Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

NÃO DÁ MAIS! É MUITA ROUBALHEIRA PARA UM SÓ PAÍS!



NÃO DÁ MAIS!
É MUITA ROUBALHEIRA PARA UM SÓ PAÍS!

Operações da Polícia Federal e Ministério Público em Rondônia e no país inteiro agora são por atacado? Parece exagero? Mas, quando 130 federais são mobilizados em duas grandes operações nacionais (e ambas com participação efetiva de rondonienses) num só dia, o que se pode dizer? Nesta quarta, primeiro foi desencadeada a Operação Choque, criativo nome para desvios na Eletronorte. Tem gente de Rondônia e pelo menos outros cinco Estados enrolada. Falcatruas, licitações direcionadas,NÃO DÁ MAIS! É MUITA ROUBALHEIRA PARA UM SÓ PAÍS! - Gente de Opinião lavagem de dinheiro e tudo o mais a que os corruptos brasileiros praticam, para enriquecer sem trabalhar... Horas depois, nova ação da PF.  Se na primeira o centro das investigações não era nosso Estado, mas Brasília, na segunda, a Operação Parasitas (denominação que cabe como uma luva), o centro da roubalheira foi a pequena Campo Novo de Rondônia. Isso mesmo. Foram denunciados suspeitos de formação de uma quadrilha que tinha tentáculos em Brasília e São Paulo. Envolvia também funcionários do Banco do Brasil. Foram desviados, num ano só, mais de 1 milhão de reais do Pronaf, um programa destinado à agricultura familiar, que virou quase uma mina de roubo para esses assaltantes do dinheiro público.

Estava demorando! Já fazia alguns dias que Rondônia não aparecia no noticiário nacional por causa de rolos. Agora, foi a vez da descoberta de dois esquemas (na Eletronorte e no Pronaf),  envolvendo quadrilhas com gente também de outros Estados.  Vários mandados judiciais foram expedidos. É muita sacanagem, é muita falcatrua, é muita sujeira! Todos os dias estoura um escândalo novo (quando não são dois ao mesmo tempo, como a quarta mostrou!), neste país da podridão, da indecência e da roubalheira. Desse jeito não vai ter cadeia que chegue para tanto corrupto e ladrão do dinheiro público. Vade retro!

 

BEBÊ A BORDO

Antes de mais uma ação d a PF também por aqui, recém tínhamos tido uma notícia muito positiva, envolvendo nossa Rondônia. Foi uma repercussão grande em todo o país, com direito a destaques no Jornal Nacional e no Jornal da Record, além de vários telejornais importantes, incluindo os daqui, o caso do parto ocorrido dentro de um avião do Corpo de Bombeiros. A jovem mãe, que corria o risco de perder o bebê, vinha de Guajará Mirim para Porto Velho, para ter o bebê na Capital. Não deu tempo. Um médico e uma enfermeira acompanhavam a jovem parturiente, que acabou dando a luz dentro da aeronave. A menina Alice nasceu prematura, mas ela e a mamãe passam bem.

 

NA COREIA

A Hidrelétrica Santo Antônio, participa, até esta sexta, do 7º Fórum Mundial da Água, o maior evento do planeta sobre o tema água e que está sendo realizado Daegu, na Coreia do Sul. O gerente de sustentabilidade da empresa, Guilherme Abbad, não só participou efetivamente do evento como também palestrou. Ele destacou, por exemplo,  as iniciativas que fizeram com que o empreendimento alcançasse o maior número de notas máximas na categoria Implantação, em avaliação realizada pela International Hydropower Association, entidade fundada com o suporte da UNESCO, que mede a sustentabilidade de empreendimentos hidrelétricos.

 

DOR DE CABEÇA

Em breve, Confúcio Moura pode anunciar mudanças em alguns setores importantes do governo. Uma deles, em que se ouve que há insatisfação do chefe, trocou de comando há poucos meses. Os resultados até agora considerados pífios e problemas de relacionamento podem levar à busca de novo chefe em uma área vital, daquelas onde há o maior número de servidores e de onde sairiam os motivos que estão dando dor de cabeça ao Governador. Claro que o assunto é daqueles só tratado da porta para dentro, mas os indícios de novas trocas, entre eles esta área nevrálgica, são cada vez mais fortes.

 

ENERGIA A 12 MIL

Uma conta de energia rural de 12.448,62 de uma pequena chácara, localizada na rua da Granjinha, bairro Planalto, foi entregue para um consumidor  que pagava entre 17 reais e, no máximo, 50 reais. O valor soma débitos de meses anteriores, desde que, sem qualquer alteração ou sequer aviso, o consumidor começou a pagar mais de dez vezes o valor máximo que gastava anteriormente. Não adiantaram as reclamações de que o relógio da Eletrobras (ex Ceron), está com defeito e girando como a velocidade de um Fórmula 1.  Esse é um dos rondonienses que acreditou que as coisas estavam melhorando na gestão da empresa, que é uma das campeãs de reclamação dos consumidores.

 

CORAÇÃO PETISTA

Mais um petista de carteirinha no Supremo. Depois do ministro Dias Tófilo, que advogou para o partido durante longo tempo, o novo indicado pela presidente Dilma Rousseff, o jurista e professor Luiz Edison Fachin, fez campanha aberta pelo partido e por Dilma, em sua primeira eleição. Com isso, o STF fica sem nenhuma figura, que possa balancear suas decisões, como o agora aposentado Joaquim Barbosa, considerado hoje um dos grandes inimigos do governo e do petismo. Fachin será outro a decidir também com os coração, que é do PT?

 

PERGUNTINHA

Quando virá um novo aumento dos combustíveis, para cobrir o buraco que a corrupção causou na Petrobras?

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tal qual uma árvore rara no meio do deserto, Amir Lando e sua rica história voltam para oxigenar nossa política

Tal qual uma árvore rara no meio do deserto, Amir Lando e sua rica história voltam para oxigenar nossa política

          Amir Lando quer voltar. Aos 80 anos, este personagem arraigado à nossa História, mais de 50 anos de Rondônia, desde que chegou para ser ad

Relação entre governador e seu vice não tem abalos até agora. E Sérgio Gonçalves reafirma que não tem plano B

Relação entre governador e seu vice não tem abalos até agora. E Sérgio Gonçalves reafirma que não tem plano B

          Um editorial do jornalista e apresentador Everton Leoni, no SICNews, programa que ele apresenta de segunda a sexta na SICTV/Rondônia, most

Manutenção da ponte de Candeias é feita para evitar repetição da tragédia de estreito

Manutenção da ponte de Candeias é feita para evitar repetição da tragédia de estreito

          Foi, claro que apenas para as autoridades, um acidente de percurso, mesmo com toda a comoção que causou. Até agora, ninguém foi responsabi

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa: há quem esteja protegido pelo tacão e há os pisoteados por ele

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa: há quem esteja protegido pelo tacão e há os pisoteados por ele

          O ministro Alexandre de Moraes não deu 72 horas para o Presidente Lula explicar o roubo de 6 bilhões e 300 milhões dos velhinhos aposentad

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)