Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 08/01/10



Primeira Mão - 08/01/10 - Gente de Opinião
PAGAMOS MAIS DE 1 TRILHÃO DE REAIS
EM IMPOSTOS. E PARA QUE, MESMO?


Mais de 1 trilhão de reais. O número 1 seguido de 12 zeros. É algo que, em termos de dinheiro, não se tem idéia exata do que representa, tal sua grandeza. Pois esse valor imenso, dantesco, extraordinário, foi o que o governo brasileiro arrecadou em impostos, em 2009. E só até o dia 5 de dezembro. O país campeão mundial em impostos, que impõe taxas até em produtos da cesta básica e é também único no mundo que tributa as suas exportações, arrecadou essa dinheirama toda, arrancada a fórceps do bolso da sua população. E para que? Para sobrar uma pequena fração aos investimentos e aplicar grande parte dessa impressionante quantia na manutenção da máquina ( ou seja, para ele mesmo, governo) e para as superestruturas do poder. Além, é claro, dos acólitos e companhia. Isso sem falar nos milhões e milhões de dinheiro desviado, inclusive com culpados flagrados por câmeras colocando dinheiro vivo nas meias e cuecas sem que ninguém seja punido.

Pagamos impostos sobre tudo. Infelizmente não é raro pagarmos mais de uma vez sobre o mesmo produto ou serviço. O imposto cumulativo também é uma das grandes invenções dos governos brasileiros para sangrar os bolsos alheios. E a saúde? Vai mal. E as estradas? Vão de mal a pior. E a educação? Que educação? E a segurança pública? (dessa a gente poderia rir, embora se tenha mesmo é que chorar). Então, lá se foi nosso trilhão. Em troca, só serviços cada vez piores. E 37 ministérios. E milhares de novos cargos públicos. E centenas de empresas oficiais para abrigar a turma. E esperemos mais impostos. A máquina, inchada, vai exigir cada vez mais...

SOFRIMENTO

Se tem uma população sofrida em Porto Velho é a do bairro Nacional. Ali dá de tudo. Caminhões pesados indo e vindo a cada minuto, ruas intransitáveis, muita dengue, obras que poderiam melhorar a vida das quase 25 mil pessoas que lá residem mas que nunca ficam prontas. E agora, mais uma desgraçada: a chuvarada foi tanta que até derrubou casas. 


HORA DE AGIR


Esse é o momento em que as chamadas “forças vivas” têm que se unir. Governo do Estado e Prefeitura precisam sentar numa mesa, negociar, acertar ações de todo o tipo para pelo menos diminuir o volume de dramas que aquela comunidade enfrenta. Tem que ser já, porque não dá mais para esperar. 


TEM COISA QUE FUNCIONA

Como a saúde pública anda sempre capengando, uma das coisas que funcionam são entidades que atendem os mais pobres. É o caso, por exemplo, da fundação mantida pelo deputado Ribamar Araújo, que em 2009 atendeu milhares de pessoas. Sem cobrar um tostão. 

SENSATEZ

Hoje tem reunião no Dnit, a chamada audiência pública para discutir a construção da ponte sobre o rio Madeira, ligando Rondônia ao Acre, em Mutum Paraná. É importante que também participem pessoas sensatas, com interesse no coletivo, no desenvolvimento da região. 


PARECE MAS NÃO É

O problema nesses encontros é que, geralmente, aparecem muitos palpiteiros e “onguistas” para incomodar e tentar atrapalhar. Afinal, o progresso da região prejudica a essa gente que só defende os interesses de quem não é daqui. E eles vêm cheio de argumentos. Muitos fajutos, é claro. Mas se não houver quem os conteste, acabam parecendo estar falando a verdade. 


PERGUNTAR NÃO OFENDE

Por falar em ONGs, é estranho que nenhuma delas, entre as centenas de milhares que abundam na região, abriu a boca para falar sobre a situação da Reserva Roosevelt. Lá, as riquezas de Rondônia estão sendo roubadas diariamente. Nenhuma ONG se interessou em defender a preservação dos nossos minérios e do que é nosso. Porque será? 

OLHA ELA AÍ!

Sensacionais previsões para 2010 da famigerada (uns acham que famosa) Mãe Dinah, aquela que não acerta uma: “um acontecimento impressionante e inédito na história mundial, ocorrerá no final do mês de agosto”, “vão cair mais 3três aviões ano que vem”, “O Presidente Obama pode sofrer um atendado”; “O Corinthians vai conquistar a Libertadores 2010”. Não é impressionante. 


PARA NÃO ERRAR


Para não perder o embalo, Mãe Dinah repete, em 2010, o que já vem dizendo desde 1990 sobre o apresentador de TV Silvio Santos: “Silvio Santos vai ter sérios problemas de saúde”. Pois o SS está com quase 80 anos. Desde que ele tinha 60 a mulher prevê que ele vai sucumbir. E o Silvio cada vez mais forte. Previsão certa: a Mãe Dinah vai morrer antes do Silvio Santos. 


DANDO DURO


Candidatíssima a uma vaga na Assembléia Legislativa, a jovem vereadora Mariana Carvalho, do PSDB, quer se destacar também como a que mais trabalha no legislativo municipal. Em 2009, ela apresentou nada menos que 28 projetos de lei e 370 pedidos de providências. Filha de peixe (seu pai é o ex-vice-governador Aparício Carvalho), Mariana quer ver a bancada das mulheres aumentada este ano, na ALE. 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/    

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O plano a é concentrar forças no nome de Ivo Cassol. Se ele não concorrer, Fúria será o candidato do grupo

O plano a é concentrar forças no nome de Ivo Cassol. Se ele não concorrer, Fúria será o candidato do grupo

           Tem o Plano A e tem o Plano B. Neste momento, um grande grupo político está se mobilizando, com os olhos voltados não só para o Palácio Ri

Teatro do terror: a lei da anistia subiu no telhado e só um milagre para salvar o país que a ignora

Teatro do terror: a lei da anistia subiu no telhado e só um milagre para salvar o país que a ignora

         A peça teatral é apresentada num país fictício. Ela começa assim: uma lei de anistia subiu no telhado! A piada é velha, mas a história, por

Socorro! Quem protegerá nossos idosos da ganância e desumanidade dos que roubaram 6 bi do INSS

Socorro! Quem protegerá nossos idosos da ganância e desumanidade dos que roubaram 6 bi do INSS

A aposentada, ainda se recuperando de uma pesada cirurgia numa das  pernas, se arrasta até a agência do Bradesco, na avenida Sete de Setembro, para

Presidente do STF nega ter dito “vencemos o bolsonarismo”, mas há milhões de vídeos mostrando a declaração

Presidente do STF nega ter dito “vencemos o bolsonarismo”, mas há milhões de vídeos mostrando a declaração

“Só ditadura fecha Congresso, só ditadura cassa mandatos, só ditadura cria censura, só ditadura tem presos políticos”, declarou. “Nós percorremos um

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)