Segunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 02/10/09


Primeira Mão - 02/10/09 - Gente de Opinião
 
TEMPO PERDIDO E MILHÕES GASTOS ANTES
DE SE CONSIDERAR UMA OBRA INVIÁVEL

A decisão do Ministério Público Federal de pedir a interrupção das obras da BR 429 pode e deve ter suas razões legais. Há que se respeitar tais medidas, até porque, segundo a ação, a rodovia pode prejudicar o meio ambiente e atingir grupos indígenas até agora isolados no Estado. Até aí, nenhum reparo. O que não se compreende é porque uma ação dessas do MPF só agora é tomada. Há mais de uma década, discute-se a importância da 429 para Rondônia, para a interligação com a fronteira da Bolívia e com várias regiões do Estado. Foi uma luta imensa, projetos dispendiosos, investimentos vultosos até que o asfaltamento começasse e a rodovia em boas condições começasse a se tornar realidade. Vários quilômetros prontos, gastos elevadíssimos numa estrada complicada, mobilização de comunidades e lideranças políticas, dinheiro gasto e, só agora, quando a obra avançou e já teve gastos imensos, é que o Ministério Público decide intervir e pedir que tudo seja paralisado. Como um Estado ou até um país podem programar obras, andar em frente, desenvolver-se se, a cada passo, uma instituição, uma entidade, uma ONG ou quem quer que seja deixa primeiro que milhões do dinheiro público sejam gastos para só então achar que está tudo errado? Não seria mais lógico ter feito tudo isso antes que a grana tivesse jorrado? Enfim, são perguntas que ficam no ar, nessa terra em que cada um puxa para o seu lado e os interesses da maioria ficam pelo caminho dos meandros de uma legislação complicada e inexeqüível.

GRITO TARDIO

Dentro do mesmo contexto, não há como não considerar como um protesto tardio o que vem da OAB em relação ao aumento no número de vagas dos vereadores no País. Durante toda a tramitação da PEC, quando todo o país sabia que o Congresso iria aplicar mais um golpe na Nação, a OAB não agiu.

SÓ AGORA?

Depois que a proposta foi aprovada, que a vergonha está consolidada, que é praticamente impossível se mudar uma decisão do parlamento, vem a OAB vociferar contra a vergonhosa medida que vai lotar de mais gente nossas são dispendiosas (e dispensáveis), Câmaras de Vereadores. Agora é tarde!

DEZ ANOS

Gerson Costa, Ivonete Gomes, Eliânio Nascimento e toda a equipe do site rondoniagora, um dos mais acessados do Estado, preparam grande comemoração dos dez anos no ar. Empresários, parceiros e autoridades que fizeram e fazem parte da história do rondoniagora serão homenageados.

PRESTIGIADO

Por falar em site, o diretor de Oobservador, Everaldo Fogaça, teve seu nome lançado como pré-candidato à Assembléia, pelo PC do B, em festa política com bom público em Cacoal. Fogaça foi prestigiado inclusive com a presença de dois pré-candidatos ao Governo: Expedito Júnior e Acir Gurgacz. Claro que cada um num horário. Não se encontraram.

PLANOS

Ainda em relação ao PC do B: o Partidão quer se tornar uma força política importante no Estado. Seus líderes andam trabalhando bastante, tanto em Porto Velho como no interior. Na Capital, o PC do B prepara o jovem David Chiquilito para outros vôos. A idéia é transformá-lo no principal nome da sigla no Estado.

OUTROS SONHOS

Entre vários deputados que se destacam na atual legislatura - desde o presidente Neodi Carlos até Jesualdo Pires, Valter Araújo, Miguel Sena, Ribamar Araújo, entre outros – cresce a participação do deputado de Ariquemes Tiziu Jidalias. Ele já é um nome forte inclusive para disputar vaga à Câmara Federal ou até pensar em sonhos mais altos.

AVANÇO

A grande diminuição no número de queimadas e derrubadas, registradas em Rondônia, deve-se muito a ação da Sedam e seus parceiros do que a discursos demagógicos sem fim de quem não conhece a região mas adora “palpitar” sobre ela. Aliás, de palpiteiros estamos de saco cheio. Precisamos mesmo é de quem trabalhe dentro da realidade e resolva os problemas.

EQUIPE

O trabalho que o secretário da Sedam, Cletho Muniz de Brito, o Brito do Incra e sua equipe estão fazendo, de conscientização e cuidados com o meio ambiente, merece todos os elogios. Sem alarde, sem exageros, sem jogo de cena ou jogadas para a platéia – como adoram, por exemplo, o ministro Carlos Minc, o Ibama e suas turmas – a Sedam vem mostrando resultados altamente positivos.

PURO SANGUE?

O senador Valdir Raupp, grande comandante do PMDB no Estado, já andou falando em chapa puro sangue para o Governo, com Confúcio na cabeça e Donadon de vice. É blefe. Por enquanto, o PMDB namora o PT e o PC do B, entre outras siglas. Só irá sozinho em último caso. 

Fonte: Sergio Pires - [email protected]  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A universidade e o aparelhamento ideológico: no Ceará, antissemistimo numa prova do vestibular envergonha o país!

A universidade e o aparelhamento ideológico: no Ceará, antissemistimo numa prova do vestibular envergonha o país!

Seis milhões de seres humanos assassinados, trucidados, tratados como gado, mortos de fome, jogados em câmeras de gás, seus corpos queimados em forn

Três mulheres, um homem: surgirá alguém com cacife para tirar o favoritismo deste quarteto, em Porto Velho?

Três mulheres, um homem: surgirá alguém com cacife para tirar o favoritismo deste quarteto, em Porto Velho?

Há uma dúzia de nomes prontos para a disputa da Prefeitura de Porto Velho. Todos muito respeitáveis, todos com predicados suficientes para se aprese

Presidente de Cooperativa dos Garimpeiros diz que destruição de dragas e balsas no Rio Madeira “é pura covardia”!

Presidente de Cooperativa dos Garimpeiros diz que destruição de dragas e balsas no Rio Madeira “é pura covardia”!

“É pura covardia”! A frase da advogada e presidente da Cooperativa dos Garimpeiros da Amazônia, Tânia Sena sintetiza o protesto dos representantes d

É a história: Porto Velho, com ampla maioria do eleitorado conservador, sempre elegeu políticos de centro ou da esquerda

É a história: Porto Velho, com ampla maioria do eleitorado conservador, sempre elegeu políticos de centro ou da esquerda

As informações que se têm sobre o eleitorado de Porto Velho são de que ao menos 70 por cento dele tem tendência conservadora ou de direita. A consta

Gente de Opinião Segunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)