Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 19/11/08


Primeira Mão - 19/11/08 - Gente de Opinião

CAIU A MÃO PESADA DA JUSTIÇA 
NA TURMA DA OPERAÇÃO DOMINÓ

Os principais envolvidos no caso das famosas fitas gravadas pelo governador Ivo Cassol, onde deputados o pressionavam para receber dinheiro em troca de favores ao governo, receberam sentenças duríssimas da Justiça, em primeira instância. O ex-presidente Carlão de Oliveira e o então deputado Amarildo Almeida foram os que receberam as penas mais pesadas: 17 anos e seis meses de prisão em regime fechado. Todos os demais, incluindo a ex-deputado Ellen Ruth, cuja diálogo com Cassol deixou o país perplexo ao aparecer no programa Fantástico e acabou com a carreira política dela, também tiveram condenações muito duras. Pouco mais de três anos depois do caso, os principais envolvidos na Operação Dominó sentiram a pesada mão da lei. Nenhuma irá para a prisão tão cedo, contudo. Há recursos legais que empurrarão o caso por algum tempo, senão anos. Mas a verdade é que o Tribunal de Justiça de Rondônia não deixou pedra sobre pedra no grupo que comandava a Assembléia Legislativa. E vem mais por aí!

CHANCE ZERO
Faltam apenas 24 dias para a eleição para o Governo do Estado decretada pelo Tribunal Regional Eleitoral. Se ela acontecesse mesmo – algo que ninguém acredita – seria dia 14 de dezembro. A possibilidade de que uma eleição ocorra desse jeito é mais ou menos a do Ipatinga ser campeão brasileiro. Ou seja, zero.

GANGUES
Ocorreu no final de semana e se não houver medidas duras e drásticas das autoridades vai acontecer de novo. Uma violenta briga de gangues, que começou dentro do Porto Velho Shopping, passou para o estacionamento, chegou até a avenida Rio Madeira assustou muita gente.

VÂO VOLTAR
Os gangueiros – há pessoas que informaram que eram mais 40 – acharam agora um lugar novo para enfrentamento. Dessa vez a PM – inclusive com o COE – agiu rápido. Mas esses marginais estão à solta e podem voltar a atacar a qualquer momento e em qualquer lugar. Se não forem tirados de circulação.

PROTESTO
Os auditores fiscais estão anunciando paralisação de duas horas, hoje, em protesto contra o não esclarecimento da morte do seu colega, Armando Dalarte, ocorrido há dois meses em Ji-Paraná. O caso mobiliza a categoria, que teme que a morte tenha a ver com o trabalho de fiscalização. Está pois na hora de a polícia esclarecer o crime.

PAÍS MARAVILHA
Para quem acha que esse país tropical maravilhoso precisa mesmo é de vagabundagem, 2009 será pródigo nisso. O calendário prevê pelo menos oito feriadões durante o ano que vai chegar. Uma maravilha para o Brasil, que está mesmo precisando de mais e mais feriados. Já não temos o suficiente.

TRAGÉDIA
Funcionários públicos e a classe política adoram feriados. Para eles, está ótimo e tem que ter mais e mais feriadões. Mas quem vive do seu suor e precisa produzir e precisa pagar imposto no fim do mês, com ou sem feriado, tudo isso é uma tragédia.

VIAS DE EXTINÇÃO
Uma fusão entre PSDB e PPS anda sendo cogitada. O partido comandado por Roberto Freire em nível nacional e Moreira Mendes em Rondônia está perdendo o oxigênio. Se não tomar alguma medida urgente, pode sumir do mapa político. Fechar com os tucanos seria uma alternativa.

É DIFÍCIL
O problema, no Estado, que se repetira em todo o País, seria como acomodar todas as lideranças e as pseudolideranças. Os tucanos não iriam querer abrir mão do que conquistaram. E os ex-comunistas e agora podendo se tornar liberais aceitariam ficar nem terceiríssimo plano? Mistura difícil, essa.

É CONTRA
Há quem não entenda a posição do presidente regional do PT, Tácito Pereira, contra investimentos que o Estado prevê – com recursos da contrapartida das usinas – para o Hospital de Cacoal. Afinal de contas, isso beneficiaria diretamente a população da cidade em que o Padre Franco, um petista, vai governar.

DIABETES
Diabetes, uma doença silenciosa que ataca cada vez mais as pessoas – e inclusive crianças e jovens – será tema de encontro da Praça das Caixa D´Água, amanhã, a partir das quatro da tarde. É bom comparecer e buscar informações, porque diabetes é, também, uma doença que cresce muito nesses tempos de stress, cardápio farto e exagero em quase tudo, menos nos cuidados com o corpo.

Fonte: Sergio Pires/Gentedeopinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não tem mais volta? Sérgio Gonçalves vai à justiça contra Lei que beneficiou Rocha e rompimento parece irreversível!

Não tem mais volta? Sérgio Gonçalves vai à justiça contra Lei que beneficiou Rocha e rompimento parece irreversível!

Acabooooouuuuuuu! Se ainda havia alguma chance de que Governador e seu Vice voltassem às boas, ela praticamente foi sepultada com o decisão de Sérgi

Gasolina chega aos postos com 30 por cento de etanol, mas não há risco aos motores dos nossos veículos

Gasolina chega aos postos com 30 por cento de etanol, mas não há risco aos motores dos nossos veículos

         Desde a última quarta-feira, os brasileiros têm uma mudança importante naquilo que é uma das suas maiores paixões: seus carros. Tanto para

O CMBIO é apenas mais uma excrescência no aparelhamento do estado contra os produtores brasileiros

O CMBIO é apenas mais uma excrescência no aparelhamento do estado contra os produtores brasileiros

Não é só Polícia Federal, Polícia Ambiental, Ibama e órgãos do Ministério do Meio Ambienta. A guerra aos produtores rurais em áreas que o governo co

Temos petróleo? Fronteira de Rondônia com Mato Grosso pode ter jazida com grande produção de barris

Temos petróleo? Fronteira de Rondônia com Mato Grosso pode ter jazida com grande produção de barris

          Desde 1988, ou seja, há 37 anos, começaram estudos sobre a possibilidade de exploração de petróleo em Rondônia. Agora, quase quatro década

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)