Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

OPINIÃO DE PRIMEIRA - 06/04/12


OPINIÃO DE PRIMEIRA - 06/04/12  - Gente de Opinião

MEIA DÚZIA DE VÂNDALOS PODE CAUSAR
GRANDES DANOS AO NOSSO FUTURO
 
O presidente da Fiero, Dênis Baú, percorre a mídia para falar da temeridade de que, o que está acontecendo com a insegurança e a baderna de vândalos nas obras das usinas do Madeira, pode causar grande prejuízo a Rondônia daqui para a frente. Que empresário vai querer vir para cá, instalar sua fábrica, dar emprego, produzir e nos ajudar a crescer, se fica sabendo que operários destroem seus próprios locais de trabalho? Quem vai se arriscar, depois que há um ano aconteceu eOPINIÃO DE PRIMEIRA - 06/04/12  - Gente de Opiniãopisódio pior e que ninguém até agora sequer foi punido? É isso que Dênis Baú, tem falado e defendido, não só em nome dos rondonienses que querem produzir e crescer. Mas em nome também daqueles empreendedores que andam “namorando” com o potencial de Rondônia, pensando em vir para cá e se somar à grandeza produtiva da nossa terra. Até que fique claro que a destruição e o vandalismo são criação e execução de meia dúzia; que a grande maioria dos operários não concorda com isso e que a sociedade rondoniense como um todo tem ojeriza a atos de terrorismo, se poderá perder grandes chances de negócios.
 
O que querem Dênis Baú e a gente trabalhadora e correta de Rondônia? Querem ver o que não se viu até agora. Que os responsáveis pelo banditismo e vandalismo sejam presos, julgados e punidos. Para que possamos dizer ao restante do Brasil e ao mundo que aqui não é a casa da Mãe Joana; que aqui tem progresso, mas também tem lei e ordem. Não é possível de três dezenas de criminosos e baderneiros interrompam o trabalho de mais de 30 mil operários e os responsáveis por isso saiam impunes. A Fiero e o empresariado rondoniense têm lutado bravamente para mostrar lá fora todo o nosso potencial. Se continuarmos vivendo episódios como os desta semana, em Jirau, todo o esse esforço pode ser em vão. Ninguém vai querer investir num lugar onde não há respeito à lei e a impunidade impera.
 
 
 
 
BOAS E MÁS NOTÍCIAS
 
Há muitas reclamações do povo da zona leste de Porto Velho, com relação ao pesado tréfego de caminhões, carretas e carros em ruas que jamais foram programadas para receber nem um décimo disso tudo. E há os que culpam a Prefeitura por essa situação. Nesse caso, é uma tremenda injustiça. Que administração gostaria de ver as ruas da sua cidade destruídas por um trânsito tão maluco? A boa notícia é que o Dnit, responsável pelo caos, promete que vai resolver o problema. A má notícia é que não se sabe quando.
 
 
 
DIAGNÓSTICO NACIONAL
 
A Jovem Pan, que chega a 80 milhões de ouvintes no país inteiro, fez uma enquete para saber do brasileiro como acabar com a violência nos estádios. Não deu outra! Em quase 100% das respostas, os entrevistados disseram que o problema não é falta de leis nem policiamento, mas a absoluta e total impunidade. Muitos estenderam essa opinião em relação a todos os tipos de crimes registrados e cujos assassinos são presos: não há punição. Por isso, não há solução.
 
 
 
DO DISCURSO À AÇÃO
 
O uso de mão de obra de presidiários na construção do novo prédio da Assembleia, ideia do presidente José Hermínio, é muito positiva. É uma forma concreta de ajudar na recuperação de detentos, dar-lhes trabalho e oportunidade. É sair do discurso vazio e colocar em prática uma forma concreta de reintegração à sociedade dos apenados. Concretamente, é isso que Hermínio está propondo. Só se pode considerar um avanço e uma medida prática e correta.
 
 
 
PANO DE FUNDO
 
Roberto Sobrinho fez a maior reforma na estrutura do primeiro escalão de seu governo desde que assumiu o comando da Capital, há oito anos. Um dos motivos principais é que vários secretários serão candidatos em outubro e tiveram que se desincompatibilizar. Mas, como pano de fundo, algumas mudanças têm a ver com a disputa interna do PT que vai indicar o nome para concorrer à sucessão do próprio Sobrinho. Fátima Cleide e Claudio Carvalho disputam os votos petistas, neste domingo.
 
 
 
SOCORRO, DONA DILMA!
 
 
Bancada federal e sindicalistas perderam a paciência com a má vontade e o eterno empurrar com a barriga de representantes da União em relação à transposição. O papo furado, a conversa mole, o enrolation, tornou-se a norma dentro do Ministério do Planejamento. O último recurso dos representantes rondonienses será pedir socorro à presidente Dilma Rousseff, que em junho passado assinou a lei da transposição e depois disso não deu mais atenção ao assunto. A coisa anda cada vez mais complicada, quando se trata de cumprir uma norma legal que beneficiará milhares de servidores em Rondônia.
 
 
 
LISTA EXTENSA
 
Nomes que estão postos como pré candidatos à Prefeitura de Porto Velho: Mauro Nazif, Lindomar Garçon, Miguel de Souza, José Augusto, Fátima Cleide ou Cláudio Carvalho (do PT), Mariana Carvalho ou Ivo Benitez (do PSDB), Dalton di Franco, Amado Rahhal, Ivan Rocha, José Hermínio Coelho, Mário Sérgio. E é ainda apenas uma relação parcial. Há vários outros nomes sendo citados. O que significa? Que, na verdade, ainda não começou a depuração. Na Hora H, serão seis ou sete na reta final. Mas, até junho, a dança dos possíveis concorrentes só vai aumentar.
 
 
 
PERGUNTINHAS
 
Alguém aí ouviu falar se os responsáveis pela destruição do canteiro de obras de Jirau há meses atrás foram punidos? Alguém está preso? Há alguém condenado?
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mais uma ameaça dos pequenos produtores? Governo vai gastar 600 milhões para fiscalizar 31 mil propriedades

Mais uma ameaça dos pequenos produtores? Governo vai gastar 600 milhões para fiscalizar 31 mil propriedades

          Regularização fundiária? Não é prioridade. O que importa é criar um programa que vai gastar 600 milhões de reais para fiscalizar áreas de p

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

          Você acha que zumbis são apenas ficção? Se estiver em algumas áreas da gigantesca Los Angeles, nos Estados Unidos, sua descrença vai por ág

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

           Ah, as nuvens da política! Elas se mexem com impressionante velocidade, trocando o que há poucas horas era certo por tudo diferente do qu

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha. Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha. Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

          Os números da pesquisa para o Governo, mostrados pelo instituto Real Time Big Data, no final de semana, mostraram praticamente um empate e

Gente de Opinião Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)