Porto Velho (RO) quinta-feira, 16 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Sandra Castiel

BRASIL: OS POLÍTICOS TRAFICANTES DE VIDAS! Por Sandra Castiel


O movimento legítimo dos caminhoneiros levou-me à reflexão sobre a situação do meu país, do nosso país, do país de nossos filhos e netos. Ponho-me a pensar no panorama político, econômico e social do Brasil. Aqui em Rondônia, ainda somos “privilegiados” porque não somos surpreendidos com o som dos tiroteios, tiroteios intermináveis!

A guerra contra os traficantes de drogas nas grandes cidades ultrapassou todas as fronteiras! Os índices de mortalidade dos policiais mortos no Rio de Janeiro só este ano revelam uma triste realidade: O estado perdeu! (Como dizem os bandidos). A violência urbana há muito rompeu os limites das cidades: sítios,  chácaras e motoristas nas estradas são assaltados com frequência. Uma questão nos perturba em busca de uma justificativa coerente: como as coisas chegaram a este ponto?

 Sabemos que o caos não se restringe à proliferação de bandidos e suas armas pesadas; não se restringe ao fato de que é perigoso andar nas ruas de quaisquer cidades brasileiras: moleques matam por um celular, por um par de tênis, ou simplesmente por nada, só pelo prazer de matar, afinal frequentaram a escola do crime, já que as nossas escolas há muito perderam a qualidade: professores são espancados e esfaqueados em sala de aula, isto já faz parte da realidade brasileira. Assim como faz parte desta realidade a precariedade da saúde pública, a falência do SUS, os postos e UPAS sem medicamentos, pessoas entulhadas como bichos nos corredores dos hospitais públicos, perdendo a vida sem atendimento: os médicos não fazem milagres, os professores não fazem milagres!

Este estado de coisas vem se desenvolvendo há anos e ninguém faz nada! O povo brasileiro, conformista, paga mais pelo gás de cozinha, paga mais pelo combustível, paga mais pela energia, paga mais pelos alimentos, paga mais pelos planos de saúde (isso quando consegue manter um plano de saúde).

E aí eu me pergunto: Onde estavam, esse tempo todo, nossos representantes, eleitos democraticamente, para lutar por nossa qualidade de vida? Para lutar pela nossa saúde, pela educação de nossos filhos e netos, para lutar pela nossa segurança, para lutar pelo transporte urbano? Para lutar por moradia digna para os mais pobres? Para lutar por estradas transitáveis? Para lutar, enfim, por mais dignidade à vida de quem os elegeu? À esta altura dos acontecimentos, acredito que todos nós brasileiros sabemos responder esta questão: os políticos estavam ocupadíssimos a fazer conchavos, alianças, amizades para troca de favores pessoais, é claro; isso nos intervalos de viagens caríssimas mundo afora, Europa, Ásia, paraísos fiscais e coisas assim... No meu entendimento, os políticos quebraram as instituições, quebraram o país! E vêm agindo assim, há anos! Partidos podres que indicavam e nomeavam para empresas como a Petrobrás ladrões peritos na prática de fraudes e repasses de milhões (e bilhões) de reais para engordar os caixas criminosos desses partidos que fedem como cadáveres em nossa sala de estar.

Temos um presidente da república desmoralizado, um presidente, cujo assessor mais próximo foi flagrado conduzindo uma mala de 500 mil reais (ora, para quem seria a mala?) Bagatela para quem já recebeu muito mais! O presidente vive cercado de acusados de roubar os cofres públicos, e isso parece não o incomodar, afinal, são décadas de impunidade. E todos são “inocentes”! Um presidente que é raposa velha de uma política nefasta, dirigente de uma classe que trafica a vida do povo brasileiro, entregando-a à própria sorte, quando saqueia nossas riquezas, em troca de enriquecimento e manutenção no poder dessa categoria que é a maior vergonha nacional.

Como cidadã, não me sinto e nem quero mais ser representada por esse modelo repugnante de política! Viva os caminhoneiros! Esfregaram na cara da nação o que o povo não queria ver: os políticos faliram o pais! Traficaram nossas riquezas! E continuam fazendo campanhas políticas com nossas parcas reservas, nosso dinheiro, o dinheiro do trabalhador brasileiro! A cúpula empodrecida está de mãos atadas para negociar porque o estado está falido! O que será de nós?

Que Deus volva seu olhar para nosso povo e nosso país!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Sandra Castiel

A DEMOCRACIA E O VOTO - Por Sandra Castiel

A DEMOCRACIA E O VOTO - Por Sandra Castiel

O mundo podre dos bastidores da política que nos foi revelado em passado recente causa perplexidade

JARDIM - Por Sandra Castiel

JARDIM - Por Sandra Castiel

JARDIM Com a alma devastada pela dor e os olhos rasos d’água, decidiu plantar um punhado das cinzas do amado, que guardara amorosamente em seu qu

Dia Internacional da Mulher; um recado aos homens - Por Sandra Castiel

Dia Internacional da Mulher; um recado aos homens - Por Sandra Castiel

Bom Dia a todos os amigos! Hoje, Dia Internacional da Mulher, hora de mandar um recado aos homens: Se você quer agradar sua mulher (seja namorada ou c

AOS AMIGOS DE DILSON MACHADO FERNANDES - Por Sandra Castiel

AOS AMIGOS DE DILSON MACHADO FERNANDES - Por Sandra Castiel

            AOS AMIGOS DE DILSON MACHADO FERNANDES Aos nossos amigos de Rondônia, antigos e recentes, deixo registrada aqui minha dor e a dor de meu f