Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 10/05/09


Primeira Mão - 10/05/09 - Gente de Opinião 
É O DIA DA “MÃE BRASILEIRA”, O
POVÃO. E MERECEMOS HOMENAGEM 

O domingo é Dia das Mães e se poderia, por exemplo, fazer uma homenagem especial à “Mãe Brasileira”. Representada, é claro, pelo povão, que paga os mais pesados impostos do mundo, que sente o peso das leis contra ele, enquanto os mais afortunados e poderosos sempre saem ilesos; que não pode mais sair de casa porque o crime tomou conta das cidades, das comunidades, dos grandes e pequenos bairros; que fica pasmo ao assistir familiares, amigos e conhecidos serem mortos brutalmente. E que ainda tem  que agüentar os criminosos serem defendidos ferrenhamente por gente que só fala em direitos humanos para bandidos. A “Mãe Brasileira” também merece homenagem por tudo o que sofre, por não ter muitas vezes dinheiro nem para uma passagem de ônibus, enquanto os malandros e seus apaniguados viajam pelo Brasil e pelo mundo às custas do dinheiro público via impostos. Merece por assistir a hospitais caindo aos pedaços, sem médicos, sem leitos, sem remédios, enquanto a casta que se produziu nos governos e no Congresso tem o melhor à sua mão, muitas vezes tudo pago com o dinheirinho do pobre trabalhador, a “Mãe Brasileira” que a toda essa gente sustenta mas que, não é raro, sequer tem o que comer em sua mesa. Somos, a grande maioria dos brasileiros, “Mães” sofredoras, mantendo nossa casta de poderosos muito bem cuidada, enquanto nós, o povo-Mãe, temos que sobreviver do jeito que dá. Merecemos ou não uma homenagem?

 

SEM RESULTADO

Muito barulho por nada. Mulheres de PMs e bombeiros tentaram um movimento de pressão contra o Governo, alegando que não haviam sido cumpridos acordos feitos anteriores. Cassol retrucou, avisando que quem não cumpriu nada foram as mulheres e que ele fez o que disse que faria.

 

NÃO ACEITA

Ou seja, o movimento, pelo menos até o final de semana, encolheu e não se viu concretizada a ameaça de impedir soldados e oficiais de saírem dos quartéis. Pode ser que o quadro mude mas, na pressão, dificilmente se conseguirá alguma coisa. O Governador não dá bola para ultimatos e pressões, pelo que se viu.

 

E OS OUTROS?

Sindicatos de servidores continuam pressionando tanto o governo estadual quanto o federal por reajustes, avanços, correções salariais, vantagens. Mesmo com toda a crise que está por aí. Não se pode anular a luta dos trabalhadores. Mas também é injusto apoiar apenas os funcionários públicos. E os demais brasileiros, que não vivem dos cofres oficiais?

 

SACRIFÍCIOS

Se os bancos estão quebrando, se as empresas quebram, como exigir que governos e prefeituras que estão correndo risco da bancarrota ainda tirem mais dinheiro de seus cofres para dar mais salários e vantagens? A hora tem que ser de sacrifício de todos, porque quem não é servidor público já está pagando o ônus à crise.

 

BIOGRAFIA

Modesto, apesar de toda sua notoriedade e a vida pública recheada de sucessos, o advogado Orestes Muniz agradece à coluna citações elogiosas sobre seu trabalho. Não precisava. Se houvesse um grande número de rondonienses com a biografia de Orestes, nós, a população, é que teríamos que comemorar ainda mais.

 

ACORDO FECHADO

Governo do Estado – via Detran e Polícia Militar – e Assembléia Legislativa fecharam com os mototaxistas, assim como o senador Expedito Júnior, que luta por mudança na lei federal que impede essa atividade nas grandes cidades. De Cassol a Neodi e aos deputados, do comando da PM ao diretor do Detran, o acordo está fechado.

 

NA JUSTIÇA

O problema ainda é que o que rege o trânsito e a questão dos mototáxista é a legislação federal. Enquanto ela não for mudada, para a lei, o serviço de mototaxista é proibido. Só o Congresso pode mudar a situação e Expedito está lutando para isso. Enquanto não ocorrer uma votação a favor dos motáxis, empresas de ônibus e taxistas podem recorrer à Justiça para impedir a atividade.

 

CARAVANA

O governador Cassol e uma grande comitiva partem nesta terça-feira para uma longa viagem por países vizinhos. Será coisa de mais de duas semanas viajando em ônibus e camionetas. Nenhum trecho será feito de avião. A caravana vai dialogar com governantes e empresários de países próximos e apresentar a Rondônia de hoje, com suas hidrelétricas e mais de 600 novas empresas só nos últimos dois anos.

 

“É O CARA”

Se a decisão fosse hoje, já estaria sacramentada: Confúcio Moura seria o nome do PMDB para disputar o Governo em 2010. Ele é o nome preferido em pelo menos oito entre dez convencionais do partido. Mas Sueli Aragão e Natan Donadon não desistem. Acham que podem reverter o quadro dentro do partido.

 

CONSENSO

Lá na frente, se a disputa interna esquentar a ponto de ameaçar um racha – o que aliás é muito comum dentro do PMDB – pode sair um nome de consenso. Quem seria? O da deputada federal Marinha Raupp, é claro. Ela continua dizendo que nem pensa em concorrer ao governo. 
 
Fonte: Sergio Pires - www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Funai comanda queima e destruição de casas de produtores pobres da região de Alvorada do Oeste

Funai comanda queima e destruição de casas de produtores pobres da região de Alvorada do Oeste

             Nas cenas das guerras mais violentas, os invasores atacam a população civil inimiga e destroem tudo o que encontram pela frente. Quem g

Mais uma ameaça dos pequenos produtores? Governo vai gastar 600 milhões para fiscalizar 31 mil propriedades

Mais uma ameaça dos pequenos produtores? Governo vai gastar 600 milhões para fiscalizar 31 mil propriedades

          Regularização fundiária? Não é prioridade. O que importa é criar um programa que vai gastar 600 milhões de reais para fiscalizar áreas de p

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

          Você acha que zumbis são apenas ficção? Se estiver em algumas áreas da gigantesca Los Angeles, nos Estados Unidos, sua descrença vai por ág

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

           Ah, as nuvens da política! Elas se mexem com impressionante velocidade, trocando o que há poucas horas era certo por tudo diferente do qu

Gente de Opinião Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)