Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Opinião de Primeira - 04/12/13


TRANSPOSIÇÃO: QUEM VAI ENCARAR 

DONA DILMA E EXIGIR SOLUÇÃO?

A entrega de documentação de terras é uma das grandes necessidades não só de Rondônia, mas do país inteiro. A regularização fundiária, que trará a presidente Dilma Rousseff a Ji-Paraná, nesta próxima terça-feira, é, portanto, motivo mais do que justo para que ela faça uma viagem tão longa e cansativa, para mostrar ao Brasil que o programa do governo para legalização das propriedades é um sucesso,Opinião de Primeira - 04/12/13  - Gente de Opinião inclusive nesse recanto aqui, da Amazônia. Também é por demais justa a vinda da Presidente até a Estação Coletora, na BR 364, de onde sai a energia gerada por Santo Antonio e Jirau  para ser distribuída Brasil afora. Aliás, é bom que Dona Dilma venha mesmo, até porque, em termos de grandes obras do PAC, há muito pouco a mostrar, afora nossas gigantescas usinas hidrelétricas. Mas, nesse momento, o que mais interessa ao Estado, aos cofres de Rondônia, a milhares e milhares de rondonienses, não está merecendo qualquer destaque ou ênfase especial na agenda presidencial da semana que vem. E a transposição?

Passado longo tempo, mesmo com toda a documentação entregue; mesmo com o governo rondoniense e os servidores que têm direito a entrarem na folha de pagamento da União terem cumprido todos os trâmites legais exigidos, a transposição é um fracasso. Afora pouco menos 430 PMs que a conseguiram e assim mesmo a forcéps, graças à decisão judicial, pouco mais de 350 rondonienses foram transpostos. Num universo de quase dez mil. Será que alguém terá coragem de dizer à Presidente que ela é bem vinda, mas que não pode ir embora sem dar uma satisfação à Rondônia sobre a transposição? Claro que sem ofensa, mas usando de bom humor nesta história da transposição: quem será o rato que terá coragem de colocar o guizo no pescoço do gato, fazendo uma analogia com a historinha infantil?
 

PREMIADO DUAS VEZES

O prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni, festeja seu segundo prêmio nacional.  A distinção – Excelência de Gestão -  é concedido pela Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-Prefeitos do Brasil – ANPV. Testoni ganhou mais uma vez, por estar entre os melhores 100 prefeitos do país num universo de mais de 5.550 municípios. Em Ouro Preto, não existem secretarias municipais. A maioria das obras é feita por administração direta, muito mais barata. Testoni é competente e  continua em alta.

REFLEXÃO

Mesmo tendo anunciado que ficaria fora das redes sociais, de vez em quando a paixão fala mais forte e o governador Confúcio Moura volta. Nesta semana, postou frases interessantes, que merecem ser reproduzidas, até para reflexão: " em algumas ações de Governo pode-se colocar a placa de inauguração. Maioria não tem jeito. Talvez, as mais importantes são estas que não tem placa, como: as palavras ditas, estímulo ao conhecimento, títulos e documentos para todos, calcário para a produção, cadastro ambiental rural e o crédito. (Confúcio)". Não falou a verdade?

APOIO AO 5º BATALHÃO

Greves deficiências de estrutura e equipamento do 5º Batalhão da Polícia Militar, foram detectadas por líderes comunitários da zona leste, em  encontro com comando e oficiais. Com uma imensa área para policiar e poucos homens, além de viaturas estragadas e motos paradas, o 5º batalhão vive sob dificuldades e carências. Precisa com urgência de apoio do Estado, da segurança pública e do próprio Estado, para poder cumprir seu importante papel, exatamente numa das zonas mais perigosas da Capital. 

PRIMEIROS NOMES

Nomes que andam sendo citados em possíveis relações como possíveis candidatos a deputado federal, além, é claro, dos que já fazem parte da bancada federal rondoniense: O ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho;  o secretário de segurança do Estado, Marcelo Bessa; o ex-prefeito de Ji-Paraná, José Bianco; o ex-prefeito de Porto Velho e ex-senador Tomás Correia; o dirigente sindical e ex-deputado estadual, Daniel Pereira. São apenas alguns nomes que se ouve aqui e ali, embora relação, lá na frente, seja multiplicada várias vezes...

SÃO CONTRA

Pelo menos dois vereadores - Aélcio Costa e Everaldo Fogaça - foram para as redes sociais avisar que não vão aceitar nenhuma proposta para implantação do estacionamento pago no centro da Capital, ao menos antes de se tomar outras medidas em defesa da coletividade. Aelcio disse, por exemplo, que não vota a favor de custo de estacionamento acima de 1 real. Já Fogaça escreveu: "Do jeito que a cidade está, não vejo com bons olhos a criação de um serviço que vai cobrar taxas altamente abusivas. Juntos vamos lutar para que esse presente de grego seja arquivado novamente". 

PELA METADE

O novo projeto já encaminhado à Câmara, reduz de 5,40 para 2,70 o valor da hora do estacionamento pago em 37 ruas da cidade. A primeira redação nem chegou a entrar em votação, já que os edis avisaram que não topariam custo tão alto. Agora, mesmo com a redução pela metade, já há vozes contrárias. A verdade é que alguma coisa precisa ser feita, porque sem local para estacionar, o centro comercial de Porto Velho vai ser sufocado e acabará em poucos anos.

PERGUNTINHA

Dá pra entender o eleitor brasileiro, já que em 66% dizem nas pesquisas que querem mudança total nos rumos do governo e em 48% dos casos avisam que vão votar de novo em Dilma Rousseff?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Sergio Pires

Dória cai fora da sucessão + Republicanos traz Damares+ Porte de armas para vigilantes

Dória cai fora da sucessão + Republicanos traz Damares+ Porte de armas para vigilantes

ELEITO NA ESTEIRA DO SUCESSO DE BOLSONARO, DÓRIA SE TORNOU UMA FIGURA PATÉTICA NA POLÍTICA NACIONAL E CAI FORA DA SUCESSÃO  Houve, claro, alguma su

A grandeza do agronegócio rondoniense + Vaga ao senado + Dez mulheres mortas

A grandeza do agronegócio rondoniense + Vaga ao senado + Dez mulheres mortas

COMEÇA UMA FEIRA GIGANTE QUE RESUME TODA A GRANDEZA DO AGRONEGÓCIO RONDONIENSE Rondônia tem sido, nos últimos anos, uma ilha de prosperidade, com nú

Um assassinato brutal + Governo e o salário de maio + STF usa bom senso + Crimes violentos em Rondônia

Um assassinato brutal + Governo e o salário de maio + STF usa bom senso + Crimes violentos em Rondônia

SERIA UMA LINDA HISTÓRIA DE RECOMEÇO, CASO NÃO HOUVESSE, NO CAMINHO, UM ASSASSINATO BRUTAL           Seria uma história simples, de uma mulher bras

Campanha Denorex + Dívidas da Santo Antônio Energia + Raniery Coelho reeleito

Campanha Denorex + Dívidas da Santo Antônio Energia + Raniery Coelho reeleito

UMA CAMPANHA DENOREX: SÓ PARECE, MAS NÃO É! ELEIÇÃO EM RONDÔNIA TERÁ AINDA GRANDES SURPRESASOs que não são mais tão jovens, não esquecem do comercia