Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 09/07/11




Primeira Mão - 09/07/11 - Gente de Opinião

IMPUNIDADE E FALTA DE MEMÓRIA

DO ELEITOR INCENTIVAM FALCATRUAS

A queda do agora ex-ministro dos Transportes e da sua troupe faz parte de mais uma série de mutretagens descoberta no governo federal. Todos os dias, em todas as esferas do poder, aparecem acusações graves, suspeitas documentadas, denúncias claras. Certamente as que são conhecidas formam apenas uma ínfima pontinha do enorme iceberg em que se transformou a estrutura apodrecidea de muitos governos. Se tudo viesse a público, ficaríamos sabendo exatamente o rombo, a cratera, o abismo em que o dinheiro público desaparece, ao invés de cumprir seu verdadeiro papel de servir à coletividade. O caso de Alfredo Nascimento e sua turma do PR, caídos em desgraçada, repete o que ocorre há anos e é cada vez mais frequente na vida pública brasileira. Os sintomas são claros e as denúncias, na maioria dos casos, são feitas pela imprensa, porque apelar para a complexa e burocrática estrutura do Judiciário, imaginando que alguém vá ser realmente punido, é continuar apenas sonhando. Os denunciados continuam milionários ou bilionários até, sem que tenham, na quase totalidade dos casos, de devolver um tostão do dinheiro desviado. Também em 99,9% dos registros, não há punição alguma. A não ser a vergonha pública, também passageira, porque na próxima eleição o povo já esqueceu as falcatruas e elege de novo este tipo de gente, aos borbotões.

Não haverá solução para esta verdadeira tragédia nacional sem punições exemplares, sem que os envolvidos sejam retirados, eternidade afora, da vida pública. Sem que tenham que devolver cada tostão roubado. Sem que vão presos. Enquanto a impunidade grassar e a memória do eleitor se esvair em poucas semanas,os enrolados com desvio de milhões do dinheiro público só terão pequenos desgastes. Descobre-se um caso, nada se faz contra isso e não se descobre outros milhares. E assim vai nosso rico dinheirinho para os mesmos bolsos. Ricos e impunes.

 

ESQUECERAM DE MIM

Claro que oficialmente as razões apresentadas serão outras. Mas a verdade é que a solenidade de assinatura do reinício das obras do Teatro Estadual foi transferida para não causar mais uma saia justa com o casal Valdir e Marinha Raupp. É que, não se sabe porque, Marinha, que foi quem começou, há quase 20 anos, a luta pelo teatro, sequer foi convidada para a cerimônia.

 

NOVA DATA

O relacionamento entre o governo e o poderoso casal líder do PMDB já não anda toda essa Brastemp. Por isso, quando soube que havia tido a falha no cerimonial, em relação à Marinha Raupp, o próprio chefe da Casa Civil, Ricardo de Sá, interviu. A nova data em que será assinado o documento, aí sim com a presença da deputada Marinha, será anunciada logo (Vídeo TV Candelária com homenagem da SECEL ao senador Raupp  AQUI).

 

ÚLTIMO A SABER

Embora com dificuldades de indicar gente sua no governo, Valdir Raupp conseguiu um avanço e tanto. Colocou como secretária adjunta da Educação sua fiel companheira Sueli Aragão. A decisão só foi comunicada ao secretário Jorge Elarrat depois de tomada pelo governador Confúcio Moura. Sem que o titular da pasta fosse consultado.

 

CLAQUE TREINADA

A ex-senadora Fátima Cleide não se fez de rogada. Na cerimônia da assinatura da PEC da Transposição, pela presidente Dilma Rousseff, ela organizou uma claque com o Sintero e outros sindicalistas aliados. Toda vez que seu nome era pronunciado, muitos aplausos. Quando eram citados os nomes dos seus adversários – como Ivo Cassol e Roberto Sobrinho – a claque estava treinada para vaiar.

 

SÓ FIRULA

Vários partidos estão anunciando candidatura própria para a Prefeitura da Capital. Em muitos casos, é só papo furado. Não há nomes de peso para a disputa, além da quase dezena e meia entre os já conhecidos. Os nanicos e alguns outros de médio porte só farão barulho, mas na Hora H se aliarão aos que têm chances. O resto é só firula e jogo para a torcida.

 

VENDEU O PEIXE

Ainda repercute – e bem – o excelente discurso do governador Confúcio Moura durante visita da presidente Dilma Rousseff. Na cerimônia em Santo Antônio, Confúcio de um show de conhecimento das grandes potencialidades do nosso Estado e vendeu, muito positivamente, a imagem de Rondônia para Dilma e sua comitiva. O Brasil todo acompanhou pela TV.

 

LUTA PELA ÁGUA

O deputado federal Lindomar Garçon é um batalhador também em relação à melhoria no abastecimento de água da Capital. Esta semana, ele comemorou o resultado do esforço que fez, junto ao TCU, para que fosse liberado o reinício das obras do saneamento básico na cidade. A população aguarda angustiada que finalmente a obra milionária ande e fique pronta logo.

 

COMO SEMPRE

Movimento nacional contra aumento no número de vereadores não passa de protestos via internet e aqui e ali de algum jornalista preocupado com o país. Na grande maioria, a população, que pagará a conta deste novo ataque ao seu bolso, aceita tudo passivamente. Como sempre.

 

PERGUNTINHA

Alguém aí sabe, com segurança, quantos servidores do ex-Território Federal serão beneficiados com a Transposição assinada pela presidente Dilma Rousseff? (Vídeo da Record News com  assinatura do decreto  AQUI).

 

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mais uma ameaça dos pequenos produtores? Governo vai gastar 600 milhões para fiscalizar 31 mil propriedades

Mais uma ameaça dos pequenos produtores? Governo vai gastar 600 milhões para fiscalizar 31 mil propriedades

          Regularização fundiária? Não é prioridade. O que importa é criar um programa que vai gastar 600 milhões de reais para fiscalizar áreas de p

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

          Você acha que zumbis são apenas ficção? Se estiver em algumas áreas da gigantesca Los Angeles, nos Estados Unidos, sua descrença vai por ág

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

           Ah, as nuvens da política! Elas se mexem com impressionante velocidade, trocando o que há poucas horas era certo por tudo diferente do qu

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha. Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha. Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

          Os números da pesquisa para o Governo, mostrados pelo instituto Real Time Big Data, no final de semana, mostraram praticamente um empate e

Gente de Opinião Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)