Porto Velho (RO) sábado, 21 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 19/11/08


Primeira Mão - 19/11/08 - Gente de Opinião

CAIU A MÃO PESADA DA JUSTIÇA 
NA TURMA DA OPERAÇÃO DOMINÓ

Os principais envolvidos no caso das famosas fitas gravadas pelo governador Ivo Cassol, onde deputados o pressionavam para receber dinheiro em troca de favores ao governo, receberam sentenças duríssimas da Justiça, em primeira instância. O ex-presidente Carlão de Oliveira e o então deputado Amarildo Almeida foram os que receberam as penas mais pesadas: 17 anos e seis meses de prisão em regime fechado. Todos os demais, incluindo a ex-deputado Ellen Ruth, cuja diálogo com Cassol deixou o país perplexo ao aparecer no programa Fantástico e acabou com a carreira política dela, também tiveram condenações muito duras. Pouco mais de três anos depois do caso, os principais envolvidos na Operação Dominó sentiram a pesada mão da lei. Nenhuma irá para a prisão tão cedo, contudo. Há recursos legais que empurrarão o caso por algum tempo, senão anos. Mas a verdade é que o Tribunal de Justiça de Rondônia não deixou pedra sobre pedra no grupo que comandava a Assembléia Legislativa. E vem mais por aí!

CHANCE ZERO
Faltam apenas 24 dias para a eleição para o Governo do Estado decretada pelo Tribunal Regional Eleitoral. Se ela acontecesse mesmo – algo que ninguém acredita – seria dia 14 de dezembro. A possibilidade de que uma eleição ocorra desse jeito é mais ou menos a do Ipatinga ser campeão brasileiro. Ou seja, zero.

GANGUES
Ocorreu no final de semana e se não houver medidas duras e drásticas das autoridades vai acontecer de novo. Uma violenta briga de gangues, que começou dentro do Porto Velho Shopping, passou para o estacionamento, chegou até a avenida Rio Madeira assustou muita gente.

VÂO VOLTAR
Os gangueiros – há pessoas que informaram que eram mais 40 – acharam agora um lugar novo para enfrentamento. Dessa vez a PM – inclusive com o COE – agiu rápido. Mas esses marginais estão à solta e podem voltar a atacar a qualquer momento e em qualquer lugar. Se não forem tirados de circulação.

PROTESTO
Os auditores fiscais estão anunciando paralisação de duas horas, hoje, em protesto contra o não esclarecimento da morte do seu colega, Armando Dalarte, ocorrido há dois meses em Ji-Paraná. O caso mobiliza a categoria, que teme que a morte tenha a ver com o trabalho de fiscalização. Está pois na hora de a polícia esclarecer o crime.

PAÍS MARAVILHA
Para quem acha que esse país tropical maravilhoso precisa mesmo é de vagabundagem, 2009 será pródigo nisso. O calendário prevê pelo menos oito feriadões durante o ano que vai chegar. Uma maravilha para o Brasil, que está mesmo precisando de mais e mais feriados. Já não temos o suficiente.

TRAGÉDIA
Funcionários públicos e a classe política adoram feriados. Para eles, está ótimo e tem que ter mais e mais feriadões. Mas quem vive do seu suor e precisa produzir e precisa pagar imposto no fim do mês, com ou sem feriado, tudo isso é uma tragédia.

VIAS DE EXTINÇÃO
Uma fusão entre PSDB e PPS anda sendo cogitada. O partido comandado por Roberto Freire em nível nacional e Moreira Mendes em Rondônia está perdendo o oxigênio. Se não tomar alguma medida urgente, pode sumir do mapa político. Fechar com os tucanos seria uma alternativa.

É DIFÍCIL
O problema, no Estado, que se repetira em todo o País, seria como acomodar todas as lideranças e as pseudolideranças. Os tucanos não iriam querer abrir mão do que conquistaram. E os ex-comunistas e agora podendo se tornar liberais aceitariam ficar nem terceiríssimo plano? Mistura difícil, essa.

É CONTRA
Há quem não entenda a posição do presidente regional do PT, Tácito Pereira, contra investimentos que o Estado prevê – com recursos da contrapartida das usinas – para o Hospital de Cacoal. Afinal de contas, isso beneficiaria diretamente a população da cidade em que o Padre Franco, um petista, vai governar.

DIABETES
Diabetes, uma doença silenciosa que ataca cada vez mais as pessoas – e inclusive crianças e jovens – será tema de encontro da Praça das Caixa D´Água, amanhã, a partir das quatro da tarde. É bom comparecer e buscar informações, porque diabetes é, também, uma doença que cresce muito nesses tempos de stress, cardápio farto e exagero em quase tudo, menos nos cuidados com o corpo.

Fonte: Sergio Pires/Gentedeopinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Sergio Pires

Um assassinato brutal + Governo e o salário de maio + STF usa bom senso + Crimes violentos em Rondônia

Um assassinato brutal + Governo e o salário de maio + STF usa bom senso + Crimes violentos em Rondônia

SERIA UMA LINDA HISTÓRIA DE RECOMEÇO, CASO NÃO HOUVESSE, NO CAMINHO, UM ASSASSINATO BRUTAL           Seria uma história simples, de uma mulher bras

Campanha Denorex + Dívidas da Santo Antônio Energia + Raniery Coelho reeleito

Campanha Denorex + Dívidas da Santo Antônio Energia + Raniery Coelho reeleito

UMA CAMPANHA DENOREX: SÓ PARECE, MAS NÃO É! ELEIÇÃO EM RONDÔNIA TERÁ AINDA GRANDES SURPRESASOs que não são mais tão jovens, não esquecem do comercia

PL tem dois candidatos ao senado + O PAC não morreu + Atestados médicos falsos

PL tem dois candidatos ao senado + O PAC não morreu + Atestados médicos falsos

PSB CONFIRMA VINICIUS MIGUEL COMO SEU NOME PARA SER A TERCEIRA VIA NA DISPUTA AO GOVERNOPrimeiro, no Instagram do próprio candidato. Depois, na pro

Vulnerabilidade das urnas eletrônicas + Dragagem no Madeira + Salvação da pecuária

Vulnerabilidade das urnas eletrônicas + Dragagem no Madeira + Salvação da pecuária

URNAS ELETRÔNICAS: HÁ TRÊS ANOS E MEIO, PERITOS DA PF APONTAVAM VÁRIAS FORMAS DE INVADIR O SISTEMA E PEDIAM O VOTO IMPRESSO          Na verdade, o