Porto Velho (RO) quinta-feira, 19 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Opinião de Primeira - 22/12/13


HOSPITAL DE CÂNCER E JOAQUINZÃO, OS DESTAQUES DESTE 2013

Quais os grandes fatos que nos marcaram neste ano? É escolha difícil, dentre tantos acontecimentos importantes, que influenciaram a vida dos rondonienses e dos brasileiros. Na cor local, se poderia destacar as operações policiais (uma delas até rachando de vez as forças políticas e dividindo até o Ministério Público e o Judiciário); a prisão do ex-presidente da Assembleia, Valter Araújo, também acusOpinião de Primeira - 22/12/13  - Gente de Opiniãossima avaliação e o está terminando muito melhor; a volta de Expedito Júnior e o surgimento de Hermínio Coelho e Neodi Oliveira como nomes viáveis para o Governo. Mas não teria sido o fato mais importante para Rondônia,  o pleno funcionamento e a consolidação do Hospital de Câncer? Aberto no ano passado,  hoje ele presta 400 consultas/dia aqui, na sua extensão, junto ao Hospital de Base. Rondônia tem mais de dois mil doentes em tratamento em Barretos e, agora, outros cinco mil, tratados aqui. Os cofres do Estado economizaram, em 2013, nada menos que 20 milhões de reais em TFD (Tratamento Fora do Domicílio), porque os doentes não precisam viajar para serem atendidos. Claro que houve muito mais. Mas, num resumão, esses seriam alguns dos temas mais importantes neste ano que está se encerrando.         

E em nível nacional? Aí as dúvidas são menores. Nada mais importante no Brasil aconteceu do que o longo julgamento e, mais que isso, as pesadas penas de prisão a que foram condenados os envolvidos no Mensalão. Personagens da história do país, lideranças, nomes que estão nas enciclopédias, foram parar na cadeia. E o personagem de 2013? Ah, aí também é fácil: o ministro Joaquim Barbosa, novo amor de milhões de brasileiros. E que, muita gente sonha, ainda  pode vir a ser nosso Presidente. Um dia, quem sabe!

EM ALTA E EM BAIXA

O ano termina em alta para alguns assessores do governador Confúcio Moura que fizeram muito bem seu trabalho, neste ano. Três deles: o comandante geral do DER/Deosp, Lúcio Mosquini, o homem das estradas e das obras públicas e Valdo Alves, o "prefeito" que comanda toda a superestrutura do Palácio Rio Madeira, também conhecido como CPA. Ainda,  Wiliiames Pimentel, que melhorou bastante a saúde. Outros assessores foram medianos. E há ainda muitos medíocres, que mais atrapalham do que ajudam. Infelizmente, continuam lá, próximos ao chefe.

TERCEIRA VIA

Dia 17 de janeiro, serão abertos os envelopes para a contratação da terceira empresa de ônibus em Porto Velho, garante a Prefeitura. Entre as exigências:  aempresa terá que colocar no mínimo 70 ônibus nas ruas, todos novos e equipados com GPS, ar condicionado e elevador para atender pessoas com deficiência. Os ônibus deverão ser de três portas, sendo duas para o público em geral e uma para os cadeirantes. Até agora, não se sabe se apareceu alguma empresa apta, interessada na disputa deste mercado.

SOMOS ANIMAIS?

Em poucos dias, a bandidagem em Rondônia fez o que os criminosos estão fazendo em todo o país: matou friamente várias pessoas de bem, destruiu várias famílias; acabou com muitos sonhos. Tudo para eles, que têm direitos e são humanos, como dizem seus defensores dentro do governo, no Congresso, no Judiciário. Nós é que somos animais, porque vamos quietos ao matadouro, enquanto eles, que deveriam nos defender, estão preocupados com suas ideologias. Defendem seus pensamentos com nossas vidas. Vamos suportar até quando?

FALOU GREGO

Alguém aí entendeu o que a presidente Dilma Rousseff quis dizer, quando se referiu à importância da educação? Olha só o que ela falou: "A questão da educação é uma questão fortíssima no Brasil. Acho que ela é, o Brasil hoje é um país, do meu ponto de vista, que tem na educação o seu grande caminho, porque, através da educação eu estabilizo a saída da miséria e a ida para a classe média" . Uai! Será que a nossa Presidente quis dizer exatamente isso?

NA POLÍTICA...

Na política, alguns destaques deste 2013 que já vai tarde: entre deles, os graves problemas que envolveram a Assembleia Legislativa e as Câmaras Municipais de Porto Velho e Pimenta Bueno. Outro, a ascensão do presidente da ALE, Hermínio Coelho, que com seu palavreado duro e sem rodeios, se firmou como principal opositor ao governo. Mais um: a volta de Expedito Júnior, que aparece muito bem em todas as pesquisas para o Governo e quem, se a eleição fosse hoje, ao menos pela situação do momento, já estaria no segundo turno. Há muito mais e a gente vai comentando aos poucos...

O MP NA JOGADA

É de envergonhar! O Ministério Público teve que entrar na causa, exigindo que a Maternidade Municipal de Porto Velho funcione a pleno vapor nas festas de final de ano. Entenda-se: a Maternidade, que já foi um orgulho para Porto Velho, está longe de cumprir seu papel; está  sem profissionais, sem infraestrutura e há muito deixa a desejar. O MP foi à Justiça, exigindo que o hospital funcione normalmente, sob pena de multa diária de 1 mil reais, a serem cobrados do secretário de Saúde. A Semusa diz que vai resolver tudo. Vai mesmo?

PERGUNTINHA

Que crimes brutais assistiremos, nesta semana de Natal, sem que nossas autoridades se revoltem junto com a população e comecem, efetivamente, a combater o crime?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Sergio Pires

PL tem dois candidatos ao senado + O PAC não morreu + Atestados médicos falsos

PL tem dois candidatos ao senado + O PAC não morreu + Atestados médicos falsos

PSB CONFIRMA VINICIUS MIGUEL COMO SEU NOME PARA SER A TERCEIRA VIA NA DISPUTA AO GOVERNOPrimeiro, no Instagram do próprio candidato. Depois, na pro

Vulnerabilidade das urnas eletrônicas + Dragagem no Madeira + Salvação da pecuária

Vulnerabilidade das urnas eletrônicas + Dragagem no Madeira + Salvação da pecuária

URNAS ELETRÔNICAS: HÁ TRÊS ANOS E MEIO, PERITOS DA PF APONTAVAM VÁRIAS FORMAS DE INVADIR O SISTEMA E PEDIAM O VOTO IMPRESSO          Na verdade, o

O terror contra as mulheres + Governador fala da rondônia Rural Show + Jaru comemora com a Fimca

O terror contra as mulheres + Governador fala da rondônia Rural Show + Jaru comemora com a Fimca

O TERROR CONTRA AS MULHERES EM NÚMEROS: UM ASSASSINATO A CADA SETE HORAS E UM ESTUPRO A CADA DEZ MINUTOS          Não dá mais para empurrar com a b

Triste retrato da Amazônia + Joãozinho Gonçalves retorna + Governo de Rondônia vai so STF

Triste retrato da Amazônia + Joãozinho Gonçalves retorna + Governo de Rondônia vai so STF

UM TRISTE RETRATO DA AMAZÔNIA, ONDE GENTE SIMPLES É ENGANADA E PROIBIDA DE TRABALHAR PARA SOBREVIVER Apenas quem não tem sentimentos em relação ao