Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 15/04/10



Primeira Mão - 15/04/10 - Gente de Opinião
AINDA TEM BOA NOTÍCIA PARA
FALAR SOBRE O MUNDO DOS JOVENS


São poucas as boas notícias. Mas elas existem. Aqui mesmo em Rondônia e mais particularmente em Porto Velho, uma ação realizada pelas empresas que formam o consórcio Santo Antonio, que constrói a hidrelétrica do mesmo nome, tem feito um trabalho excepcional, preparando mão de obra especializada para adultos e jovens. O programa Acreditar é um dos maiores do país, em termos de preparação de trabalhadores especializados. O Acreditar Jovem é uma extensão deste projeto, que já atende centenas e centenas de pessoas e que prepara todos para um mercado de trabalho complexo mas em crescimento.

No último final de semana, perto de 200 jovens do Acreditar visitaram pela primeira vez as obras da usina de Santo Antonio. Ficaram pasmos com a grandeza do empreendimento e todos, de certa forma, se sentiram participantes de uma das maiores obras da história recente do Brasil. Eles têm entre 14 e 17 anos e estudam, além de serem preparados para o futuro como profissionais. Na primeira visita, foram mais de 200 jovens. Neste próximo sábado tem mais: outros 200 vão estar na obra. A saída da especialização, do trabalho, da perspectiva que se cria para estas centenas de adolescentes, é a prova prática de que, orientados e com oportunidades, os jovens podem sim escolher um caminho bem distante da violência e das drogas.

NADA FECHADO

Nessa semana, surgiu a informação de que o deputado estadual Silvernani Santos seria o vice na chapa do tucano Expedito Júnior. Não é bem assim. Silvernani é realmente um dos nomes cogitados. Mas há outros, como Mauro Nazif, Melki Donadon e a empresária Maria Elisa Aguiar, diretora da Faculdade São Lucas. Não foi batido o martelo ainda.

DIAS CONTADOS

O senador Valdir Raupp conta os dias no calendário para que Michel Temer saia em campanha ao lado de Dilma Roussef e ele, Raupp, assuma a presidência nacional do PMDB. Será com esse cacife que ele irá ao Palácio do Planato, negociar mudanças na disputa pelo governo e senado em Rondônia. Conseguirá?

CACIFE

Como presidente nacional do PMDB, principal aliado do PT em nível nacional, Raupp vai pedir ao presidente Lula e aos petistas do diretório nacional que determine que Fátima Cleide seja candidata ao governo e que só ele, Raupp, seja candidato ao Senado pela coligação, em Rondônia.

NEM SONHANDO

Por aqui, o PT não aceita sequer conversar sobre essa possibilidade. Os petistas garantem que a pré-candidatura de Eduardo Valverde está consolidada e que Fátima buscará a reeleição Senado. Essa estratégia já está fechada desde novembro passado. O PT rondoniense não aceitará imposições de cima, garantem membros respeitáveis do partido. Mas a pressão vai haver, sem dúvida.

AINDA PENSANDO

Quem andou circulando pelos corredores e gabinetes da Assembléia, nesta semana, foi o ex-presidente da Casa, Carlão Oliveira. Ele está ainda pensando se entra na disputa por uma cadeira do legislativo estadual em outubro. É certo, contudo, que seu filho Jean Oliveira vai concorrer à Câmara Federal.

NÚMEROS DO TERROR

Deu na Folha de Rondônia: em três meses e nove dias de abril, 58 assassinatos foram registrados em Porto Velho. O número é 150% maior que o mesmo período do ano passado. Na maioria dos casos, gente jovem é chacinada e o principal motivo é o terror do mundo das drogas. Mas houve crimes brutais, como o do pedófilo que matou duas crianças na zona rural. A coisa anda feia, na área da segurança pública!

SÓ QUATRO?

A corrida presidencial já está posta, faltando somente ainda a definição sobre se Ciro Gomes vai ou não vai. José Serra, Dilma Roussef, Marina Silva e o agora néo pré-candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio, serão os concorrentes. Logicamente que a dupla Serra-Dilma sai muito na frente. Só se der zebra para mudar o quadro em que há dois francos favoritos.

NÃO FOI O CASSOL

Nesta semana, um prêmio de 2 milhões de reais da loteria foi para o bolso de um apostador de Rolim de Moura. Um freqüentador assíduo dos corredores da Assembléia não se conteve: “com a sorte que tem, só falta o ganhador ter sido o Cassol”. O ex-governador é de Rolim mas nega que tenha ganho qualquer dinheiro a não ser com seu trabalho.

ANIMADO

O lançamento da pré-candidatura do deputado Tiziu Jidalias ao Senado repercutiu na Assembléia nesta semana. Um dos discursos de apoio foi do petebista Valter Araújo, que selecionou uma série de adjetivos para elogiar o colega. Tiziu ficou ainda mais animado. 

Fonte:Sergio Pires
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião no Twitter  /   YouTube

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O plano a é concentrar forças no nome de Ivo Cassol. Se ele não concorrer, Fúria será o candidato do grupo

O plano a é concentrar forças no nome de Ivo Cassol. Se ele não concorrer, Fúria será o candidato do grupo

           Tem o Plano A e tem o Plano B. Neste momento, um grande grupo político está se mobilizando, com os olhos voltados não só para o Palácio Ri

Teatro do terror: a lei da anistia subiu no telhado e só um milagre para salvar o país que a ignora

Teatro do terror: a lei da anistia subiu no telhado e só um milagre para salvar o país que a ignora

         A peça teatral é apresentada num país fictício. Ela começa assim: uma lei de anistia subiu no telhado! A piada é velha, mas a história, por

Socorro! Quem protegerá nossos idosos da ganância e desumanidade dos que roubaram 6 bi do INSS

Socorro! Quem protegerá nossos idosos da ganância e desumanidade dos que roubaram 6 bi do INSS

A aposentada, ainda se recuperando de uma pesada cirurgia numa das  pernas, se arrasta até a agência do Bradesco, na avenida Sete de Setembro, para

Presidente do STF nega ter dito “vencemos o bolsonarismo”, mas há milhões de vídeos mostrando a declaração

Presidente do STF nega ter dito “vencemos o bolsonarismo”, mas há milhões de vídeos mostrando a declaração

“Só ditadura fecha Congresso, só ditadura cassa mandatos, só ditadura cria censura, só ditadura tem presos políticos”, declarou. “Nós percorremos um

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)