Domingo, 3 de maio de 2009 - 08h44
.jpg)
DETECTADAS EM RONDÔNIA DOENÇAS
VINDAS DE OUTRAS REGIÕES DO PAÍS
As notícias não são boas. A gripe suína, agora chamada de gripe A, que assusta o mundo, pode chegar ao Brasil e a Rondônia, até em função da enorme rapidez com que se propaga. Mas seus efeitos no nosso país podem ser menores e menos violentos, já que estamos bem preparados para enfrentá-la. O nossos problemas, mais próximos e mais reais, esses sim andam preocupando as autoridades sanitárias. O médico Mauro Tada, diretor do Cepem e mestre em doenças tropicais, nome reconhecido aqui e lá fora por sua competência na área, comentou esta semana que estão chegando a Rondônia vetores de doenças que não tínhamos aqui. Elas vêm com pessoas de outras regiões, principalmente do Nordeste, que chegam para trabalhar nas gigantescas obras das usinas do Madeira. Riscos como a lechmaniose, por exemplo, já são concretos. Perigos ainda maiores como a Doença de Chagas, transmitida pelo “barbeiro” também começam a rondar mais intensamente nossa Capital e cidades próximas. Já há casos detectados recentemente. Outros tipos de vetores que não eram comuns em Rondônia também preocupam. Mauro Tada diz que é preciso prevenir, orientar, informar. A gripe suína, ou gripe A, preocupa o Planeta mas pelo menos até agora ainda está distante de nós. Já as doenças tropicais, a febre amarela, a malária, a dengue e essas novas doenças vindas de outros estados começam a fazer parte, infelizmente, da nossa nova realidade.
SEM RISCO
Outra informação importante do especialista Mauro Tada, reafirmando o que tem sido divulgado. Não há qualquer risco de consumir carne suína. Ela não transmite a gripe. Cozida ou assada a mais de 75 graus, a carne não traz qualquer ameaça. E continua gostosa.
SÓ OUVE
Na Assembléia Legislativa, vários deputados continuam torcendo – e trabalhando – para que o presidente da Casa, Neodi Carlos, aceite disputar uma pré-candidatura ao Governo em 2010. Por enquanto, o presidente não diz sim nem não. Muito antes pelo contrário.
CONFLITOS
Com a próxima eleição chegando daqui a um ano e meio, já se observa, aqui e ali, o início de alguns conflitos, por interesses antagônicos, entre esse ou aquele deputado estadual. Na verdade, o perigo não está dentro da Assembléia. Vem de fora, com dezenas de lideranças de todo o Estado querendo tomar a vaga dos atuais parlamentares.
VÃO MESMO
Os dois neo-vereadores tucanos da Câmara Municipal de Porto Velho vão mesmo concorrer à Assembléia Legislativa. Mariana Carvalho disse esta semana que considera muito cedo para tratar do assunto. Mas já está decidida. O mesmo vale para Jean Carlos, filho do ex-presidente Carlão de Oliveira. Vai entrar na briga também.
PREPARANDO
Do lado do PT, o partido, com a Prefeitura na mão, também se prepara para lançar vários nomes na disputa. Entre eles os dos vereadores Cláudio Carvalho e do presidente reeleito, José Hermínio. Do secretariado de Roberto Sobrinho, o nome quente é o da vereadora e atual secretária de Educação, Epifânia Barbosa.
CARTILHA
Uma questão ainda complicada na política de Porto Velho está relacionada com o nome do deputado estadual Ribamar Araújo. Independente e em conflito com algumas lideranças do seu partido – PT – por não rezar na cartilha partidária, a vaga de Ribamar estaria na alça de mira de um grupo que quer vê-lo em confronto com o prefeito Roberto Sobrinho.
APAZIGUANDO
O deputado Miguel Sena, do PV, sempre duro em seus discursos e em defesa das suas posições, dessa vez colocou-se como veludo entre cristais. Foi dele a iniciativa de conseguir um encontro entre o governador Cassol e lideranças da área da saúde, que ameaçam greve. O encontro foi agendado para o início da semana.
TEM QUE LER
Há décadas, o sertanista Orlando Vilas Boas já previa que as ONGs internacionais iriam mandar e desmandar na Amazônia. Essa é apenas uma informação importante no contexto de um longo e interessante artigo publicado esta semana pela desembargadora Zelite Carneiro sobre a questão da Reserva Raposa Serra do Sol. É leitura obrigatória.
AVANÇA
A cada reunião da CPI do Leite, mais se avança em debates e busca de soluções para o setor. Nesta semana, até o leite para a merenda escolar foi debatida no encontro comandado pelo deputado Jesualdo Pires, com Ribamar Araújo e Valter Araújo também coordenando. Foi outro encontro muito produtivo, sob todos os aspectos.
CALÇA DE VELUDO...
Jornalistas, sempre tão críticos em relação à ética e comportamentos corretos exigidos pela sociedade, acabaram dando mau exemplo na recente eleição para o comando do Sindicato da categoria. Vencedores e perdedores trocam farpas e denúncias é o que não faltam. Parece até coisa do Congresso Nacional!
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Funai comanda queima e destruição de casas de produtores pobres da região de Alvorada do Oeste
Nas cenas das guerras mais violentas, os invasores atacam a população civil inimiga e destroem tudo o que encontram pela frente. Quem g

Regularização fundiária? Não é prioridade. O que importa é criar um programa que vai gastar 600 milhões de reais para fiscalizar áreas de p

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano
Você acha que zumbis são apenas ficção? Se estiver em algumas áreas da gigantesca Los Angeles, nos Estados Unidos, sua descrença vai por ág

Ah, as nuvens da política! Elas se mexem com impressionante velocidade, trocando o que há poucas horas era certo por tudo diferente do qu
Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)