Sexta-feira, 18 de dezembro de 2009 - 05h19

MUITO BARULHO POR NADA: SHEAKSPEARE
TAMBÉM CHEGOU À ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
Foi uma verdadeira guerra interna, acirrada pelas eleições que se aproximam, por necessidade de alguns parlamentares em terem mais recursos para suas campanhas; para agradar prefeitos com emendas, enfim, tudo se resumiu a uma disputa e força...pela grana. No final, o grupo de deputados estaduais que começou com 14 e acabou com dez, pela desistência de alguns, perdeu a queda de braço com a Mesa Diretora e o novo prédio da Assembléia Legislativa será mesmo construído. O presidente Neodi Carlos, o deputado Jesualdo Pires e os demais membros da Mesa, agiram com correção. Antes de anunciar a obra, ouviram todos os seus colegas parlamentares. Não houve um só voto contrário.A área foi comprada, procedeu-se a concorrência – tudo sendo divulgado e discutido abertamente – e não se ouviu qualquer voz contrária à construção. De uma hora para outra, aí sim, começou uma mobilização de dois ou três deputados, logo somados a outros, alegando que a obra é desnecessária e que seu investimento deveria ser destinado a outras causas. A entrada do deputado Silvernani Santos – que ocupou a vaga que era de Valdevino Tucura – colocou lenha na fogueira. Como não precisou voltar atrás como muitos dos seus colegas, Silvernani entrou de sola no caso da obra e tentou impedi-la. Não deu. Agora, o assunto foi decidido. Pode até voltar em 2010 mas, depois que o prédio começar a ser construído, não tem mais como mexer no assunto.
E assim, muitos deputados rondonienses perderam tempo e prestígio, por apoiarem uma decisão de mais de três anos e só agora, quando tudo está pronto para concretizá-la, mudarem de posição. A população vai querer saber exatamente o que os moveu para fazer muito barulho por nada, conforme a peça de Sheakspeare.
CINCO MIL
Só para se ter idéia da grandeza da coisa: a empresa Odebrecht vai pagar, nesse mês de dezembro, mais de cinco mil notas fiscais de fornecedores e prestadores de serviços, com valores diversos. E, desse total, 84% das notas são de organizações de Rondônia. Bem ao contrário do que alguns anunciavam de que as compras seriam todas de fora. Deram com os burros n´água.
RECORDE
Ainda dentro do mesmo contexto: o emprego em Rondônia bateu todos os recordes este ano. Foram criados mais de 25 mil novos empregos, segundo anuncia Ruy Motta, superintendente do Trabalho no Estado. Um número a comemorar. E é claro que as hidrelétricas do Madeira tem muito a ver com isso.
TEM QUE COMBINAR
O deputado Eduardo Valverde, do PT, anuncia um plano político para 20 anos. Quer programar-se, ao seu partido, o PT e aos seus companheiros para duas décadas. A idéia não é ruim. O que Valverde tem que fazer agora é uma coisinha muito simples: combinar com o eleitorado. Se ele topar...
BRIGA QUENTÍSSIMA
A disputa pelo governo já tem as principais candidaturas postas. Então, o assunto principal das rodas políticas voltou-se para a corrida pelas duas cadeiras pelo Senado. Se Cassol está bem na foto, como as pesquisas têm mostrado, uma vaga é dele. E a outra será uma das mais disputadas da história.
TRÊS PARA DOIS
É que querem entrar nela dois dos atuais senadores. O ex-governador e líder do PMDB, Valdir Raupp e a atual senadora Fátima Cleide, que arrebanhou quase todos os segundos votos na última eleição. Raupp conta com o apoio incondicional de seu partido e da sua mulher, a campeã das urnas Marinha Raupp. Fátima está começando a se arregimentar agora.
CABEÇA DE CHAPA
Porque PT e PMDB não repetiram a aliança que tinham há longo tempo para a disputa pelo governo? Um importante político do comando de um dos partidos contou, reservadamente: é que o PMDB teria esquecido o passado e não acenou com a indicação de um vice na chapa petista. Porque entregar a cabeça ao PMDB jamais esteve nos planos do partido do presidente Lula em Rondônia.
NOVE MIL
A Central de Polícia de Porto Velho, sem dúvida a delegacia mais movimentada do Estado, registrou nada menos do que nove mil ocorrências neste ano. Os números são aproximados e foram somados até a semana passada. Tráfico de drogas, brigas, apreensão de armas e tiroteios foram as principais causas dos registros.
PEC 300
O deputado federal Lindomar Garçon comemorou, esta semana, uma notícia dada a ele, pessoalmente, pelo presidente da Câmara Federal, Michel Temer. Em fevereiro, entra na pauta de votações da Câmara a PEC 300, que vai significar uma grande melhora salarial para PMs e Bombeiros de todo o País. Garçon é um dos que mais têm batalhado, no Congresso, para que a PEC se torne realidade.
RABO PRESO
Todos com o rabo preso! O governador do Distrito Federal ameaçou contar todos os podres de todo o mundo, antes de cair. Ninguém teve coragem de enfrentá-lo e ele fica no governo por mais tempo, apesar das cenas vergonhosas que protagonizou. O rolo envolve tanta gente que Arruda vai ainda muito longe no poder.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
Quarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano
Você acha que zumbis são apenas ficção? Se estiver em algumas áreas da gigantesca Los Angeles, nos Estados Unidos, sua descrença vai por ág

Ah, as nuvens da política! Elas se mexem com impressionante velocidade, trocando o que há poucas horas era certo por tudo diferente do qu

Os números da pesquisa para o Governo, mostrados pelo instituto Real Time Big Data, no final de semana, mostraram praticamente um empate e

Marcos Rogério, Fernando Máximo e Adailton Fúria lideram pesquisas para o governo de Rondônia
O nome preferido pela maioria dos eleitores para o Governo de Rondônia, em 2026, está fora da disputa. Injustiçado, mesmo depois de muito
Quarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)