Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 12/12/10


Primeira Mão - 12/12/10 - Gente de Opinião
 

HERÓIS QUE DEVEMOS REVERENCIAR

E A QUEM VAMOS MOSTRAR DESPREZO


O governo federal prepara o plano para a educação para a próxima década. No contexto, tem boas intenções. Mas, é sempre bom lembrar, de boas intenções o inferno está cheio. A péssima remuneração dos professores levará ainda décadas e décadas para ser corrigida. Um mestre hoje recebe, em média, 60% do que outro colega seu, com curso superior em outra área que não o ensino. Mas há coisa pior: principalmente nas escolas públicas, desde que o Estatuto da Criança e do Adolescente foi criado, os professores tornaram-se reféns nas mãos de estudantes criminosos. Vivem sob ameaça, alguns apanham mesmo, na base de socos, pontapés, agressões com facas, ameaça de tiro e, infelizmente, há os que são mortos. Na grande maioria dos casos, nada acontece com os agressores. Nestes tempos de inversão absurda de valores, professor tem que apanhar quieto; se agredido não pode reagir, porque se reagir ainda será considerado criminoso. Não quem o atacou. Mas ele, vítima.

Andar horas e horas de ônibus, enfrentar o risco das ruas, enfrentar a violência dentro da sala de aula, ganhar salários quase ridículos (ao contrário dos políticos que deveriam representá-los e dos dirigentes sindicais da categoria, ambos sempre muito bem abonados): essas são tristes  sinas de quem tem vocação para preparar o futuro de nossa nação.  Ao invés de herói, muitas vezes destratado e vítima. Só um grande espírito de amor à profissão e de cidadania ainda leva os corajosos a abraçar o ensino, nesse país em que a anticultura, a ignorância, a violência e a falta de ética é que são valorizados. Abaixo os demagogos que só valorizam o professor no discurso. Salve os mestres, corajosos, que perdem quase tudo, mas não a paixão por ensinar. Esses sim, merecem estátuas e salários dignos. Os outros, aqueles que fazem leis para proteger bandido que agride professor, só merecem nosso desprezo.

 

ONDAS CURTAS

O prefeito da Capital, Roberto Sobrinho, não conseguia conter sua alegria com a grande cobertura internacional dada pela BBC de Londres às obras de recuperação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. A emissora destacou a participação inglesa na construção da estrada e elogiou o município pela valorização do seu patrimônio histórico.

NO COMANDO

O senador rondoniense Valdir Raupp assume, talvez já nesta próxima semana, a presidência nacional do PMDB. O atual comandante, Michel Temer, vai pedir uma licença para cumprir compromissos de vice-presidente da República. Raupp ascende, assim, a um dos mais cobiçados cargos políticos do país.

 BRINCADEIRA!

A Eletronorte Rondônia acaba de ganhar um prêmio nacional de qualidade. Em relação ao nosso estado, só pode ser gozação. A Eletrobrás e a Eletronorte Rondônia podem até premiar uma a outra com coisas internas. Mas se depender do serviço prestado ao consumidor, a até será perto do zero.

PRONTO PARA AGIR

Fechada a equipe principal de governo, Confúcio começa a mexer, em breve, no segundo escalão. Terá o orçamento de 5,2 bilhões adaptado, no geral, aos seus pedidos de prioridade. E começa com muitas idéias, que garante, serão inovadoras. Governo novo, sangue novo: 2011 promete.

BEIRADAS

Na corrida pelo comando da Assembléia, voltou a crescer o nome de um importante político que, no início da disputa, parecia ter chances menores. Com calma, sobriedade e diálogo, ele tem conseguido importantes apoios. Pode se dar muito bem, comendo o mingau pelas beiradas.

OUTRA VEZ

Decisão por enquanto monocrática do ministro do TSE, Marco Aurélio Mello, se mantida, pode mudar a composição das bancadas federais e das Assembléias Legislativas em todo o país. Ele buscou na manga uma carta para validar votos em legenda. Quem foi eleito pode cair fora e quem não foi pode assumir. Está se criando mais uma grande confusão.

ESPÍRITO DA LEI

O entendimento do ministro é que os votos dados aos chamados ficha sujas não servem para elegê-los, mas valeriam para a legenda. Obviamente que o que pensa o ministro muda inclusive o espírito da lei ficha limpa. Ou seja, o eleitor votou sabendo que seu voto num político ficha suja poderia ser invalidado.

DEPOIS DO JOGO

Agora, depois do jogo jogado, vem o ministro Marco Aurélio e quer mudar tudo de novo. Dando ao eleitor relapso e burro – quando não mal intencionado – status igual aos que votaram em pessoas decentes.

BAGUNÇA GERAL

É isso que dá quando o legislador não faz seu papel. Deixa tudo nas mãos do Judiciário e como cada magistrado – no caso, ministro do TSE - pensa e decide diferente, fica esta verdadeira bagunça jurídica. Em que ninguém se entende e não se sabe, mesmo anos depois da eleição, quem tem direito e quem não tem a estar no cargo para o qual concorreu.

COR LOCAL

Foi o que aconteceu na Assembléia rondoniense. A vaga do hoje conselheiro   Wilber Coimbra, por decisões judiciais ficou com David Chiquilito, Chico Doido e agora com Daniel Pereira. Uma baderna geral. E ainda querem que a população leve eleição a sério!
 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião
   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Sergio Pires

Médicos pelo Brasil: Relatório de Confúcio Moura causa polêmica  + BR 364 matou um a cada cinco dias + Aplausos a Léo, Mariana, Chrisóstomo e Nazif

Médicos pelo Brasil: Relatório de Confúcio Moura causa polêmica + BR 364 matou um a cada cinco dias + Aplausos a Léo, Mariana, Chrisóstomo e Nazif

MÉDICOS PELO BRASIL: RELATÓRIO DE CONFÚCIO MOURA CAUSA POLÊMICA POR ACEITAR CUBANOS SEM O REVALIDA Há muitas opiniões diferentes, contraditórias, co

Direto ao Ponto com Vinicius Miguel

Direto ao Ponto com Vinicius Miguel

Sábado 12 horas e Domingo 7:30, na Record News. A partir da noite de sábado, no site Gente de Opinião. Direto ao Ponto, com Vinicius Miguel!Veja o víd