Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 08/03/09



Primeira Mão - 08/03/09 - Gente de Opinião

UMA NOVA LETRA PARA O
SAMBA DO CRIOULO DOIDO

Fernando Collor de Mello (foto) volta ao poder e se torna figura de proa no Senado pelas mãos de José Sarney e do presidente Lula. O MST avisa que não aceita a decisão do TSE de cassar o governador Jackson Lago, do Maranhão e vai resistir até na força das armas, caso queiram tirá-lo do Palácio. O STF decidiu que os bandidões foragidos têm todo o direito (como se fossem cidadãos de bem) mesmo que foragidos, de recorrer de decisões judiciais que mandaram prendê-los. O ex-subsecretário de segurança de São Paulo recebia dinheiro grosso para determinar à volta à corporação, de policiais que haviam sido expulsos por corrupção e crimes. A Igreja Católica excomunga médicos que salvaram a vida de uma menina de nove anos, grávida porque foi estuprada. O presidente Lula (quem diria?) finalmente vem a Porto Velho. Enquanto todos os países do mundo capitalista baixam suas taxas de juros para enfrentar a crise, o Brasil mantêm os juros mais altos do mundo, mesmo contra a vontade de seu Presidente da República, do Vice-Presidente, dos congressistas, empresários e da população. E isso são apenas alguns exemplos. Não está aí uma nova letra para a famosa música do “Samba do Crioulo Doido?”. Nada disso. Isso aí é o Brasil !

 

PRIMEIRA VEZ

Se não houver mudança de última hora, Porto Velho vai finalmente receber a visita do Presidente Lula. Será a primeira vez que ele virá à Capital rondoniense desde que assumiu o poder. O próprio Lula confirmou ao prefeito Roberto Sobrinho sua visita, que incluirá vistoria às obras das duas hidrelétricas do rio Madeira e da duplicação da BR 364.

 

OBAMA NO CAMINHO

Há ainda um detalhe importante que pode mexer na agenda presidencial, embora toda a sua programação em Porto Velho já esteja quase pronta. A antecipação do encontro com o presidente americano Barak Obama para este sábado, em Washington, pode ser tornar um empecilho à vinda de Lula. Afora isso, tudo está certo.

 

ÚLTIMOS DETALHES

O próprio presidente Lula convocou o prefeito Roberto Sobrinho para estar nesta segunda-feira em Brasília. Sobrinho se encontrará com Lula e com a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, para ajustar os últimos detalhes da viagem presidencial e da agenda a ser cumprida.

 

DENTRO E FORA

Na comitiva que acompanhará Lula a Porto Velho, por enquanto o único convidado local que divulgou o convite foi o senador Valdir Raupp, líder da maioria no Senado. A petista Fátima Cleide, pelo menos até ontem, havia sido deixada fora da comitiva oficial.

 

VAI ATENDER?

O coordenador da bancada federal, deputado Eduardo Valverde, tenta organizar um encontro do Presidente com deputados e senadores rondonienses. O deputado federal Lindomar Garçon também quer a reunião. O principal tema que seria tratado relaciona-se com a PEC da Transposição dos servidores do ex-Território Federal.

 

PODE MUDAR

Pelo menos até agora, não está previsto espaço na agenda presidencial para esse encontro com a classe política rondoniense. Mas tudo pode mudar já nessa segunda, quando será fechada definitivamente a relação de compromissos de Lula em Porto Velho.

 

FOTO PARA 2010

Praticamente todos são candidatos à reeleição e, com exceção de dois – Moreira Mendes e Amorim, na oposição do governo, os demais parlamentares rondonienses fazem parte da base aliada ao governo. E vão querer tirar sua “casquinha” na alta popularidade de Lula. Fotos com o Presidente poderão ajudar na eleição de 2010.

 

AMIGO DE ANOS

Em Porto Velho, entre tantos amigos antigos, Lula certamente vai dar uma atenção especial a um deles, que há mais de três décadas é ligado ao PT e ao hoje Presidente da República. Trata-se de Odair Cordeiro, um dos mais antigos companheiros de Lula.

 

PERTO E LONGE

Como ficarão governistas e opositores nos encontros com o Presidente? O governador Cassol, por exemplo, elogia o Presidente e (muito) a ministra Dilma Roussef. Mas não quer nem ficar perto de Fátima Cleide, sua grande adversária. Certamente Cassol e todos os demais políticos terão que ter muito jogo de cintura durante a visita presidencial.

 

NO COMANDO

A agenda de Lula em Porto Velho estará sendo fechada hoje em Brasília, junto com o prefeito Sobrinho. Mas aqui na Capital, a responsabilidade maior de coordenar tudo durante a visita presidencial será de uma mulher. Trata-se da chefe de Gabinete da Prefeitura, Miriam Saldaña.

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br
ibanezpvh@yhaoo.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rocha prepara a sucessão comandando o PSD, que com ele se tornou um grande partido em Rondônia

Rocha prepara a sucessão comandando o PSD, que com ele se tornou um grande partido em Rondônia

            O PSD não está pra brincadeira! Quer o Governo, com Adailton Fúria e quer pelo menos uma das duas vagas do Senado, senão as duas. E mais

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

          Baseado em que princípio legal o governo Lula e seus aliados declararam guerra aos produtores rurais de Rondônia, como aliás o estão fazen

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

           No mercado, hoje, deixam de entrar na economia de Rondônia, equivalentes a 100 quilos de ouro que não é retirado. Isso  representa 740 mil

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

          Não terminou. Pelo contrário. Está pior em alguns bairros da cidade. Por isso, horas depois de um pronunciamento duro e contundente, feito

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)