Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 17/01/09


Primeira Mão - 17/01/09 - Gente de Opinião

DE QUEM É A CULPA PELAS 
CONSTANTES ALAGAÇÕES?

A foto do talentoso Bolotha explica pelo menos em parte o que está acontecendo na avenida Jorge Teixeira – extensão da BR 319 – quando chove forte em Porto Velho. Vários trechos dela ficam totalmente alagados, com a água e a sujeita invadindo prédios, lojas, casas. O flagrante mostra claramente o que está acontecendo: os bueiros não dão vazão à chuvarada porque, em sua maioria, estão entupidos com lixo, o mesmo lixo que as pessoas jogam na rua, desrespeitando qualquer regra de higiene e de cidadania. Cada vez que se critica, briga, protesta contra as alagações - e elas têm se tornando constante naquela área da Capital – geralmente o alvo é a Prefeitura. Ela tem parte da culpa. Mas não toda. Muitos culpados andam em suas carros e jogam nas ruas o lixo que deveriam colocar no lugar certo: no lixo. Quando se observa a foto, que mostra apenas um pequeno trecho alagado, vê-se, em primeiro plano, uma realidade que deveria envergonhar aqueles que tratam sua cidade como, certamente, tratam suas casas: como um depósito de lixo.

SUCESSO MERECIDO

A TIM está crescendo em toda a região norte mas especialmente em Rondônia. Nessa semana, inaugurou uma loja enorme, de bom gosto e de fácil acesso a seus clientes no Porto Velho Shopping. Fernando Marquez, o comandante geral e toda a sua equipe merecem o sucesso. Conquistado, aliás, com competência e muito trabalho.

PASSOU PERTO

O presidente Lula não conseguiu um furo na agenda para vir a Porto Velho, conforme tinha prometido ao senador Valdir Raupp. Mesmo passando pela região, porque quinta foi à Bolívia e depois à Venezuela, o Presidente preferiu deixar a capital rondoniense para outra data. Quem sabe em março?

COORDENADOR

A decisão sobre quem será o novo coordenador da bancada rondoniense no Congresso continua parada. Os deputados e senadores estão curtindo férias e só começam a tratar do assunto lá pela segunda quinzena. Por enquanto, Eduardo Valverde, do PT, continua no posto.

BABAÇÃO

Imaginava-se que com o pessoal do PT no poder, algumas coisas seriam diferentes. Não são. As cenas de puxa-saquisimo, babação, palavras melosas e elogios exagerados, bem típicas dos tradicionais políticos brasileiros se repetiram essa semana.

MISS UNIVERSO

Ministros, líderes do governo, membros das bancadas aliadas tiveram só um assunto: exagerar nos elogios à nova cara da ministra Dilma Roussef. Uma coisa cômica, pelo exagero, como se Dilma, com a plástica que fez, tivesse se transformado na Miss Universo.

PENA

É uma pena que essa gente ache que cirurgia plástica ganha eleição e não valorize todas as grandes virtudes da dona Dilma, candidata à sucessão já escolhida pelo presidente Lula.

COM QUEM FICA?

No final do mês, recomeçam as atividades partidárias com mais força, depois do rápido recesso do final de ano. O PSDB anda se movimentando, com Hamilton Casara tentando manter o comando com a turma que apóia o deputado Euclides Maciel tentando colocá-lo no posto.

DUAS ALAS

Casara anda percorrendo o Estado, reunindo diretórios e levando a mensagem de que está mais firme que nunca no comando dos tucanos. Mas a turma de Maciel está negociando com o comando nacional, em Brasília. E há quem diga que a troca de comando no PSDB será irreversível.

PRÓXIMO PASSO

O próximo passo foi definido pelo Partido dos Trabalhadores. Os petistas se reúnem diz 31 – um sábado – em Ji-Paraná. O presidente Tácito Pereira está convocando todos os vereadores para a reunião que vai tratar do presente e do futuro do partido.

TRIO NA ÁREA

O trio de líderes que sonham com o governo em 2010 estará presente. Roberto Sobrinho volta das férias e vai direto para Ji-Paraná. Fátima Cleide e Eduardo Valverde também participarão. A sucessão estadual, ao menos nos bastidores, estará em pauta.

PIORANDO

Janeiro recém chegou à metade e o número de crimes de mortes em Porto Velho já é igual a todo o primeiro mês do ano passado. A coisa está ficando cada vez mais feia. Estamos indo para aquele mesmo caminho que transformou a capital rondoniense como uma das mais violentas do país.

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com 
[email protected] 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Claro que houve tentativa de obstrução e outras medidas, para que o requerimento não fosse aprovado, de parte de deputados dos partidos de esquerda.

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Ter o poder, numa democracia, não é apenas ter voto. Saber dialogar, apontar caminhos, superar as dificuldades enormes pela frente e unir forças, sã

Exagero ou realidade? Deputado diz no Parlamento Europeu que o Brasil está se transformando em ditadura!

Exagero ou realidade? Deputado diz no Parlamento Europeu que o Brasil está se transformando em ditadura!

Foi um depoimento eivado de emoção e de opiniões duras contra o que está acontecendo no Brasil, nos dias de hoje. Um dos mais radicais opositores ao

Sucessão em Porto Velho: Confúcio pode buscar união de partidos da base de Lula em torno do MDB

Sucessão em Porto Velho: Confúcio pode buscar união de partidos da base de Lula em torno do MDB

E agora, José? A grande maioria do eleitorado porto-velhense, essencialmente conservadora, já tem pelo menos três nomes fortes para escolher, na ele

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)