Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 11/07/10



Primeira Mão - 11/07/10 - Gente de Opinião

AUMENTA A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

E SEUS ALGOZES NÃO PAGAM PELOS CRIMES

Mais de 42 mil mulheres foram assassinadas no Brasil, na última década. Mesmo com leis mais duras, mesmo com a criação das Delegacias da Mulher e com a atenção especial do Congresso e até do Judiciário, o número de crimes contra elas teima em não diminuir. Na maioria dos casos, as mulheres são vítimas dos chamados crimes passionais. Mas há aqueles mais covardes, com requintes de crueldade e até com o horrores que sofreu a jovem que teve um filho com o goleiro Bruno, do Flamengo. Ídolos, homens poderosos, pobretões, muitos movidos a drogas e à cachaça, todos os criminosos não temem a lei. Aproveitam-se da fragilidade de suas vítimas, muitas vezes as brutalizam anos a fio antes de matá-las. Na maioria dos casos, as mulheres assassinadas não reagem e nem denunciam seus torturadores até porque, na maioria dos casos, dependem financeiramente dos seus algozes.

Nos casos que chegam à polícia, os inquéritos são feitos rapidamente, o Ministério Público age e, na maioria dos casos, a Justiça condena. Mas aí entra, mais uma vez, a eterna impunidade. Pouco tempo depois, beneficiados por uma série de vantagens que as leis brasileiras dão aos criminosos, eles estão soltos de novo. E o que vão fazer? Vão, é claro, voltar a surrar mulheres, brutalizá-las, matá-las. Não haverá a verdadeira Justiça, nem nos covardes crimes contras as mulheres nem em relação a quaisquer outros crimes, enquanto os criminosos não apodreceram na cadeia. Até que nosso Código Penal separe quem é criminoso de quem é cidadão de bem, não haverá solução para tantos assassinatos brutais. Contra todos e, especialmente, contra as mulheres.

PELA TV

A TV Candelária (Record), começou ontem uma série de entrevistas com os candidatos ao Governo do Estado. No programa VIA SAT, que é transmitido ao vivo e via satélite para todo o Estado, o primeiro entrevistado, por sorteio, foi o candidato a vice-governador Tiziu Jidalias, já que o candidato à reeleição, João Cahulla, não pôde comparecer por problemas de agenda. Nos próximos sábados serão entrevistados, nessa ordem: Confúcio Moura, Marcos Sussuarana, Eduardo Valverde e Expedito Júnior.

POVO PERGUNTA

Será a primeira oportunidade do rondoniense ouvir o que pensam os candidatos sobre quatro temas principais: educação, saúde, segurança pública e meio ambiente. Os telespectadores também participam com perguntas ao vivo em todos os programas, como já ocorreu neste sábado, quando o primeiro representante da coligação sorteada para abrir a série de entrevistas, foi sabatinado pelos jornalistas Léo Ladeia e Sérgio Mello.

FICHA LIMPA

Nos próximos dias, começam a aparecer os primeiros nomes, entre as mais de quatro centenas de candidatos que concorrerão, que enfrentarão o risco de não ter seus registros aprovados pelo TRE rondoniense. Já há casos concretos de alguns que não conseguiram ainda provar que são Ficha Limpa. A coisa pode ficar difícil para vários pretendentes às urnas em 2010.

MAU COMEÇO

A saída será concorrer via recursos a instâncias superiores. Mas já será um fator negativo perante o eleitorado, que saberá de antemão que aquele candidato já começou sua caminhada sem o aval da Justiça Eleitoral. E isso pode ser decisivo. Contra, é claro.

DAVID ASSUME

Decisão da Justiça Eleitoral decidiu que o ex-vereador e suplente de deputado do Pc do B, David Chiquilito, deve ser empossado imediatamente como novo deputado rondoniense. Desde a saída de Wilber Coimbra para o TCE-RO, o legislativo estadual tinha só 23 deputados. Agora, volta ao número correto. A posse de David está marcada para esta segunda-feira.

ELES CHEGARAM

Nossas pequenas comunidades começam a ser alvo de quadrilhas organizadas, armadas até os dentes, que chegam, causam pânico, levam o que querem e desaparecem. O caso ocorrido nesta semana em Cujubim deixa bem claro que o crime organizado chegou também por aqui. Tomara que não seja para ficar.

ARSENAL

O que apavora mais é o material bélico a disposição dos assaltantes que atacaram o Banco da Amazônia. Escopetas, submetralhadoras, armas de grosso calibre , num verdadeiro arsenal a disposição do crime. Ao contrário dos policiais que ainda andam, em sua maioria, com seus superados calibre 38. Como vão enfrentar bandidos dispostos a tudo e fortemente armados?

JUSTIÇA RÁPIDA

Quando a Justiça quer, faz a verdadeira Justiça. E com rapidez. Poucos meses depois da descoberta que a ex-procuradora Vera Lúcia Gomes, do Rio de Janeiro, agredia e torturava uma criança de dois anos, que ela pretendia adotar, saiu a sentença. Ela foi condenada a mais de oito anos de prisão. É claro que não cumprirá a pena, como sempre, mas a rapidez da ação do Judiciário merece aplausos.

PALPITANDO

Espanha ou Holanda? Quem mais merece ser campeão mundial? Neste domingo ficaremos sabendo. Como a coluna não é o polvo alemão que acerta todas mas acertou que a Seleção Brasileira não iria longe, vai lá um palpite: Espanha. Sem grande convicção.

Fonte: Sergio Pires. 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Atenção entidades de defesa da mulher: uma vereadora está sofrendo ataques covardes e precisa de apoio!

Atenção entidades de defesa da mulher: uma vereadora está sofrendo ataques covardes e precisa de apoio!

          Um ataque covarde, só um, feito pela internet de uma “cumpanhera”, causaria uma comoção. Imagine-se a série de protestos e agressões contr

O plano a é concentrar forças no nome de Ivo Cassol. Se ele não concorrer, Fúria será o candidato do grupo

O plano a é concentrar forças no nome de Ivo Cassol. Se ele não concorrer, Fúria será o candidato do grupo

           Tem o Plano A e tem o Plano B. Neste momento, um grande grupo político está se mobilizando, com os olhos voltados não só para o Palácio Ri

Teatro do terror: a lei da anistia subiu no telhado e só um milagre para salvar o país que a ignora

Teatro do terror: a lei da anistia subiu no telhado e só um milagre para salvar o país que a ignora

         A peça teatral é apresentada num país fictício. Ela começa assim: uma lei de anistia subiu no telhado! A piada é velha, mas a história, por

Socorro! Quem protegerá nossos idosos da ganância e desumanidade dos que roubaram 6 bi do INSS

Socorro! Quem protegerá nossos idosos da ganância e desumanidade dos que roubaram 6 bi do INSS

A aposentada, ainda se recuperando de uma pesada cirurgia numa das  pernas, se arrasta até a agência do Bradesco, na avenida Sete de Setembro, para

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)