de injustiças que duraram mais de 13 anos

Roberto Sobrinho é o autor do texto em que explica como se recuperar de injustiças que duraram mais de 13 anos

           O texto de abertura deste modesto blog, hoje, não é do autor contumaz destas mal traçadas linhas. Na íntegra, o autor é um rondoniense qu

Decisão absurda atrasa em quatro anos a ferrovia que protege o ambiente e diminui em 40 por cento os custos dos produtos

Decisão absurda atrasa em quatro anos a ferrovia que protege o ambiente e diminui em 40 por cento os custos dos produtos

          A História algum dia vai julgar corretamente o mal que partidos nanicos como o Psol causam ao Brasil, ainda mais quando aliados a ministro

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)