Porto Velho (RO) sexta-feira, 20 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 09/10/10


Primeira Mão - 09/10/10 - Gente de Opinião 

GREVE DOS BANCOS: OUTRA PEIA NO
POVÃO, QUE SEMPRE APANHA QUIETO 

Ontem fechou a primeira semana da greve dos bancários, mais uma pequena-grande confusão no dia a dia do brasileiro, já tão cheio de dificuldades. No país inteiro, mais de 7.500 agências aderiram ao movimento, tornando essa a maior greve da categoria nas últimas três décadas. Em Rondônia, a situação não é diferente. Até esta sexta-feira, acima de 70% dos trabalhadores do setor haviam cruzado os braços e apenas algumas agências em pequenas cidades do interior ainda mantinham gente atendendo. Não fossem os caixas eletrônicos – que aliás, nem sempre funcionam e nem sempre estão abastecidos com dinheiro, para desespero dos clientes – e as agências lotéricas, a situação já tinha chegado perto do caos. O que se observava, até ontem, é mais uma vez  a absoluta omissão das autoridades. Nem sequer a Justiça do Trabalho moveu uma só palha, para tentar que patrões e empregados cheguem a um acordo e termine com mais esse martírio para a população.

Os bilionários banqueiros querem continuar enchendo seus bolsos e aumentando suas fortunas. Aceitam pagar um irrisório aumento de 4,5%, enquanto os empregados pedem 11%. As negociações empacaram, os ricaços donos de bancos não querem nem ouvir falar em pagar um salário digno a seus funcionários. E esses cruzaram os braços. No lado fraco da corda, milhões de brasileiros que dependem dos serviços bancários estão sem pai e sem mãe. Nem o governo e nem as autoridades da área do trabalho se mexem, como se nada fosse com elas. O povão, pobre coitado, tem que sofrer quieto, fazendo protestos aqui e ali, mas sem qualquer resultado. Acostumada a levar peia quietinha, a população brasileira é mais uma vez esmagada entre o bolso dos poderosos e a força dos sindicatos. E vai ter todos os prejuízos, como sempre.

 

DESAFIO FINAL

Confúcio Moura e João Cahbulla começaram, ontem à noite, a etapa final da campanha no horário eleitoral gratuito. Tempo igual para os dois. Até perto do final do mês, todos os dias – incluindo os domingos – os dois finalistas na disputa pelo governo vão tentar cooptar os eleitores cada um para seu lado. Dessa vez, o rádio e a TV podem sim ser decisivos.

DISPUTA COMPLEXA

Em nível nacional, Dilma Rousseff e José Serra também vão para o segundo turno cheios de esperança. O presidente Lula promoveu a maior mobilização da base aliada, para confirmar Dilma, vencedora do primeiro. Serra lidera a oposição e  que contar com os votos dados a Marina Silva. Também é uma disputa das mais complexas.

QUESTÃO DE HONRA

Em Rondônia, o PT confirmou adesão a Confúcio, mas na verdade está pensando mesmo e unicamente em Dilma Rousseff. Reverter a decisão do eleitorado rondoniense no primeiro turno, que deu grande vantagem a Serra, é questão de honra para os petistas. Vamos ver no que dá.

LIÇÕES DAS URNAS

As lições do passado precisam ser aprendidas, sob pena da repetição constante dos erros. Em eleição, não se canta vitória antes da contagem dos votos da última urna. Valeu para o passado, vale para o presente, vai valer para o futuro. Quem comemora antes da hora pode, depois, ouvir a música dos perdedores.

PAIXÃO PERIGOSA

Há, em alguns segmentos, muita gente achando que está tudo definido, tanto em Rondônia com em nível nacional. Devagar com o andor. Os que subestimam adversários – e a História é testemunha disso – geralmente se dão mal. O subestimado pode ser a surpresa. Portanto, calma aí, apaixonados incorrigíveis!

GENTE FINA

A semana foi novamente pródiga em más notícias na área da segurança. A principal delas é que vieram para o presídio federal de  Porto Velho mais 41 “pérolas” do crime organizado nacional. Dessa vez o grupo de “agradáveis visitantes” veio das Alagoas, onde havia preparado fugas, atentados a autoridades e outros quetais.  Isso sim é que é gente fina.

LEI  DECORATIVA

Lei afinal serve prá que? Os donos de cães pitt bull continuam criando normalmente seus animais. Alguns os levam para passear no Espaço Alternativo, onde dezenas de pessoas caminham todos os dias e correm o risco de ser atacadas. A Polícia Militar foi avisada várias vezes mas nunca deu bola.

PERIGO REAL

Nesta semana, um desses animais ferozes atacou uma criança de 12 anos em Candeias. Os pitt bull continuam sendo criados normalmente, mesmo com todos os exemplos de perigo que já deram.

 SAIU MAGOADO

Do alto dos seus mais de 186 mil votos, o candidato derrotado ao Senado, Agnaldo Muniz, saiu magoado da disputa. Não pela excelente votação que fez, mas porque na sua coligação, na reta final, a campanha foi direcionada para apoiar Fátima Cleide e Valdir Raupp. Agnaldo não protestou publicamente, mas sabe-se que ele ficou indignado.

RECOMEÇOU

Partidários dos dois candidatos finalistas ao Governo se espalham pelo Estado, neste final de semana. A turma de Confúcio concentra forças nas regiões onde ele teve performance pior. A de Cahulla tenta avançar nas áreas onde Confúcio ganhou. A disputa pelo voto no segundo turno será duríssima. De ambos os lados.

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Sergio Pires

Direto ao Ponto com Vinicius Miguel

Direto ao Ponto com Vinicius Miguel

Sábado 12 horas e Domingo 7:30, na Record News. A partir da noite de sábado, no site Gente de Opinião. Direto ao Ponto, com Vinicius Miguel!Veja o víd

Entenda a crise na saúde + A decisão do TSE é justa? + Contribuinte vai pagar por crime eleitoral + Um super star amigo de Rondônia

Entenda a crise na saúde + A decisão do TSE é justa? + Contribuinte vai pagar por crime eleitoral + Um super star amigo de Rondônia

ENTENDA A CRISE NA SAÚDE, DAS EXIGÊNCIAS DOS ÓRGÃOS FISCALIZADORES, AO PONTO ELETRÔNICO E AOS BAIXOS SALÁRIOSDurante vários anos, os órgãos de fiscal

TRE vai decidir: Uso de laranjas nas candidaturas femininas pode tirar mandato de nove eleitos em Rondônia

TRE vai decidir: Uso de laranjas nas candidaturas femininas pode tirar mandato de nove eleitos em Rondônia

TRE VAI DECIDIR: USO DE LARANJAS NAS CANDIDATURAS FEMININAS PODE TIRAR MANDATO DE NOVE ELEITOS EM RONDÔNIAO que têm em comum a pequena cidade de Val