Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

OPINIÃO DE PRIMEIRA - 20/06/12


OPINIÃO DE PRIMEIRA - 20/06/12  - Gente de Opinião

DÁ PRÁ ACREDITAR? JORNALISTA DIZ QUE
MENTIU POR 30 ANOS SOBRE A TORTURA
 
Um choque para o Brasil, uma bomba que preferiríamos, nunca viesse a público, surge agora, na imprensa brasileira. É uma confissão. Feita pela jornalista Miriam Macedo (foto). Três décadas depois, ela, que durante anos denunciou que foi torturada e assistiu torturas em prisões da ditadura militar, escreveu simplesmente: “Menti descaradamente durante 30 anos!”. O relato, feito em seu blog (blogdemirianmacedo.blogspot.com), é inacreditável. Ela escreveu: ““Que teve gente que padeceu, é claro que teve. Mas alguém acha que todos nós que saíamos da cadeia contando que tínhamos sido barbaramente torturados falávamos a verdade? Não, não é verdade. Noventa e nove por cento das barbaridades e torturas eram pura mentira! Por Deus, nós sabemos disto! Ninguém apresentava a marca de um beliscão no corpo. Éramos barbaramente torturados e ninguém tinha uma única mancha roxa para mostrar! Sei, técnica do torturadores... Não, técnica de torturado, ou seja, mentira.Mário Lago, comunista até a morte, ensinava: ´quando sair da cadeia, diga que foi torturado. Sempre". Miriam, até com alguma ironia, diz que a confissão é sua contribuição para a Comissão da Verdade, instalada para trazer à luz os milhares de casos denunciados de tortura durante a terrível ditadura militar.
 
O longo texto de Miriam, dizendo que foi orientada a mentir durante anos e que a maioria dos que se dizem torturados nunca foram sequer tocados na prisão, é uma verdadeira bomba atômica no discurso de tantas pessoas, que hoje são tratadas quase como heróis e heroínas, pelo que teriam sofrido nos porões da ditadura. “Era mentira? Era, mas, para um revolucionário comunista, a verdade é um conceito burguês, Lênin já tinha-nos ensinado o que fazer”, concluiu a jornalista no confessionário público. E agora?
 
 
 
 
CASOS CONCRETOS
 
O caso agora denunciado pela jornalista Miriam Macedo, certamente é uma exceção. Há documentos e testemunhos não só de torturados como até de torturados, contando o que acontecia a muita gente nos porões das prisões durante os governos militares. Mas é importante que tudo seja esclarecido. A Comissão da Verdade tem obrigação de chamar a jornalista para depor, até para demonstrar sua imparcialidade. Houve tortura no Brasil? Claro que houve. Mas houve e ainda há muita história contada por pseudos heróis, que na verdade amarelavam e denunciavam companheiros antes mesmo de sofrerem alguma ameaça.
 
 
 
FRENTÃO
 
Um frentão (PP, PTB, PPS, PSDC e outros partidos) estaria se formando em torno da pré candidatura do empresário Mário Português. As lideranças já acertaram coligação para as vagas da Câmara Municipal e estão tentando fechar para a majoritária. Depende ainda de alguns detalhes, mas as conversas andam. A coisa é tão séria que até Edgar do Boi, presidente do PSDC regional, acabou aceitando entrar no grupo, mesmo tendo sérias divergências com parte das lideranças que o compõem.
 
 
 
IMPASSE NA TRANSPOSIÇÃO
 
A transposição está assim: o governo federal já teria definido que todos os servidores até 1987 passarão à folha de pagamento da União. Os militares (PMs e Bombeiros), seriam beneficiados até 1991. Os demais podem ficar fora. A pressão é enorme, mas há uma má vontade clara da União, que não quer aceitar que sejam incluídos todos os servidores entre 1987 e 1991. Governo do Estado, bancada federal, deputados estaduais e sindicatos, contudo, querem que todos entrem. O impasse está aí. Por isso a transposição não foi oficializada ainda.
 
 
 
CADÊ A PLACA?
 
Recém inauguradas, as obras do Hospital de Base deram uma qualidade muito melhor no atendimento e em sua estrutura para pacientes e familiares. Mas, os mais antigos, estão reclamando de um detalhe importante. Onde está a placa de inauguração do HB de 1983, quando o então governador Jorge Teixeira entregou o hospital para a comunidade? Nas reformas feitas, a placa foi retirada e sumiu. O diretor geral, Jean Negreiros, já ouviu as reclamações e garantiu que vai atrás da placa do Teixeirão. Espera-se que, em breve, ela volte ao seu lugar, na portaria do HB.
 
 
 
ENGOLINDO MALUF
 
A política é, na essência, a arte de engolir sapos. Quem diria! Paulo Maluf, ojerizado, denunciado, chamado de ladrão e bandido pelos petistas a vida toda, está agora de mãos dadas com Lula e com seu candidato em São Paulo, Fernando Haddad. Alvo predileto do PT quando no governo, Maluf, que está numa lista dos grandes corruptos do planeta, é agora amiguinho de palanque dos petistas. Uma vergonha que o PT não precisaria, de jeito nenhum, participar. Mas, pelo poder, faz-se tudo.
 
 
 
VEM CONHECER?
 
Será que ele vem? Nem como candidato e nem como Presidente da República, durante dois mandatos, Fernando Henrique Cardoso colocou os pés em Rondônia. Agora, como ex-Presidente, sua presença é anunciada num evento denominado “1º Simpósio Político-Eleitoral da Amazônia”, iniciativa do Instituto Phoenix. No release distribuído à imprensa, a presença de FHC é dada como certa. Será dia 10 de julho próximo, no Rondon Palace. O deputado-humorista Tiritica também foi convidado.
 
 
 
PERGUNTINHA
 
Quantas nomes, entre os mais de uma dezena que aparecem hoje, chegarão mesmo à reta final, para a disputa da Prefeitura de Porto Velho, nas eleições de outubro?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mais uma ameaça dos pequenos produtores? Governo vai gastar 600 milhões para fiscalizar 31 mil propriedades

Mais uma ameaça dos pequenos produtores? Governo vai gastar 600 milhões para fiscalizar 31 mil propriedades

          Regularização fundiária? Não é prioridade. O que importa é criar um programa que vai gastar 600 milhões de reais para fiscalizar áreas de p

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

          Você acha que zumbis são apenas ficção? Se estiver em algumas áreas da gigantesca Los Angeles, nos Estados Unidos, sua descrença vai por ág

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

           Ah, as nuvens da política! Elas se mexem com impressionante velocidade, trocando o que há poucas horas era certo por tudo diferente do qu

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha. Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha. Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

          Os números da pesquisa para o Governo, mostrados pelo instituto Real Time Big Data, no final de semana, mostraram praticamente um empate e

Gente de Opinião Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)