Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

1ª sessão itinerante da ALE está agendada para dia 20


1ª sessão itinerante da ALE está agendada para dia 20 - Gente de Opinião

DESSE JEITO, O ZÉ AUGUSTO VAI

FAZER DO BRASIL UM PAÍS SÉRIO!

Tem um sujeito que anda querendo esculhambar com o jeito brasileiro de fazer política. Pois não é que o cara está demonstrando, na prática, o que só se ouve em discursos, durante a campanha? Não é possível uma coisa assim! Como suportar um político que, além de honesto com H maiúsculo, ainda cumpre suas promessas de campanha? E abre mão do direito de receber mais de 2 milhões e 300 mil reais em mordomias, durante seu mandato de quatro anos? Desse jeito não dá! A continuar assim, daqui a pouco vão aparecer outros como ele. E daí a gente corre o risco de ter um país sério, políticos com espírito público e que não se preocupam apenas consigo mesmos, com seus familiares e apaniguados. É bom que se decore o nome desse guerrilheiro extremista. Ele se chama José Antonio Reguffe (na foto aí em cima) e é do PDT. Exemplar único, ele, que proporcionalmente fez a maior votação individual para um deputado federal eleito no país, conseguiu convencer parte decente da população que é possível sim pensar antes no Brasil.

Pô, seu Zé Antonio! O que o senhor está querendo? Quer acabar com práticas centenárias de jeitinho, de levar vantagem em tudo, de criação de castas de milionários no meio de um povo pobretão como o brasileiro? Pois o Zé Antonio abriu mão de dois salários a mais por ano (a que os parlamentares têm direito, porque, é claro, eles mesmo criaram a lei para encher um pouco mais o bolso); reduziu de 25 para nove o número de seus assessores e não quer saber de aluguel nem passagens aéreas pagas com dinheiro público. Não é demais? Falando sério, agora: no Bloco do Eu Sozinho, o jovem deputado por Brasília é uma esperança para os brasileiros do bem. Se não for um novo Collor (e tudo leva a crer que não é), quem sabe no Zé Antonio não estará nossa esperança de um Brasil mais decente?

PORQUE AUMENTAR?

Mais uma vez os consumidores de Porto Velho foram pegos no contrapé por um aumento no preço da gasolina, sem qualquer motivo lógico. Há muitos anos os postos da Capital são suspeitos da prática de cartel, porque, com raríssimas exceções, praticam preços iguais ou muito próximos. Será que não é hora do Ministério Público entrar de sola nessa história?

NO INTERIOR

O presidente da Assembleia, deputado Valter Araújo, está mesmo mexendo com as estruturas do Poder. Tem atuando em várias frentes, liderado e participado ativamente de muitas ações e, a partir dos próximos dias, começa a levar o parlamento para o interior. A primeira sessão itinerante da ALE está agendada para o próximo dia 20, uma quarta-feira, em Cacoal.

DÍVIDA E BRIGA

A Prefeitura de Ariquemes e a Caerd continuam quebrando o pau. Não se entendem. A Prefeitura quer municipalizar os serviços de abastecimento de água e a Caerd, claro, não topa. Agora, a estatal denuncia que o município deve mais de 8 milhões de reais por água consumida e nunca paga. A crise ainda vai longe. E quem sofre, como sempre, é a comunidade.

ATREVIMENTO

Ah!, os grandes interesses internacionais no Brasil, que continuam querendo mandar na gente. Agora é a OEA que, em nome dos direitos humanos de “índios que vivem isolados”, exige que a hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, não seja construída. Atreveu-se até a mandar uma espécie de ultimato ao governo brasileiro.

REAGIU À ALTURA

Ainda bem que o governo da Presidente Dilma Rousseff reagiu à altura. Esses malandros, vivendo do dinheiro dos grandes conglomerados multinacionais, querem porque querem determinar nosso destino. Com tons respeitosos mas firmes, Dilma, com categoria, mandou essa gente praquele lugar que todos estão pensando.

TEM ROLO!

Por falar em intervenção de gente estranha ao Brasil, o senador Acir Gurgacz ouviu de pessoas ligadas à ABIN, que há sim a possibilidade de que estrangeiros tenham participado dos conflitos ocorridos no canteiro de obras de Jirau. Essa hipótese não pode ser esquecida. Eles são capazes de tudo para não perder a grana que vem de interesses multinacionais.

BOA NOVA

Neste final de semana, em que completa 100 dias de governo, Confúcio Moura deve anunciar aumento para o funcionalismo. Os índices não foram confirmados, apesar de muita especulação e não se sabe se eles serão aplicados igualmente para todas as categorias. Mas que vem uma graninha extra aí, vem mesmo!

GENTE NOBRE?

Há alguns meses, um lap top foi roubado dentro do conhecido conjunto em bairro nobre, de classe média alta da Capital. O dono do computador não se conformou e foi atrás. Descobriu que o aparelho fora levado de dentro do seu veículo por jovens que viviam na área. Todos de famílias abastadas. Por isso, até hoje não se compreende a ação.

MAIS UM

Na semana passada, outro jovem, quebrou o vidro da janela de um carro, no centro, e roubou um laptop. Azar dele que toda a ação foi filmada e ele acabou identificado. Outra vez surpresa: um jovem que não parece nada com um criminoso, foi pego com a boca na botija. Será que é a total impunidade que está levando também essa gente para o crime?

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

          Baseado em que princípio legal o governo Lula e seus aliados declararam guerra aos produtores rurais de Rondônia, como aliás o estão fazen

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

           No mercado, hoje, deixam de entrar na economia de Rondônia, equivalentes a 100 quilos de ouro que não é retirado. Isso  representa 740 mil

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

          Não terminou. Pelo contrário. Está pior em alguns bairros da cidade. Por isso, horas depois de um pronunciamento duro e contundente, feito

Em Rondônia, 64 pessoas somem entre cada 100 mil. O caso mais famoso é do professor que denunciou desvios na SEDUC

Em Rondônia, 64 pessoas somem entre cada 100 mil. O caso mais famoso é do professor que denunciou desvios na SEDUC

            Nesta semana, mais uma criança sumiu em Porto Velho. Infelizmente, foi encontrado seu corpo, afogado. Nesta terra de Rondon, aliás, o su

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)