Porto Velho (RO) sábado, 21 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 03/12/08


Primeira Mão - 03/12/08 - Gente de Opinião 
UMA VIDA MAIS LONGA PARA QUEM
CONSEGUIR ESCAPAR DA VIOLÊNCIA 

Se não encontrar uma bala perdida, se não for morto num assalto, se não for atropelado por um motorista embriagado, se conseguir escapar das tragédias que a natureza tem imposto ao Brasil nos últimos tempos, se o cigarro ou o álcool ou as drogas não matá-lo, você é um felizardo, segundo o IBGE. Sua média de idade aumentou em cinco anos desde 1991. Ou seja, a partir de agora, pelos números frios da pesquisa, você deve viver quase 73 anos. Afora as causas violentas de mortes – que atinge principalmente a faixa etária entre os 16 e os 25 anos, ou seja, muito mais jovens – o homem brasileiro tem realmente uma qualidade de vida melhor. Entre outras coisas, graças aos avanços econômicos, que tirou muita gente da linha da pobreza mas também muito em função dos avanços da Medicina, que hoje controla doenças que há poucos anos atrás eram mortais. Enfim, não se vive só de más notícias. Com algum cuidado, a vida pode até ser muito mais longa e saudável.

 

FAÍSCA

Vai sair faísca. Neste sábado, dia 6, dia 11,  uma reunião da Associação dos Produtores Rurais do Projeto Joana D´Arc II, localizada a menos de 100 quilômetros de Porto Velho vai botar a boca no trombone. Denúncias pesadas contra o Incra e contra funcionários dos órgãos estão sendo anunciadas.

 

VAI SER DUREZA

O presidente da associação, Francisco Assis de Lima, junto com sua diretoria e associados fará um grande encontro para denunciar uma série de irregularidades. Dizem que tem coisa cabeluda que será trazida a público. Lembrando: é sábado, dia 6, a partir das 10 da manhã.

 

FALTA POUCO

O mês de dezembro está andando, célere como foi todo o ano, e não há ainda data certa para a votação do orçamento de 2008. Muitos deputados ainda não apresentaram suas emendas. Nesse ritmo, a votação corre o risco de atrasar. O relator Luiz Cláudio, do PTN, está correndo atrás dos seus colegas, pedindo pressa nas emendas.

 

TROCOU

Epifânia Barbosa fez sucesso nas urnas. Deixou a secretaria de educação da Prefeitura e recebeu expressiva votação. Nesta semana, em função das negociações políticas e acordos para a composição da nova Câmara Municipal – além, é claro, das qualidades inegáveis dela para o cargo – Epifânia abriu mão de assumir o legislativo. Voltou para o comando da educação.

 

VOLTANDO

Com a saída de Epifânia, José Wildes, um dos vereadores que se destacaram na legislatura passada mas que ficara fora – chegou à primeira suplência – assume a cadeira de Epifânia. E Sobrinho troca um nome novo na Câmara por outro já conhecido. Ambos, é claro, aliados.

 

PRESIDÊNCIA

Outras mudanças virão ainda, antes da posse dos novos vereadores. Tudo vai passar também por uma renhida disputa pela presidência da Casa. Os petistas e aliados de Sobrinho não querem correr o risco de ficar sem o comando da casa.

 

TORNEIRAS SECAS

Amanhã é dia da capital ficar sem água. A previsão é de que sejam cinco horas de torneiras vazias mas normalmente o tipo de serviço que será feito – manutenção e limpeza de rede – demora bem mais. Portanto, o dia é de  economizar água para não se lamentar depois.

 

SOLIDARIEDADE

Cícero da Rocha, que se diz leitor assíduo da coluna, é catarinense e mora em Cacoal. Quer ajudar de qualquer forma seus irmãos na tragédia que se abateu sobre Santa Catarina. Pede informações sobre como doar alimentos e roupas. Uma das dicas é procurar emissoras de rádio e televisão da sua região,que estão coletando os donativos para mandar para os flagelados.

 

BOIADA

Através de notas e releases distribuídos à imprensa, o PT, através do seu presidente, Tácito Pereira, tem chamado o governador Ivo Cassol para a briga. Cassol ainda não respondeu. Mas quem o conhece sabe que, quando vier, a resposta será à altura. Dizem que Cassol dá um boi para não brigar e uma boiada para não sair dela.

 

NÃO PÁRA

Parece inacreditável mas é só passar pela Esplanada das Secretarias para se ver como andam rápidas as obras do futuro Centro Político e Administrativo do Estado. A obra, uma das prioridades do governador Cassol, anda de vento em pôpa. Vai ficar pronta dentro do prazo previsto, sem dúvida.     

Fonte: Sergio Pires

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Sergio Pires

Um assassinato brutal + Governo e o salário de maio + STF usa bom senso + Crimes violentos em Rondônia

Um assassinato brutal + Governo e o salário de maio + STF usa bom senso + Crimes violentos em Rondônia

SERIA UMA LINDA HISTÓRIA DE RECOMEÇO, CASO NÃO HOUVESSE, NO CAMINHO, UM ASSASSINATO BRUTAL           Seria uma história simples, de uma mulher bras

Campanha Denorex + Dívidas da Santo Antônio Energia + Raniery Coelho reeleito

Campanha Denorex + Dívidas da Santo Antônio Energia + Raniery Coelho reeleito

UMA CAMPANHA DENOREX: SÓ PARECE, MAS NÃO É! ELEIÇÃO EM RONDÔNIA TERÁ AINDA GRANDES SURPRESASOs que não são mais tão jovens, não esquecem do comercia

PL tem dois candidatos ao senado + O PAC não morreu + Atestados médicos falsos

PL tem dois candidatos ao senado + O PAC não morreu + Atestados médicos falsos

PSB CONFIRMA VINICIUS MIGUEL COMO SEU NOME PARA SER A TERCEIRA VIA NA DISPUTA AO GOVERNOPrimeiro, no Instagram do próprio candidato. Depois, na pro

Vulnerabilidade das urnas eletrônicas + Dragagem no Madeira + Salvação da pecuária

Vulnerabilidade das urnas eletrônicas + Dragagem no Madeira + Salvação da pecuária

URNAS ELETRÔNICAS: HÁ TRÊS ANOS E MEIO, PERITOS DA PF APONTAVAM VÁRIAS FORMAS DE INVADIR O SISTEMA E PEDIAM O VOTO IMPRESSO          Na verdade, o