Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 10/04/09


Primeira Mão - 10/04/09 - Gente de Opinião 
ESSE PODE SER O ÚLTIMO ANO DOS
FERIADÕES DE UMA SEMANA INTEIRA
 

Estamos entrando em mais um feriadão. De hoje até segunda de manhã, o país pára de novo. Mas   um pouco dessa moleza pode estar acabando. Na Câmara Federal, foi aprovado projeto – que tende a passar também no Senado – acabando com os feriadões de meio de semana. Aqueles em que se pára na quarta e só se volta na segunda-feira seguinte e que, dependendo do ano, se repetem várias vezes. Pela primeira vez em muito tempo a Câmara dá uma dentro, começando a acabar com a terrível sina dos feriados sem fim, que inundam o calendário de um país pobre e que, ao invés de tanto festejar, deveria mesmo era trabalhar mais. Se a nova lei entrar em vigor já em 2010, todos os feriados nacionais, estaduais e municipais – excluindo obviamente o Natal, o Ano Novo e o Sete de Setembro – passarão para a sexta-feira seguinte. Ainda dá para emendar três dias mas pelo menos se acaba com a vergonheira de paralisar o país quase durante uma semana, dependendo da comemoração. O único setor que poderá ter algum problema é o de turismo. Mas isso será compensado, certamente, por todos os demais setores produtivos do país, que sairá da letargia dos feriados sem fim para se tornar uma terra que cresce pelo trabalho do seu povo. Chega de tantos feriados! Estamos, enfim, começando a fornar um país perto do sério. Pelo menos nesse quesito.

 

CARTA BRANCA

Já há indícios claros que um novo grupo político assumirá o comando do PSDB rondoniense ainda na segunda quinzena de abril. O grupo, ligado ao governo Cassol, já teria carta branca para a missão, dada pelo comando nacional tucano. Faltaria só o anúncio oficial.

 

CONTANDO OS DIAS

O prefeito Roberto Sobrinho, de Porto Velho, conta os dias para o final do inverno amazônico. Garante que, tão logo o verão chegue, põe o bloco, quer dizer, suas equipes nas ruas, para fazer centenas de obras na Capital. A população também espera, ansiosa.

 

UM POR CENTO

Por falar em tucanos e obras, o PSDB nacional denuncia que, no primeiro trimestre deste ano, apenas 1% dos recursos anunciados para as famosas obras do PAC do governo federal foi liberado. A previsão era de 20 bilhões em investimentos. Só saíram 168 milhões dos cofres.  

 

MAIS UM

Nomes para disputar cadeiras à Assembléia em 2010 não faltam. Todos os dias surgem candidatos a candidato. No lista infindável, aparece também o nome do diretor geral do Detran, Joarez Jardim, que estaria pronto para entrar na disputa. Ele não confirma. Nem desmente.

 

ATÉ QUE ENFIM!

Finalmente, 18 anos e meio depois do crime, a polícia rondoniense indiciou dois criminosos pelo assassinato do senador Olavo Pires. Com isso, o caso que prescreveria em outubro de 2010 continuará aberto e não há mais risco de que a morte do senador entre para o rol de casos em que os matadores ficam impunes.

 

FALTA UM

Foram denunciados pelo delegado Márcio Moraes, responsável pelo inquérito atual, dois pesos-pesados do crime. Um deles é João Ferreira Lima, o João da Metralhadora, que confessou publicamente o crime após ser preso recentemente em Minas Gerais. O outro é Carlos Macedo, o Perneta. Só falta agora pegar o mandante.

 

POLÍCIA?

Três PMS, que envergonham a farda, estupraram uma mulher depois que ela foi parada no trânsito. Todos foram presos e certamente receberão a punição devida. Não pode ser diferente, até para demonstrar à sociedade que nossa Polícia Militar não admite gente dessa laia em seus quadros.

 

COMEÇOU

Já começou! Nessa semana, ocorreu um grave acidente na BR 364 envolvendo um mototaxista (Clique e veja vídeo). Tanto o dono da moto quanto seu passageiros saíram feridos. Os mototáxis são ilegais mas circulam pela cidade como se nada houvesse de irregular. Lei existe para que, exatamente?

 

SOCORRO

Prefeitos de todo o país – incluindo vários rondonienses – foram a Brasília pedir socorro ao governo federal. A grande maioria dos municípios brasileiros está prestes a quebrar, caso não consigam apoio financeiro federal. A coisa está preta!

 

INVESTINDO

Comentário bem humorado de um tucano, essa semana: “Bolsa Família, casa própria, refrigerador e fogão quase de graça: se com todos esses programas sociais o governo Lula não conseguir emplacar a candidatura de Dilma Roussef para 2010, é porque ele não tem jeito mesmo”!

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Claro que houve tentativa de obstrução e outras medidas, para que o requerimento não fosse aprovado, de parte de deputados dos partidos de esquerda.

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Ter o poder, numa democracia, não é apenas ter voto. Saber dialogar, apontar caminhos, superar as dificuldades enormes pela frente e unir forças, sã

Exagero ou realidade? Deputado diz no Parlamento Europeu que o Brasil está se transformando em ditadura!

Exagero ou realidade? Deputado diz no Parlamento Europeu que o Brasil está se transformando em ditadura!

Foi um depoimento eivado de emoção e de opiniões duras contra o que está acontecendo no Brasil, nos dias de hoje. Um dos mais radicais opositores ao

Sucessão em Porto Velho: Confúcio pode buscar união de partidos da base de Lula em torno do MDB

Sucessão em Porto Velho: Confúcio pode buscar união de partidos da base de Lula em torno do MDB

E agora, José? A grande maioria do eleitorado porto-velhense, essencialmente conservadora, já tem pelo menos três nomes fortes para escolher, na ele

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)