Porto Velho (RO) quarta-feira, 16 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Sérgio Mello

ALMIR SURUI, LIDER INDÍGENA DO POVO PAITER, NO PAPO DE REDAÇÃO DESTA SEMANA


O líder indígena Almir Suruí é o entrevistado do jornalista Sérgio Mello no Papo News desta semana.  Premiado pela ONU com o título de “Herói da Floresta”, listado pela revista Fast Company como 53º colocado no ranking das 100pessoas mais criativas nos negócios em 211 e vencedor do Prêmio Direitos Humanos na categoria Garantia dos Direitos dos Povos Indígenas, Almir Suruí é o cacique do povo Paiter-Suruí, uma tribo que foi contatada pelos homens brancos em 1968, poucos anos antes do seu nascimento.ALMIR SURUI, LIDER INDÍGENA DO POVO PAITER, NO PAPO DE REDAÇÃO DESTA SEMANA - Gente de Opinião

Sua tribo habita a terra Indígena Sete de Setembro, situada na região de Cacoal, em Rondônia, que depois do contato com o homem branco, vem lutando bravamente para resistir às constantes ameaças advindas com o processo migratório deflagrado em Rondônia na década de 70, a corrupção e omissão das agencias do governo e da invasão não autorizada de pessoas inescrupulosas interessadas na exploração ilegal de suas riquezas florestais e minerais.

Na luta contra essas adversidades e tendo em vista a sobrevivência do seu povo, Almir Suruí tem mobilizado toda a sua criatividade e inteligência, atraindo o respeito e credibilidade internacional, atraindo parcerias de empresas nacionais e internacionais como a Natura e o Google.

Em sua entrevista ao Papo News, o líder indígena que detém o titulo de Doutor Honoris Causa em Rondônia, concedido pela Universidade Federal de Rondônia, discorre sobre a cultura e a religiosidade do seu povo, sua luta pelo desenvolvimento sustentável, seu casamento com uma mulher não índia, suas viagens internacionais a mais de trinta países, sua disposição de um dia disputar um cargo político, e outros temas relacionados à sua formação educacional e à cultura do seu povo.

Não perca. O Papo News com o cacique Almir Suruí é nesta sexta-feira, às 11:00 horas, na Record News, canal 58, com reapresentação no sábado, às 12:30 horas, na TV Candelária, canal 11, em transmissão via satélite para todo o estado. Apoio cultural da Santo Antônio Energia.

Fonte: Sérgio Mello
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Sérgio Mello

QUEIMAR MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS EM GARIMPOS ILEGAIS:   FICOU SÓ NA PROMESSA QUE ESSA EXCRESCÊNCIA ACABARIA?

QUEIMAR MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS EM GARIMPOS ILEGAIS: FICOU SÓ NA PROMESSA QUE ESSA EXCRESCÊNCIA ACABARIA?

“Quando eu for eleito Presidente, vai acabar esse negócio da polícia invadir os locais onde tem gente trabalhando e queimar máquinas, destruir equipam

SAUDADES DE SÉRGIO MELLO

SAUDADES DE SÉRGIO MELLO

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Sérgio mello simplicidade Fonte: Fernando luiz m