Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 04/12/08



Primeira Mão - 04/12/08 - Gente de Opinião

CATARINENSES ESPERAM POR PELO MENOS DOIS MILHÕES DE TURISTAS

Há as dezenas de vidas perdidas, há os prejuízos econômicos que, só no porto de Itajaí chegam a 35 milhões de dólares por dia. Há a dor, o sofrimento, a luta pelo recomeço. O povo de Santa Catarina precisa mais do que nunca do restante do Brasil para se reerguer. E é vital que o turismo, responsável por 9% do PIB do Estado, não seja prejudicado. Pelo contrário. Brasileiros de todos os quadrantes, se quiserem mesmo ajudar a reconstrução, devem programar as maravilhosas praias catarinenses e suas cidades com jeito de Europa no seu calendário de férias desse ano. Só assim, pelo menos repetindo os 2 milhões de turistas que recebeu entre outubro de 2007 e setembro de 2008, faturando algo em torno de 10 bilhões de reais, é que os catarinenses sentirão que seus irmãos brasileiros não só estão solidários como também continuarão ao seu lado. As cidades do litoral não foram atingidas pela tragédia, a infra-estrutura de Florianópolis está intacta. Em Blumenau, onde houve muitas perdas, pelo menos a estrutura para o turismo deve se recuperar em poucas semanas. Portanto, malas prontas e, todos para ajudar o turismo e a economia de Santa Catarina!

 

BATOM NA CUECA

O caso do pagamento de mais de 4 milhões de reais para conselheiros e ex-conselheiros do Tribunal de Contas ainda vai render muito assunto. É típico caso de batom na cueca. Não parece haver explicação plausível para um caso como esse.

 

COMPLICOU

Mesmo com todos os argumentos legais, fica complicado para a população entender um benefício desse tamanho para apenas algumas pessoas. O TCE-RO vai passar longo tempo tentando justificar porque pagou essa grana toda.

 

OS ANTIGOS...

Batalha dura nos bastidores pela presidência da Câmara de Vereadores. Autocandidatos, Zequinha Araújo e Ramiro Negreiros querem o cargo e estão reunindo forças em torno de seus nomes. Até agora, não há sinais claros de que os dois tenham apoios consistentes.

 

...E OS NOVOS

Já o novo grupo de eleitos, entre eles Marcelo Reis e Jean Oliveira, têm planos completamente diferentes. Querem compor um bloco em que a mesa diretora não tenha nomes da legislatura passada. Também estão trabalhando duro para formar uma chapa só de novos. 

 

ALELUIA!

Até que enfim! Depois de construir e inaugurar um elefante branco, até hoje sem qualquer serventia, o governo oficializa o concurso para contratar 250 agentes penitenciários que vão trabalhar no presídio federal de Porto Velho.

 

ESSE É O BRASIL

Há quase um ano concluída, a obra não tem qualquer serventia, porque foi construída – e terminada – antes da contratação de funcionários para cuidar dos presos de alta periculosidade que devem vir para o presídio. Só no Brasil mesmo que acontece uma coisa dessas!

 

CENSURA VOLTA

Mais realista que o rei, o Ministério Público de São Paulo encontrou uma forma simples e objetiva de censurar a imprensa. Entrou com ação exigindo multa de mais de 1,5 milhão de reais de multa à Rede TV, por ter exibido – e dado um furo jornalístico na concorrência – reportagem sobre o caso da menina Eloá, assassinada barbaramente por um celerado há algumas semanas.

 

LEGÍTIMA DEFESA

A emissora conseguiu colocar no ar entrevista com o bárbaro assassino um dia antes do crime. O MP não pediu pena mais rigorosa para o bandido. Mas se preocupa muito com os direitos humanos dos criminosos e ainda recentemente inocentou um promotor que matou friamente um jovem com 12 tiros. Isso pode. Mas liberdade de imprensa, aí não!

 

CRISE EM PAUTA

Competente e respeitado em todo o país, o secretário estadual de Planejamento, João Carlos Ribeiro, preside hoje e amanhã em Florianópolis mais uma reunião nacional de secretários da sua área. Na pauta, a crise mundial que se aproxima. E, sem dúvida, a situação alarmante que vive o povo catarinense.

 

NÃO É MAROLA

Por falar em crise, ela está chegando. Não como marola, conforme previu com otimismo o presidente Lula. Mas como uma onda forte. Não ainda como temporal ou tsunami, como calculavam os mais pessimistas mas mesmo assim preocupante. Já há setores, como o da produção de veículos, que já estão demitindo em pleno mês de dezembro.

Fonte: Sergio Pires/Gentedeopinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Sergio Pires

A guerra que nunca terá fim! + A feira tem muitos políticos e não faltam fofocas + Médica pode ter punição exemplar

A guerra que nunca terá fim! + A feira tem muitos políticos e não faltam fofocas + Médica pode ter punição exemplar

A GUERRA DA UCRÂNIA PODE TERMINAR EM BREVE, MAS A DECRETADA PELOS CRIMINOSOS CONTRA A SOCIEDADE BRASILEIRA, NUNCA TERÁ FIM!A guerra de invasão da Uc

Dória cai fora da sucessão + Republicanos traz Damares+ Porte de armas para vigilantes

Dória cai fora da sucessão + Republicanos traz Damares+ Porte de armas para vigilantes

ELEITO NA ESTEIRA DO SUCESSO DE BOLSONARO, DÓRIA SE TORNOU UMA FIGURA PATÉTICA NA POLÍTICA NACIONAL E CAI FORA DA SUCESSÃO  Houve, claro, alguma su

A grandeza do agronegócio rondoniense + Vaga ao senado + Dez mulheres mortas

A grandeza do agronegócio rondoniense + Vaga ao senado + Dez mulheres mortas

COMEÇA UMA FEIRA GIGANTE QUE RESUME TODA A GRANDEZA DO AGRONEGÓCIO RONDONIENSE Rondônia tem sido, nos últimos anos, uma ilha de prosperidade, com nú

Um assassinato brutal + Governo e o salário de maio + STF usa bom senso + Crimes violentos em Rondônia

Um assassinato brutal + Governo e o salário de maio + STF usa bom senso + Crimes violentos em Rondônia

SERIA UMA LINDA HISTÓRIA DE RECOMEÇO, CASO NÃO HOUVESSE, NO CAMINHO, UM ASSASSINATO BRUTAL           Seria uma história simples, de uma mulher bras