Porto Velho (RO) domingo, 27 de maio de 2018
×
Gente de Opinião

Rosinaldo Machado

Teixeirão: de Manaus para Rondônia via Brasilia - Por Rosinaldo Machado, contando a história em fotos!


 Teixeirão: de Manaus para Rondônia via Brasilia - Por Rosinaldo Machado, contando a história em fotos! - Gente de Opinião
           Passagem de Governo - Humberto Guedes - Jorge Teixeira - 1979

Em meados de março de 1979, o então prefeito de Manaus, Cel. Jorge Teixeira de Oliveira reuniu em seu gabinete todo o seu secretariado e o pessoal de sua confiança e disse que em breve haveria uma profunda mudança na vida de todos eles. Ficou aquele momento uma grande desconfiança e uma enorme interrogação em todos que participavam da reunião.

Todos saíram do gabinete, menos o seu Secretário Municipal de Planejamento, conselheiro e eterno amigo José Renato da Frota Uchoa.

Passaram -se mais de 2 horas e os dois trancados e não entrava nem água e muito menos o famoso cafezinho do prefeito. E todo mundo curioso.

Zé Renato saiu e em sua sempre calma e frieza não disse uma palavra cobre o que foi conversado. Só chamou o Chefe de Gabinete e pediu uma passagem de ida e volta à Brasilia para o Cel Jorge Teixeira, que embarcou no mesmo dia.

Passou todo o fim de semana e o pessoal preocupado com as palavras do prefeito, pois ninguém estava entendendo nada e o Zé Renato não se abria com ninguém e muito menos dava uma dica do que estava ocorrendo.

Na segunda feira seguinte, o prefeito Jorge Teixeira, chegou de Brasilia e foi direto para a prefeitura com aquele seu velho e conhecido sorriso enigmático e reunião todo o secretariado e sem meias palavras foi anunciando: " Fui exonerado da prefeitura de Manaus e o Presidente Figueiredo me deu uma nova missão; transformar o Território de Rondônia em Estado". E completou: Vou exonerar todos vocês e se não quiserem ficar desempregados, venham comigo; e vieram.

No dia dia 11 de março de 1979, deixou Manaus e no aeroporto Eduardo Gomes, a população manauara fez uma apoteótica despedida e o Cel Jorge Teixeira de Oliveira, não resistiu e veio as lágrimas. Sempre acompanhado de sua eterna esposa e companheira Aída Fibgier Oliveira, embarcou para Brasilia.

Gente de Opinião
Chegada do cel. Teixeira a Rondonia. gov. Guedes e Lucio Albuquerque e Josias Macedo.

No inicio de abril, veio conhecer oficialmente Rondônia e foi recepcionado no aeroporto pelo então governador Humberto Guedes, e os jornalistas Lucio Albuquerque e Josias Macedo e no dia 10 de abril tomou posse como governador do Território Federal de Rondônia.

Fonte: Rosinaldo Machado


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Rosinaldo Machado

31 ANOS SEM O TEIXEIRÃO - Por Rosinaldo Machado, contando a história em fotos!

31 ANOS SEM O TEIXEIRÃO - Por Rosinaldo Machado, contando a história em fotos!

Passou despercebida a data de hoje, pelos historiadores de Rondônia; fazem exatamente 31 anos da passagem por esta vida do saudoso, lendário e desbrav

Dílson Machado com o então governador Oswaldo Piana

Dílson Machado com o então governador Oswaldo Piana

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Dílson Machado com o então governador Oswaldo Piana Foto: Rosinaldo Machado (adsbygoogle = window.a

Mais um grande carnavalesco vai embora - Por Rosinaldo Machado

Mais um grande carnavalesco vai embora - Por Rosinaldo Machado

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}