Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Opinião de Primeira - 03/04/14



Gente de Opinião
AS MINORIAS ESTÃO PAUTANDO
A VIDA DE TODOS OS BRASILEIROS

Os eventos desta semana, com protestos, gritos e sussurros em relação ao cinquentenário do golpe militar de 1964, mostram a divisão clara em que se meteu o Brasil e o quanto as minorias estão pautando a vida nacional. Enquanto a grande maioria da população quer viver em paz; andar pelas ruas e ficar em suas casas em segurança; emprego e uma vida decente e almeja mais democracia, são as minorias, à esquerda e à direita que pregam o ódio, a revanche, a vendetta. Esses poucos, que de democratas pouco têm (na verdade, eles adorariam viver numa ditadura, desde que pudessem exterminar os adversários), vão para o Congresso fazer discursos doentios, pedir vingança, pedir briga, pedir guerra entre brasileiros. Vão para as ruas, encher o saco de quem quer trabalhar e viver em paz. Vão para a mídia, infernizar a opinião pública nacional com suas raivas, ódios, revanches. Comissões da Verdade, passeatas convocadas para imitir a Marcha pré 64 (pela Família, com Deus, pela Liberdade); provocações de ambos os lados, revolvendo o passado e esquecendo-se do presente e do futuro, só servem para fortalecer ideologias beligerantes, excluindo a ampla maioria do debate que é só deles, como se fossem os verdadeiros porta vozes de deste país que é, na verdade, uma amálgama de pensamentos, tanto quanto o é de raças e religiões.

O revanchismo que marcou os 50 anos do golpe, contragolpe, revolução ou outro nome que se queira dar, é o mesmo que pauta essas minorias que querem impor suas metas e ideologias sobre o restante da Nação. Seria bom se o brasileiro comum, que está se lixando pra essa gente, fosse para as ruas para protestar contra esses infelizes, que impedem que andemos para a frente. Para esses anormais, quanto mais olharmos para trás, melhor para eles. E muito pior para nós!

CÉSAR COBRA

Prefeito de Rolim de Moura, César Cassol, que fica fora das eleições deste ano e por isso vai concluir seu mandato à frente da Prefeitura, fez discurso duro...contra seus aliados. E cobrou resultados da bancada federal, porque, segundo ele, dos 60 milhões de reais em emendas parlamentares destinadas à sua cidade, até agora não entrou um centavo nos cofres da Prefeitura. O assunto ainda vai dar muito o que falar, até porque César garantiu que vai continuar cobrando publicamente.

BONS DE VOTO

O programa Minha Casa, Minha Vida, em Pimenta Bueno, é mais uma demonstração clara de como os programas sociais brasileiros tratam a população. Não só em Rondônia, mas em todo o país.O assunto acabou até em registro de ocorrência policial. Sessenta famílias que receberam suas casas, estão indignadas. Estão sem luz e sem água. Não há rede de esgoto. Algumas casas estão, literalmente, caindo as pedaços. No Brasil, os pobres são muito bons para votar e ouvir discurso. Já na vida real...

PETISTAS

O Partidos Trabalhadores de Rondônia está começando a preparar sua nominata de possíveis candidatos à Câmara Federal. Pelo menos três novos nomes, em relação a disputas para o Congresso, estão sendo anunciados como certos. Um deles é o ex prefeito da Capital, Roberto Sobrinho, que só não disputará se tiver algum problema com a Justiça. Se a eleição fosse hoje, ele estaria apto a entrar nela. Davi Nogueira, muito ligado ao grupo da ex senadora Fátima Cleide e o sindicalista Itamar Ferreira estão na relação. Anselmo de Jesus vai à reeleição e o Padre Ton também, caso não consiga viabilizar sua candidatura ao Governo.

À CATA DE VOTOS

É um só exemplo, mas serve também para outras escolas. No Colégio Estadual Orlando Freire, algumas poucas famílias que foram desalojadas pela enchente do rio Madeira e que lá estão vivendo provisoriamente, se negam a sair para outros locais. Como não saem, os mais de dois mil estudantes do educandário não têm como frequentar as aulas e há risco de perda do ano letivo. Pior ainda: já há candidatos a candidato à cata de votos, insuflando as famílias a não saíram. Um desses malandros, sugeriu que os desabrigados exigissem serem instalados em hotéis.

PLANO B

Já  está definido que a chapa majoritária comandada por Confúcio Moura, que vai à reeleição, será diferente daquela que o elegeu pela primeira vez. O empresário Airton Gurgacz não será o candidato a vice novamente. Atualmente comandando o Detran no Estado, Gurgacz vai tentar uma cadeira na Assembleia Legislativa. O PMDB está tentando cooptar o PT, para indicar o vice de Confúcio. Se não der verto, o plano B é buscar o parceiro entre nomes indicados pelo PSB de Mauro Nazif.

CARTÃO SACANAGEM

Sensacional! Só poderia ser no Brasil mesmo! Coisas que a mídia divulga e que a gente imagina que seja apenas um fake, daquelas bobagens que se postam no Facebook. A polícia do Piauí descobriu que um "nobre deputado", cujo nome está sendo guardado sob segredo de Estado, usou um cartão corporativo, fornecido a parlamentares, no valor de 3 mil reais para que? Ora, para pagar um programa com prostitutas. O político é cliente de Renato Rosberg,  preso sob suspeita de agenciar garotas de programa pela internet em Teresina.

PERGUNTINHA

Mesmo com todos os avisos do risco de doenças depois que as enchentes baixarem, a saúde pública está mesmo preparada para enfrentar o que vem por aí?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

          Baseado em que princípio legal o governo Lula e seus aliados declararam guerra aos produtores rurais de Rondônia, como aliás o estão fazen

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

           No mercado, hoje, deixam de entrar na economia de Rondônia, equivalentes a 100 quilos de ouro que não é retirado. Isso  representa 740 mil

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

          Não terminou. Pelo contrário. Está pior em alguns bairros da cidade. Por isso, horas depois de um pronunciamento duro e contundente, feito

Em Rondônia, 64 pessoas somem entre cada 100 mil. O caso mais famoso é do professor que denunciou desvios na SEDUC

Em Rondônia, 64 pessoas somem entre cada 100 mil. O caso mais famoso é do professor que denunciou desvios na SEDUC

            Nesta semana, mais uma criança sumiu em Porto Velho. Infelizmente, foi encontrado seu corpo, afogado. Nesta terra de Rondon, aliás, o su

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)