Quinta-feira, 16 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sandra Castiel

Mulher Madura


Mulher Madura - Gente de Opinião

Mulher madura, nos dias de hoje, tende a ser minimalista, diminuir a bagagem, viver com o que é essencial, enxugar os custos da vida. Então, desfaz-se de quase tudo que guardou ao longo dos anos. Considero isto tão moderno...Aliás, sei de muitos jovens, mulheres e homens, abraçando este conceito.

Não sou acumuladora, longe disso, mas confesso que guardo comigo algumas “preciosidades”, objetos que contêm uma história, um significado que me reporta à minha própria essência, à minha memória, ao ser humano que consigo ser.

Acho engraçado e me divirto com a postura de pessoas mais novas diante de uma mulher madura (sobretudo homens):  alguns não sabem como se dirigir a você, ou não conseguem manter um diálogo com você, como se houvesse um outro patamar, nesta mesma dimensão, próprio para pessoas que estão excluídas do cenário da vida e das relações humanas, como se o mundo real fosse prerrogativa delas, pessoas mais novas. Quanta tolice.

As marcas do tempo estarão no corpo de cada ser vivo que sobreviver, apesar das intempéries; olha que elas chegam para todos. Não aceitá-las é inútil.

Cheguei à maturidade de minha existência, como um livro atual, com imagens, cores e sons, um livro cheio de histórias vividas: juventude, amores, família, casa cheia de amigos, loucuras, risos e lágrimas. E o mais importante, alimento em mim um contentamento reconfortante pela mulher que me tornei depois de um longo aprendizado.

Não tenho uma vida certinha e perfeita: há vazios em mim, há lacunas em mim, mas há abundância de reflexões, pensamentos, observações, diálogos com minha própria alma e amor à vida, amor à natureza, amor aos animais e ao modo simples e alegre como vivem.

 

Sou uma mulher madura e de vez em quando penso em me tornar minimalista: se isto acontecer, o minimalismo será apenas no exterior, porque no interior... Casa cheia e muito movimento!      

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Paixão Literária

Paixão Literária

Na juventude, tive uma paixão devastadora por um escritor bastante conhecido no universo das letras. Jamais havia sentido pelos namoradinhos da époc

CONTINHOS MARGINAIS IV - BABA DE MOÇA

CONTINHOS MARGINAIS IV - BABA DE MOÇA

Ele a conhecia de vista. Moravam no mesmo bairro, passavam pelos mesmos lugares, todas as manhãs. Ela há muito estava de olho nele: alto, olhos clar

Literatura: escritores e estilos

Literatura: escritores e estilos

I    “Espero que não a tenha perturbado, madame. A senhora não estava dormindo, estava? Mas acabei de dar o chá para minha patroa, e sobrou uma xíca

Continhos marginais II - O terremoto e as flores

Continhos marginais II - O terremoto e as flores

Empresária e rica, sua casa era uma alegria só: vivia entre filhos jovens, entre amigos e amores (estes, um de cada vez, enquanto durasse a paixão).

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)