Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Opinião de Primeira - 12/01/14


Opinião de Primeira - 12/01/14 - Gente de Opinião

DO GADO BOLIVIANO COM AFTOSA AO SUCESSO DO AGRONEGÓCIO

Quando os moradores do Território Federal do Guaporé tinham que consumir carne do gado boliviano, às vezes atingidos pela aftosa, não se poderia imaginar que poucas décadas depois Rondônia seria o sétimo estado brasileiro em termos de rebanho bovino, com quase 12 milhões e 500 mil cabeças. E que nossa carne, livre da aftosa pela vacina, desde 2003 seria exportada, com certificado de qualidade, para mais de 33 países. Alguém, lá pelos anos 70, teria a visão de que este Estado, que muitosOpinião de Primeira - 12/01/14 - Gente de Opinião organismos internacionais queriam ver apenas floresta intocada, para que só seus interesses pudessem aproveitar nossas riquezas, teria hoje na pecuária mais da metade do seu PIB, que cresce a percentuais chineses? Ou que seríamos o nono Estado brasileiro na produção de leite? Ou ainda que mais de 20 mil trabalhadores estariam vivendo do agronegócio, nos nossos 19 frigoríficos? Claro que as respostas para essas perguntas, se feitas lá no passado, seriam num contexto de coisas impossíveis. Mas aqui é Rondônia, uma terra diferenciada, um novo contexto em termos de visão de crescimento.

Pena que não temos, no geral, representantes na vida pública à altura da grandeza do que a iniciativa privada tem construído.  Mas, mesmo com  parte dos nossos governantes jogando contra, há anos e de órgãos internacionais mandando mais, em algumas áreas, do que qualquer brasileiro, o crescimento do nosso Estado é de causar inveja a outras regiões, que empacaram no tempo ou estão com crescimento negativo. Se tivéssemos uma classe política falando a mesma linguagem e com toda a sua força direcionada para o bem do Estado; se a União não deixasse os estrangeiros e seus interesses comandar regiões inteiras, estaríamos ainda melhor. Mesmo contra tudo isso, somos sim um exemplo para o Brasil. Essa é a verdade!

VIDAS SALVAS

Os números e os resultados deixam claro a importância do Pronto Socorro para Porto Velho e para toda a Rondônia. Das mais de 40 mil internações de casos graves ou muito graves no Hospital João Paulo II, em 2013 (a maioria de Porto Velho, mas pacientes também de praticamente todos os 52 municípios do Estado) , mais de 39 mil casos foram solucionados com sucesso. Todas as vidas foram salvas. Houve perto de mil óbitos, em torno de 2,5%. Os números oficiais ainda estão sendo fechados, mas o sucesso do atendimento no JP II já é mais claro.

PROBLEMAS E AVANÇOS

Normalmente, nessas questões da saúde pública, quando há grandes vitórias, elas são eclipsadas pela enorme deficiência que existe no setor e, mais que isso, pela má gestão, pelo forma desumana como os doentes são tratados. Em Rondônia, mesmo com todos os graves problemas que todos conhecem, a saúde avançou. Williames Pimentel tem demonstrado ser bom administrador ; há avanços claros e importantes. Ainda falta muito, mas a nossa saúde pública já deu alguns passos à frente.


 

REINADO DO ATRASO

O jornalista Reinaldo Azevedo, nome respeitado na imprensa nacional, sintetizou o mal que a família Sarney representa para o pobre estado do Maranhão; "não é fácil manter o subdesenvolvimento e a pobreza. Tem que fazer muito esforço e é necessário muito tempo para isso. Os Sarney, por exemplo, estão há 42 anos fazendo de tudo para manter op Maranhão no atraso". Talvez seja o mais feliz resumo da infeliz história dos coitados dos maranhenses, dominados por esta oligarquia há quase meio século.

TRIO NA CORRIDA

O governador Confúcio Moura já está na ativa. Deu uma miniparada no final do ano, mas como 2014 é ano de eleição e ano importante, ele voltou a mil. Tem percorrido o interior, anunciado obras, mantido contato com lideranças. Não quer ficar atrás do seu principal adversário hoje, o tucano Expedito Júnior, que tem todo o tempo livre para andar em cada recanto rondoniense, organizando apoios, para quando puder lançar sua candidatura. Hermínio Coelho, o terceiro nome forte neste pacote, ainda está de férias. Volta em breve, para anunciar se vai mesmo disputar o Palácio Presidente Vargas.

MAIS TRÊS

Outros dois candidatos considerados de linha de frente também estão se preparando. O petista Padre Ton anda otimista, imaginando que, na Hora H, a militância do seu partido vai ajudar a alavancar seu nome. O outro é o do deputado Neodi Oliveira, que está percorrendo o Estado e sentido que sua candidatura é viável. Há ainda a possibilidade de um outro nome. O também deputado Maurão de Carvalho anda espalhando que vai concorrer também ao Governo. Será que terá cacife?

MAIS CUBANOS

Os protestos da classe médica brasileira; as duras críticas e ataques ao Governo não adiantaram muito, até agora. Pelo menos seis mil cubanos já estão no país, contratados pelo programa Mais Médicos. E a partir de fevereiro, começa a chegar mais gente lá do país de propriedade dos Irmãos Castro. Pelo menos outros sete mil médicos cubanos já estão acertados para entrarem no programa, no Brasil ainda este ano. Vão atender em regiões em que os profissionais brasileiros preferem fazer de conta que não existe, como várias pequenas localidades de Rondônia, por exemplo.

PERGUNTINHA

Alguém aí poderia dizer alguma coisa boa e importante que o eterno senador e ex-presidente José Sarney já fez pelo Brasil, em sua extensa vida pública?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Sergio Pires

PL tem dois candidatos ao senado + O PAC não morreu + Atestados médicos falsos

PL tem dois candidatos ao senado + O PAC não morreu + Atestados médicos falsos

PSB CONFIRMA VINICIUS MIGUEL COMO SEU NOME PARA SER A TERCEIRA VIA NA DISPUTA AO GOVERNOPrimeiro, no Instagram do próprio candidato. Depois, na pro

Vulnerabilidade das urnas eletrônicas + Dragagem no Madeira + Salvação da pecuária

Vulnerabilidade das urnas eletrônicas + Dragagem no Madeira + Salvação da pecuária

URNAS ELETRÔNICAS: HÁ TRÊS ANOS E MEIO, PERITOS DA PF APONTAVAM VÁRIAS FORMAS DE INVADIR O SISTEMA E PEDIAM O VOTO IMPRESSO          Na verdade, o

O terror contra as mulheres + Governador fala da rondônia Rural Show + Jaru comemora com a Fimca

O terror contra as mulheres + Governador fala da rondônia Rural Show + Jaru comemora com a Fimca

O TERROR CONTRA AS MULHERES EM NÚMEROS: UM ASSASSINATO A CADA SETE HORAS E UM ESTUPRO A CADA DEZ MINUTOS          Não dá mais para empurrar com a b

Triste retrato da Amazônia + Joãozinho Gonçalves retorna + Governo de Rondônia vai so STF

Triste retrato da Amazônia + Joãozinho Gonçalves retorna + Governo de Rondônia vai so STF

UM TRISTE RETRATO DA AMAZÔNIA, ONDE GENTE SIMPLES É ENGANADA E PROIBIDA DE TRABALHAR PARA SOBREVIVER Apenas quem não tem sentimentos em relação ao