Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

NÃO SE COMBATE A PEDOFILIA COM MEDIDAS PALIATIVAS


NÃO SE COMBATE A PEDOFILIA COM MEDIDAS PALIATIVAS

Não é mais possível que se faça ouvidos de mercador e o país se poste de olhos vendados ao que está acontecendo em relação à pedofilia. O problema, mesmo com a mobilização de alguns setores, está longe de terminar. Pelo contrário. Ele é gravíssimo e se amplia, porque não é fácil de ser descoberto e, quando o é, já pode Gente de Opiniãoser tarde demais, pelos danos causados às crianças, principalmente, mas também aos adolescentes. Os tarados são incuráveis e precisam receber não apenas punição, com o isolamento da sociedade. Têm que receber algum tipo de tratamento que os impeça de voltar a atacar. Embora pareça cruel e quem defende a tese de castração química ou algo parecido, seja tratado quase como criminoso, na opinião dos que defendem os direitos humanos dos bandidos, não das vítimas. Mas é importante que ao menos se discuta, à exaustão, soluções que não sejam paliativas, para esse horror. Aqui mesmo em Rondônia os crimes se sucedem. Os que abusam de crianças eventualmente são presos. Cumprem penas, algumas mais leves, outras maiores, mas daqui a pouco estarão soltos de novo. E voltarão a atacar, porque essa doença não tem cura.

Em poucos dias, houve mais dois casos no Estado. No mais grave, o tarado abusou por longo tempo de uma menina de sete anos, da sua própria família. Não foi surpresa se saber que o mesmo homem é suspeito em outros ataques. No outro, um pedófilo tentava marcar encontro, via Net, com um menino, em Jaru. Foi pego antes de conseguir seu intento. São tragédias que se repetem toda a toda hora em todos os cantos do país, a maioria delas dentro das casas das vítimas. Não se protege crianças com demagogia, discursos vazios e legislação ideológica. Temos tudo isso atualmente, menos uma forma concreta e definitiva de combater a pedofilia. Sem isso, é causa perdida!

MESMO DE SEMPRE

NÃO SE COMBATE A PEDOFILIA COM MEDIDAS PALIATIVAS - Gente de Opinião

Ato cívico na OAB. O mesmo de sempre. Discurso, promessas, boas intenções. O mote principal, definido pela entidade, era a adesão dos cinco candidatos ao Governo à intenção de uma campanha limpa, gerida pela ética e totalmente contra a corrupção. Em todas as últimas eleições, os mesmos pedidos foram feitos e acordos foram firmados. A OAB cumpre o seu papel, em nome da sociedade. Tomara que os candidatos, todos, também as cumpram na íntegra.  Só assim podemos sonhar com uma campanha decente. 

 

MAIS DE 400 POR CENTO

Crianças e idosos são as maiores vítimas das queimadas que estão tomando conta de praticamente todas as regiões do Estado. A maior prova disso é o aumento de mais de 400% - isso mesmo, quatrocentos por cento - no número de atendimentos a doenças respiratórios. Maior concentração de queimadas, as regiões centro e sul de Rondônia são as piores, em termos de queimadas, realizadas mesmo depois de campanhas de orientação sem fim, que, parece, muitos produtores simplesmente ignoram.  Naquela área de Rondônia, mais de cinco grandes focos de incêndios são detectados todos os dias. A má notícia é que a tendência, até finalde setembro, é piorar....

 
 

BYE, BYE ELEIÇÃO?

NÃO SE COMBATE A PEDOFILIA COM MEDIDAS PALIATIVAS - Gente de Opinião

Alvoroço no ninho do tucanato. As duas pesquisas desta semana, uma do Ibope, outra da CNT, foram verdadeiros tsunamis contra a candidatura de Aécio Neves. Na primeira, ele ficou a 10 pontos de Marina Silva, ainda em segundo lugar, mas já perto de Dilma Rousseff. Na da CNT, Aécio despencou para 16 pontos, com Marina chegando a 28% e Dilma à frente, com 34%. Se não houver uma reação imediata do candidato tucano e seus aliados, com mudança radical do discurso, bye bye eleição!

NÃO SE COMBATE A PEDOFILIA COM MEDIDAS PALIATIVAS - Gente de Opinião

 

AGORA, A ESCURIDÃO!

Guajará Mirim e Nova Mamoré, atingidas em cheio pela maior enchente do Estado nas últimas décadas, estão mesmo numa maré de azar. Afora os inúmeros problemas que as populações das duas cidades enfrentam, agora surgiu mais um. Dias atrás, por uma pena na subestação de Guajará, as duas cidades ficaram sem energia elétrica por quase dez horas seguidas. Sem equipe próprio de manutenção, a Eletrobras teve que mandar gente de Porto Velho para resolver.

 

TEM QUE TER CORAGEM...

Com sérios problemas antes resultantes da enchente; com dificuldades econômicas que já duram há anos; com dificuldades enormes em toda a sua infraestrutura;  geralmente isolada pelas péssimas condições da BR 425, que só agora começa a ser recuperada, as coisas não andam nada boas para a gente que vive naquela área do Estado. A verdade é que, para se morar na região de Guajará tem que ter coragem e perseverança. Senão, não aguenta!

 

ÍNDIOS E BRANCOS

Mais um caso gravíssimos, envolvendo brancos e índios, ameaça novos e violentos conflitos na região. Um grupo de meninos indígenas (o maior de 17 anos, o maior de apenas sete anos), mataram com requintes de crueldade o professor Roressi Kurina, que lecionava na aldeia madija kulina, em Juruá, 700 quilômetros de Manaus. O professor xingou os garotos porque eles estavam embriagados. Tinham tomado duas garrafas de cachaça. Houve discussão e as crianças mataram a vítima, o decapitaram e jogaram o corpo num rio. Há temor de confrontos, como os que ocorreram em Humaitá, no final do ano passado.

 

PERGUNTINHA

Dos candidatos ao Governo de Rondônia que estão dando seu recado no horário eleitoral gratuito, qual deles você acha que merece  comandar o Estado a partir de 2015?

NÃO SE COMBATE A PEDOFILIA COM MEDIDAS PALIATIVAS - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Do extremo sul do Estado surge um personagem na política estadual que está dando o que falar. O Delegado Flori, ainda jovem, mas já experiente, é o

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

          Estamos caminhando para nos tornarmos uma Nação onde não há mais parâmetros sobre o que é moral e o que não é. Sobre o que é legal e o que

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

          Não é só o irmão do presidente Lula, Frei Chico, blindado pelo grupo governista, que é maioria na CPMI da Roubalheira do INSS. Agora, Fábi

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

           Não foi de um dia para o outro. O domínio do STF sobre o país começou, na verdade, num ato isolado do então ministro Ricardo Lewandowski,

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)