Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Pressão de secretários e de deputados, pela substituição da Procuradora Geral, Maria Rejane Vieira, não deu certo


Pressão de secretários e de deputados, pela substituição da Procuradora Geral, Maria Rejane Vieira, não deu certo - Gente de Opinião
 
“É UM PASSEIO PELO ABSURDO”
 
Pesadas críticas  contra as propostas feitas à chamada Comissão de Notáveis, criada para elaborar o novo Código Penal, mereceram contestação em algumas áreas da sociedade. Mas as vozes contra algumas besteiras postas na proposta, que ainda será discutida no Congresso, aumentam cada vez mais. A última veio de um dos nomes mais respeitados entre os juristas brasileiros: o ex-ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior. Ele desmontou, pela por peça, alguns dos devaneios que surgiram. Como o que propõe pena de um mês de prisão para quem abandonar umGente de Opiniãoa criança e um ano para quem abandonar um animal. Existe na face da Terra  besteira maior? O perdão judicial para a eutanásia também mereceu do jurista uma crítica dura: “com o perdão judicial para a eutanásia, para o parente que mata, quantos velhinhos vão olhar com desconfiança o suco de laranja que o filho sequioso lhe traz?”, ironizou. Penas duras para quem matar golfinhos e em dobro se eles tiverem filhotes é outra coisa sem pé nem cabeça. “Este projeto é um passeio pelo absurdo, daí minha intensa preocupação”, disse o ex-ministro em reunião da Comissão Especial Interna da Reforma do Código Penal Brasileiro.
 
Pois os notáveis, que afirmam ter proposto um Código moderno, de olhos para o futuro, perderam seu tempo e fizeram o Brasil perder o seu.  Com tantas besteiras somadas, com tantas idiotices – que parecem ter vindo não de cabeças brilhantes, mas de gente que não tem qualquer visão da realidade – longo tempo foi perdido para que pudéssemos reformar, de verdade, nosso Código Penal. Ao ignorar a violência e a necessidade de penas mais duras para combate ao crime e ficar em questões periféricas e firulas jurídicas, os “notáveis” deixaram bem claro que só agiram pela ideologia. Não há outra explicação para tanta asneira.
 
 
 
 
FICA ASSIM
 
A pressão de secretários e de deputados, pela substituição da Procuradora Geral do Estado, Maria Rejane Vieira, parece que não deu certo. O governador Confúcio Moura publicou texto, no Facebook, informando que o governo está composto e se houver alguma mudança, a partir de agora, será apenas pontual. Destacou ainda: “O governo tem feito muito. O que falta é mostrar ao povo. Acabou o clima mudancista. As palavras de ordem são - entrosamento, cumprimento de metas e muito gás (motivação). E correr para o abraço”.
 
 
 
“SISTEMA FROUXO”
 
“Esse sistema frouxo tem vários mecanismos de contagem de prazo para prescrição de pena que são uma vergonha. Tornam o sistema penal num verdadeiro faz de conta. Essas sentenças que o Supremo proferiu aí, de dez anos, 12 anos, no final se converterão em dois anos, dois anos e pouco de prisão, porque há vários mecanismos para ir reduzindo a pena”. Quem terá sido o crítico do sistema judicial brasileiro que proferiu tão duras críticas? Ninguém menos que o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa. Ele mesmo!
 
 
 
RESPOSTA
 
O advogado do procurador Reginaldo Trindade enviou à imprensa um texto em que pede direito de resposta sobre acusações feitas ao representante do MPF pelo senador Ivo Cassol. Em resumo, o texto diz que os fatos denunciados por Cassol não são novos; que todos já foram “combatidos” nas esferas administrativa e judicial, tendo todas as imputações declaradas improcedentes. Conclui o texto: “Essas falsas acusações contra o Procurador já foram objeto de ações indenizatórias ajuizadas no âmbito cível contra o senhor Ivo Cassol e contra os veículos de comunicação, medidas que entendemos cabíveis”. Assista AQUI entrevista concedida ao jornalista Léo Ladeia no Tempo Real da TV Candelária.
 
 
 
PIB DECEPCIONANTE
 
O decepcionante PIB brasileiro acabou não sendo um assunto tão comentado como se esperava. O governo faz de conta que foi apenas um pequeno probleminha e a oposição, como praticamente não existe, fez de conta que o problema não é com ela. A verdade é que o crescimento pífio da economia, sem base sólida, porque prioriza o empréstimo para consumo e a valorização irreal da nossa moeda, entre outros erros, fez com que o Brasil perdesse o sexto lugar entre as economias mundiais, onde ficou por um ano. Perdemos de novo para o Reino Unido, que cresceu um pouquinho mais que nós.
 
 
 
O PT DECIDIU
 
Deu a lógica. Como não há decisão judicial, como as investigações ainda estão andando e não há nada concreto ainda, a maioria dos petistas decidiram pela não punição do prefeito Roberto Sobrinho e seus secretários, envolvidos em denúncias feitas à Justiça. O grupo liderado pela senadora Fátima Cleide, arquiinimiga da turma de Sobrinho, chiou, protestou, mas, na hora do voto, foi vencido. Aguarda-se novos rounds nessa guerra política.
 
 
 
DEZ VEZES MENOS
 
O caso de cobrança abusivo de bancos e financeiras, que estão enterrando os servidores públicos, atolados em empréstimos impagáveis, foi motivo de entrevista do contabilista Francisco Pordeus, à TV Candelária. Ele afirmou que as cobranças exageradas têm como ser negociadas. Citou o caso de uma empresa que pegou emprestados 30 mil reais e, pouco tempo depois, estava devendo 300 mil reais. Pordeus negociou com os bancos e baixou a dívida para dez vezes menos. Ou seja: tem saída. Basta procurar os profissionais certos.
 
 
 
PERGUNTINHA
 
Quantas mulheres Brasil afora serão agredidas por seus maridos e companheiros na sexta-feira, dia 8, Dia Internacional da Mulher?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mais uma ameaça dos pequenos produtores? Governo vai gastar 600 milhões para fiscalizar 31 mil propriedades

Mais uma ameaça dos pequenos produtores? Governo vai gastar 600 milhões para fiscalizar 31 mil propriedades

          Regularização fundiária? Não é prioridade. O que importa é criar um programa que vai gastar 600 milhões de reais para fiscalizar áreas de p

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

          Você acha que zumbis são apenas ficção? Se estiver em algumas áreas da gigantesca Los Angeles, nos Estados Unidos, sua descrença vai por ág

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

           Ah, as nuvens da política! Elas se mexem com impressionante velocidade, trocando o que há poucas horas era certo por tudo diferente do qu

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha. Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha. Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

          Os números da pesquisa para o Governo, mostrados pelo instituto Real Time Big Data, no final de semana, mostraram praticamente um empate e

Gente de Opinião Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)